Opinião para desenvolvimento

Caros:

Estou com o seguinte problema, precisando de ideias de quais ferramentas utilizar:

Temos um sistema desktop que precisamos migrar para ambiente web. O que pretendemos como resultado final? Que o sistema, ao final:

1. rode a parte do servidor em qualquer plataforma (windows, linux, mac, etc…)
  2. rode a parte do cliente em qualquer device (desktop com linux/windows/mac, devices com ios/android)

Aí vem as perguntas…

. qual linguagem utilizar?
. existem ferramentas rad para essa linguagem, para melhorar a velocidade do desenvolvimento? Vou dar um exemplo - ferramenta scriptcase para php.

Com relação ao banco de dados:

. Precisaremos de um banco de dados que permita compartilhar informações entre diferentes devices. Vou citar o caso do DropBox, por exemplo. Quando eu estou no meu PC e copio um arquivo, basta ir no meu celular e o mesmo já estará disponível. Qual tecnologia/modo de desenvolvimento permite esse tipo
de recurso?
. Qual banco de dados possui uma boa ferramenta de replicação de base de dados? Hoje, utilizamos o mysql mas o mesmo possui poucos recursos de replicação entre diferentes bases (o recurso master/slave do mesmo não nos atende…)

Qualquer ideia é só postar que eu faça um trabalho de pesquisa aqui!

Um Sistema Web com Java + AngularJS + MySQL + JSON ficaria legal para resolver essa questão usando JSON vocês podem migrar o sistema para qualquer plataforma como criar um App pro sistema e pegar os dados atráves de JSON de qualquer sistema é a melhor forma atualmente que eu acho, mais também vocês podem criar o Sistema totalmente Web mais com suporte para celulares assim é feito um Sistema só mais que possa ser aberto em vários tipo de telas sendo responsivo.

1 curtida

No caso do banco, PostgreSQL é uma ótima alternativa ao MySQL.

Pensando em um sistema totalmente web, com suporte para celulares, responsividade… o que você acha mais mais indicado para essa finalidade?

Então é o que eu falei mesmo, vai atender 100% essa questão. e como o amigo ali falou pode usar o PostgreSQL que tem mais opções que o MySQL.

1 curtida

No seu caso você não precisa de um banco de dados especial para esta tarefa.
MySQL ou PostgresSQL atendem a sua demanda.

O que você precisa fazer é criar uma API REST servindo JSON para outras aplicações. Essa API REST você pode usar:

• Java com ferramentas por exemplo: Spring Boot, Spring Roo, Grails etc

• Ruby com o Framework Ruby on Rails

• PHP com frameworks como CakePHP ou ferramentas como o ScriptCase (como citado)

• Python e um dos seus frameworks (não sei citá-los por falta de conhecimento)

Para o cliente, você pode criar um programa web em HTML + Javascript podendo utilizar Frameworks como JQuery, AngularJS etc.

A partir daí fica fácil criar aplicações mobile usando o PhoneGap com a aplicação cliente web citada acima.

A decisão das tecnologias vai depender do seu conhecimento e do conhecimento da sua equipe de desenvolvimento.