Opções arquiteturais para "sessão" compartilhada entre Session Beans

Galera, é o seguinte tenho um cenário que envolve um estrutura de sistema WEB + EJB, e necessito dentro dos meus metodos nos EJB’s, de um objeto que terei que colocar em algum tipo de “sessão” para que eu possa recuperar esse objeto nos meus EJB’s, pois os resultados de processamento das minhas regras dependem desse objeto. Seria uma espécie de SessionContext, porém não irei guardar o usuario logado ou suas roles como o SessionContext já faz com o JAAS, esse objeto é mais complexo. Gostaria de sugestões arquiteturais para tratar este caso, pensei em algumas porém não gostei de nenhuma.

1. Manter a estrutura e mandar o objeto como parâmetro;
  2. Manter a estrutura, colocar em um Stateful Session Bean meu objeto e mandar a referência por parâmetro;
  3. Guardar em uma base de dados.

Os dois primeiros pontos, acredito que geraria overhead e não ficaria tão legal eu ficar trafegando isso junto com meus objetos de negócio, e o terceiro acredito que não ficaria tão legal eu ficar acessando base toda hora, seria melhor manter em memória.

Alguem tem alguma sugestão?

ja pensou em usar escopo de conversação ? vc pode jogar uma comversação dentro de outra e dentro de uma sessão e tal…