Opinem: Sistema de avaliação: Agora funcionando perfeitamente na porta 80!

Qualquer tipo de censura baseado em nota não tem qualquer cabimento. Acho que o pessoal está perdendo um pouco o foco, discutingo funcionalidades mirabolantes que não vem ao caso agora. Let’s keep it simple, ainda mais no início…

São duas bases e sistemas separados, então fica complicado saber se o Taz do GUJ é o mesmo Taz do Sistema de Notas. Se algum dia essa funcionalidade for implementada dentro do JForum então não teremos esse problema.

Excelente dica! De novo, mesmo problema acima. Eu até poderia tentar ler o perfil do cara logado e não exibir os links, mas isso seria facilmente burlável.

Resumindo minha opinião sobre isso:

:arrow: Acho que um sistema de avaliação só tem a agregar ao GUJ visto que será um incentivo as pessoas responderem com mais qualidade, e até mesmo responderem.

:arrow: As vezes eu gasto um bom tempo (e neurônios) respondendo uma mensagem e recebo ZERO de feedback. Não sei se o cara leu, se gostou, se faz sentido o que eu falei, se as pessoas concordaram ou descordaram, e por aí vai. Desamina bastante…

:arrow: Uma funcionalidade interessantíssima que o meu sistema não implementa é o autor do post poder escolher a melhor resposta, no mesmo estilo do Yahoo! Respostas. Teria que ser possível tb trocar de resposta, isto é, se depois aparece outro cara dando uma resposta melhor ainda eu posso trocar a melhor resposta.

Concluindo:

:arrow: A diretoria do GUJ poderia avaliar isso. Com certeza seria uma funcionalidade bastante interessante para o JForum, nem que fosse opcional. Me disponho a ajudar com a orientação do Rafael a implementar isso no JForum.

Não. Tópicos bons são muito visitados, ou seja, vc pode veirificar pela quantidade de visitas. Posts bons são mais difíceis de serem encontrados.

Reconheço que não se pode generalizar da forma como o fiz. Talvez os moderadores ( ou outras pessoas que freqüentaram o GUJ na época - eu estava ausente ) pudessem enumerar o que não deu certo e o porquê.

[quote=Taz]
Não. Tópicos bons são muito visitados, ou seja, vc pode veirificar pela quantidade de visitas. Posts bons são mais difíceis de serem encontrados.[/quote]

Eu discordo. Pode até ser que “no geral” seja assim. Mas, por exemplo, um tópico sobre um assunto que não interesse a maioria não teria muitas visitas, mesmo que ele seja considerado bom (seu conteúdo).

De qualquer forma, isso tudo foi viagem minha, realmente eu comecei a falar de coisas que não tem haver o assunto do tópico.

Pessoal, tem um outro fórum que frequento que tem um botãozinho em cada post escrito “AGRADECER”.

Aí, no perfil do usuário, fica lá… “siclano foi agradecido 3 vezes”. Aí você pode dar uma busca por mensagens mais agradecidas, etc.

Acho que uma coisa similar, talvez um pouco mais avançada pode ser legal.

Saoj, não tô desmerecendo sua ferramenta não… achei ela hiper legal e a sua iniciativa é muito bacana… muito pelo contrário, tô tentando dar uma sugestão…

Classificação de informações para fácil e organizado acesso posterior é uma coisa extremamente necessária hoje, principalmente num fórum que as fontes são inúmeras…

Eu realmente não me importo de alguém criticar ou elogiar uma mensagem minha mas acho que muita gente prefere só a possibilidade do elogio.

Uma mensagem não elogiada não é ruim… mas também não é boa… sacou?

Fica aí como sugestão…

Parabéns a todos.

E se vc obrigasse a estar logado só para fazer o cadastro? Poderia pegar o mesmo nome de usuário que aparece na página do GUJ.

[quote=sergiotaborda]

Por fim as estatísticas deveria ser abertas de forma que qualquer um possa executar uma pesquisa em cima dos dados. [/quote]

:idea: Usuários anônimos não devem participar dessa estatística ou mesmo ter acesso ao tal sistema de avaliação , não e nem deveriam ser considerados usuários pois não prezam alguma personalidades, são anônimos por si só.

[quote=Marcio Duran][quote=sergiotaborda]

Por fim as estatísticas deveria ser abertas de forma que qualquer um possa executar uma pesquisa em cima dos dados. [/quote]

:idea: Usuários anônimos não devem participar dessa estatística ou mesmo ter acesso ao tal sistema de avaliação , não e nem deveriam ser considerados usuários pois não prezam alguma personalidades, são anônimos por si só.[/quote]

Leia bem - PESQUISA.

E Márcio, acho que voce deve ter tempo e vontade disponiveis para ajudar na implementação de todas as suas idéias, certo?

PS: Se forem interessantes.

Julgar algo em Fórum, isso eu quero ver mesmo como vai ser, acho que muitas idéais aqui já estão sendo questionadas, vamos ver o que vai ser até esse tópico chegar em suas conclusões finais.

[quote=Taz][quote=saoj]

São duas bases e sistemas separados, então fica complicado saber se o Taz do GUJ é o mesmo Taz do Sistema de Notas. Se algum dia essa funcionalidade for implementada dentro do JForum então não teremos esse problema.

[/quote]

E se vc obrigasse a estar logado só para fazer o cadastro? Poderia pegar o mesmo nome de usuário que aparece na página do GUJ.[/quote]

Mas isso seria burlável porque bastaria o cara fazer a chamada http com um outro username. Só há uma maneira de saber se ele é ele mesmo, fazendo autenticação. E como são dois sistemas distintos precisa fazer autenticação duas vezes, pelo menos para a avaliação.

Pra mim, teria valor avaliar o tópico. Avaliar pessoas num faz muito sentido. O que é ruim para uns, é bom para outros.
Imagina, o cara responde, pesquisa no Google. Vc é iniciante, acha isso detestável, vai achar mal educado da parte dele, embora fórum seja assim mesmo.
Mas na verdade o cara está dizendo a coisa mais certa do mundo, se pesquisar, vai se tornar independente de esperar uma resposta.
Do contrário, o iniciante vai meter uma nota baixa, pq pra ele, vc num disse nada.
Agora, pra um user mais avançado, meias palavras bastam.
Acredito que seja por isso que o Karma foi extinto do GUJ.
Não adianta vc ser bonzinho pra ter bom “karma”, dá a mão, querem seu braço, dá o braço, vão querer tudo. Daqui a pouco MSN, Talk, Skype, só pra tirar dúvidas. E detalhe, tem gente que acha que é imediato. Vem um e diz que num é assim, toma, leva uma pontuação baixa. Ou seja, vai sempre ser mal avaliado quem quer dar ajuda nas perguntas mais “inteligentes”.
É minha opinião. E num tenho medo de tirar 1, 0 pelo que disse.

[quote=saoj]
Mas isso seria burlável porque bastaria o cara fazer a chamada http com um outro username. Só há uma maneira de saber se ele é ele mesmo, fazendo autenticação. E como são dois sistemas distintos precisa fazer autenticação duas vezes, pelo menos para a avaliação.[/quote]

Ainda assim, mesmo poderia usar Ips aleatórios, fora usuário Ghost

[quote=saoj][quote=Taz][quote=saoj]

[/quote]

E se vc obrigasse a estar logado só para fazer o cadastro? Poderia pegar o mesmo nome de usuário que aparece na página do GUJ.[/quote]

Mas isso seria burlável porque bastaria o cara fazer a chamada http com um outro username. Só há uma maneira de saber se ele é ele mesmo, fazendo autenticação. E como são dois sistemas distintos precisa fazer autenticação duas vezes, pelo menos para a avaliação.[/quote]

A questão não é se é burlável , isto todos os sistemas são. A questão é quão difícil é burlar.
Convenhamos que simular um HTTP é mais difícil que “fazer nada”.

Entenda que o nível de segurança da sua aplicação é diretamente proporcional à confiança nela porque o valor da aplicação está ligado às condições em que os dados foram levantados. O que adianta recolher estatísticas se o nível de confiança é 10% ? não seria melhor se fosse 90% ?

[quote=sergiotaborda][quote=saoj][quote=Taz][quote=saoj]

[/quote]

A questão não é se é burlável , isto todos os sistemas são. A questão é quão difícil é burlar.
Convenhamos que simular um HTTP é mais difícil que “fazer nada”.

Entenda que o nível de segurança da sua aplicação é diretamente proporcional à confiança nela porque o valor da aplicação está ligado às condições em que os dados foram levantados. O que adianta recolher estatísticas se o nível de confiança é 10% ? não seria melhor se fosse 90% ?

[/quote]

Acho que vcs não entenderam que o sistema não possui qualquer tipo de integração com o GUJ e devido a isso são necessárias duas autenticações distintas, sendo que uma não tem nada haver com a outra. Se eu estivesse dentro da base de usuários do GUJ, se eu fosse o JForum, não haveria qualquer problema. Acho que o pessoal não entendeu o que é GreaseMonkey.

E sim, um sistema pode ser 99.99% não-burlável. O 0.01% fica sendo a possibilidade de alguém roubar sua senha.

Seria legal fazer um teste do sistema, avaliando alguma mensagem… Vejo que muitas pessoas que estão opinando nem se quer se deram ao trabalho de experimentar: http://pkx.mentaframework.org/Review.stats.mtw

Bom, o sistema está no ar e as idéias foram colocadas em pauta. Se as pessoas usarem, o que parece que vai ser difícil, já seria uma bela experiência. Fora isso cabe a diretoria do GUJ e aos desenvolvedores do JForum avaliarem a possibilidade de implementar algo parecido numa versão futura. Qualquer coisa além disso está fora do meu círculo de influência…

E qual problema esse sistema se propoe a resolver?

Que tal possibilitar a avaliação dos posts do GUJ, prover diversas estatísticas, histórico de notas e ranking? Não entendi a pergunta…

Vejo por aqui que vc não se cadastrou nem fez qualquer avaliação de nenhum post. Assim fica difícil entender o sistema…

Que tal possibilitar a avaliação dos posts do GUJ, prover diversas estatísticas, histórico de notas e ranking? Não entendi a pergunta…

Vejo por aqui que vc não se cadastrou nem fez qualquer avaliação de nenhum post. Assim fica difícil entender o sistema…

[/quote]

O sistema anterior foi desativado por que causava algum tipo de situacao indesejavel. Como o novo sistema resolve o problema original?

Eu quero dizer em relacao ao problema do guj… considerando que vc gostaria que fosse integrado ao jforum.

Não foi desativado, foi apenas migrado para um servidor profissional. Antes estava num servidor de desenvolvimento na porta 8080 que é bloqueada por algumas redes corporativas.

Não há nada que se possa fazer em relação a isso, mas isso não tira a credibilidade do sistema.

Mas e aí, porque vc não se cadastra e vê na prática como funciona?

“Notas aos meus pensamentos”

[quote=Marcio Duran]“Notas aos meus pensamentos”

[/quote]

Se não me engano isso é Dali. Tenho um artbook dele que se não me engano tem essa obra. Interessante p caramba. (finalmente, talvez, concordamos em algo).

Galera, vamos com calma. É uma idéia nova, não comecem a cobrar três mil resoluções por segundo porque nenhum sistema cresce do nada (nos mais que ninguem sabemos disso) assim como isso é coisa de “gerente”.

Ao meu ver, acho que o importante seria o saoj divulgar o source ou até mesmo aceitar parcerias, ou alguém se oferecer pra ajudar. Tem alguns tópicos aqui que se voces forem ver tem um quê de ofensa a idéia em si ou até mesmo as metodologias. Então que tal quem tiver tempo disponivel ajudar o negócio a crescer?