Buscando independência e um maior alinhamento com as necessidades das pessoas e instituições que usam o aplicativo, a comunidade de voluntários que desenvolve e promove o OpenOffice.org, criou uma fundação independente chamada ‘The Document Foundation’ (TDF).
A Fundação escolheu a marca LibreOffice, internacionalmente, como uma alternativa ao OpenOffice.org e vai coordenar e supervisionar o desenvolvimento do software.
[quote=Fabio “Kym” Nascimento][quote=Luiz Aguiar]Pra MIM esse é um projeto morto e sem futuro, INFELIZMENTE!
[]s[/quote]
Ta doido? Qual alternativa ao Office da Microsoft voce usa?
No meu trampo economizamos milhares de reais em licensas graças ao OpenOffice (Todo software é legalizado la).[/quote]
Google Docs para textos e planilhas e o Keynote da Apple para apresentações (uso tbm o Google).
São raros os casos mesmo em empresas que se precisa mais do que o Google Docs oferece, e com o Google Apps, poder ter documentos compartilhados e editados por várias pessoas é uma necessidade muito real hoje nas empresas.
Mas o fato é que o projeto em si do OpenOffice vem capenga já tem uns 2 anos, alguns dos que sairam do projeto falavam muito sobre o estado de “bagunça” que se encontra o código e que precisaria quase que começar novamente, por isso a grande dificuldade em performance e adição de grandes novas funcionalidades que o projeto tem.
Mas tomara sim que continue, é sempre bom ter opções, se forem gratuitas e de boa qualidade, melhor ainda.
Isto do OpenOffice vai se tornar cada vez mais obsoleto mesmo… e “infelismente”??? Talvez :twisted:
Por exemplo nas distribuições Linux onde o OpenOffice em teoria domina, as distribuições mais recentes baseadas em cloud usam o Google Docs, além dos dispositivos Andoid. (Para quem tem netbooks e afins vale a pena conferir: http://www.jolicloud.com/)
O argumento de não ter acesso a internet é cada vez menos válido… pois hoje em dia n ter boa internet é como n ter eletricidade! Se não tem internet e não tem eletricidade o computador n serve para nada
É claro que a eletricidade chega aos confins da terra mais rápido que a internet (depende :P), mas nestes casos o OpenOffice sempre terá mercado. Des que se aguentem e continuem ativos já é uma vitória louvável, já os louros não sei.
[quote=Luiz Aguiar]Pra MIM esse é um projeto morto e sem futuro, INFELIZMENTE!
[]s[/quote]
Morrer não morre até porque existe uma organização independente. Várias impresas atuam por detraz do OpenOffice. Oracle é apenas uma delas, mas a que detém o nome Open Office. Vai ser bem melhor não depender da Oracle.
E quando o Google começar a cobrar pelos serviços quando eles acharem que todo mundo depende deles? o que acontece? fora que você depende de internet para utilizar o Google docs, acho que todos sabem que o futuro da nuvem é tudo ser cobrado.
Se o Microsoft Word é ate agora o mais usado… Desde os pequenos lugares as corporações… por que o OpenOffice seria morto? a aplicação que é realmente de graça, que nunca vão te cobrar e que te oferece os recursos de edição de texto,planilhas.
Se a Internet parar eu utilizo o Google Gears, trabalho normalmente e quando ela voltar, sem nem eu perceber a sincronização é realizada!
Faz algum tempo eu já utilizo o Docs para trabalhos pessoais e tenho que dizer que é ótimo.
Ahh… e tem mais, se você for a fundo na documentação do Docs você encontra trechos levando a documentação do OO. Seria pq o Docs utiliza em suas entranhas código do OO?
Se a Internet parar eu utilizo o Google Gears, trabalho normalmente e quando ela voltar, sem nem eu perceber a sincronização é realizada!
Faz algum tempo eu já utilizo o Docs para trabalhos pessoais e tenho que dizer que é ótimo.
Ahh… e tem mais, se você for a fundo na documentação do Docs você encontra trechos levando a documentação do OO. Seria pq o Docs utiliza em suas entranhas código do OO?[/quote]
??
Podemos usar qualquer um, desde que funcione offline, ok? Não precisa necessáriamente ser Open Office, mas precisa suprir as nossas necessidades.
E quando o Google começar a cobrar pelos serviços quando eles acharem que todo mundo depende deles? o que acontece? fora que você depende de internet para utilizar o Google docs, acho que todos sabem que o futuro da nuvem é tudo ser cobrado.
Se o Microsoft Word é ate agora o mais usado… Desde os pequenos lugares as corporações… por que o OpenOffice seria morto? a aplicação que é realmente de graça, que nunca vão te cobrar e que te oferece os recursos de edição de texto,planilhas.
[/quote]
O google ja cobra pelo Google Docs e tambem pelo GMail, se informe antes de falar algo…e cloud nao é so billing ¬¬, agora se esta se referindo a pirataria isso sim a cloud vai alterar esse ramo paralelo, essa historia de teoria da conspiracao é coisa de gnt sem nocao
Cara estou falando daqui a alguns anos… eles podem simplesmente suspender o serviço gratis… . como o google wave… ou seja voce fica a merce… e por exemplo o banco do brasil quantos documentos acha que eles não tem? uma grande dependencia neh? aqui nas agencias que conheço é linux e openoffice etc…
realmente não sei se vai acontecer… mais é uma possibilidade real suspenderem os serviços grátis um dia e so existirem pagos… a própria Oracle podia ter feito isso… com openOffice a diferença é que não é na nuvem então o serviço não é cortado que nen uma conta de luz, veja o exemplo do open solaris simplesmente ja era… e tantas outras coisas… é só dar na telha dos caras que o docs vira pago para todos.
O google tendo as coisas abertas facilitam muito a utilização, e para quem usa muito a partir de certo nível, q tem um peso maior na infraestrutura deles tem q pagar.
Aqui esta o lado comercial do GMail e GDocs:
Conheço muitas empresas q utilizam isto. Eu mesmo utilizao nos meus domínios a versão gratuita que dá para X contas e algumas limitações mas que servem perfeitamente para uma empresa de pequeno e médio porte.
A minha questão com o OpenOffice é que eu até gosto e já utilizei muito, hoje em dia n vejo razão mesmo para usar comparado com o GDocs pois não faça nada de tão complexo.
Na maioria das empresas também n fazem nada de tão complexo que n de para fazer com o GDocs, e fora a parte dos Forms que fica fácil fazer uns formulários para enviar para os clientes e carregar os dados em uma spreadsheet.
Onde eu conheço que não dá para o GDocs é na Contabilidade e nos Bancos que em modo geral usam recursos muito avançados do Excel e que na boa para isto o OpenOffice esta anos luz. A grande dependência é o Excel que tem muitos defeitos mas os usuários que precisam de calculos avançados e de criar funções e macros e por ai fora conseguem resolver e acaba por ser uma ferramente e tanto. E nestes casos o Excel é insubstituível (infelizmente).
Portanto se é algo simples o OpenOffice dá, mas também dá o GDocs que acho mais vantagioso, pela mobilidade, varias pessoas mexendo no mesmo arquivo em simultâneo, etc.
Para coisas mais avançadas como no caso do Excel no OpenOffice também n dá, e o usuário fica preso ao Excel na mesma.
E o argumento da internet para mim n é válido, depende muito da região… mas se n ter internet… também vai ser complicado fazer o download do OpenOffice e via viver com uma versão ultrapassada :twisted:
E a fatia do mercado que utiliza office e q n tem internet deve ser muito muito muito reduzida.
Deixando bem claro que não escolho um serviço apenas por ele sem gratis ou não, e dentre os vários preços do MS Office, alguns eu acho muito válido sim comprar se houver a necessidade, não tem como negar que o OO é bem inferior a ele, pra quem não tem a necessidade pode usar o OO, KOffice, GDocs, etc.
Cara estou falando daqui a alguns anos… eles podem simplesmente suspender o serviço gratis… . como o google wave… ou seja voce fica a merce… e por exemplo o banco do brasil quantos documentos acha que eles não tem? uma grande dependencia neh? aqui nas agencias que conheço é linux e openoffice etc…
realmente não sei se vai acontecer… mais é uma possibilidade real suspenderem os serviços grátis um dia e so existirem pagos… a própria Oracle podia ter feito isso… com openOffice a diferença é que não é na nuvem então o serviço não é cortado que nen uma conta de luz, veja o exemplo do open solaris simplesmente ja era… e tantas outras coisas… é só dar na telha dos caras que o docs vira pago para todos.[/quote]
Se eu tivesse documentos vitais nunca apostaria em serviços grátis para mantê-los.