Oportunidade de capacitação profissional em Salvador.
“O OFICINA DO FUTURO é uma parceria que visa a capacitação profissional de pessoas de nível médio e superior na área de sistemas da informação, de forma a prepará-las para aproveitar as oportunidades identificadas no posicionamento estratégico do Brasil no cenário tecnológico mundial”.
Através da parceria entre o SENAI, IBM e a Solectron é feita a capacitação completa em:
Linux
Java
Mainframe
Só para se ter uma idéia, o curso de Java contempla desde módulos básicos (Lógica de programação, Conceitos de OO, etc) até as práticas de desenvolvimento em J2EE (JSF, EJB, Hibernate, etc). Possibilitando a capacitação, de quem nunca viu Java na vida, estar preparado para o mercado de trabalho.
O mesmo nível de aprendizado é contemplado nos cursos de Linux e Mainframe.
E o melhor: o custo é de apenas R$ 200,00. Para ambos os cursos.
Curso: : Sistemas Distribuídos: Lógica de programação, Programação Orientada a Objetos, e Java com Websphere
Início: 14/08/2006
Término: 20/11/2006
Descrição:Tem como objetivo, capacitar o aluno para atuar no mercado de trabalho na área de desenvolvimento de software, utilizando a tecnologia Java. Abrangendo desde o conceito de Orientação à Objetos ao desenvolvimento de aplicações WEB. O aluno estará capacitado para trabalhar na fabricação software, usando padrões de projeto (Design Patterns), do tipo cliente-servidor ou distribuído, utilizando o conceito de múltiplas camadas. No desenvolvimento WEB, o curso contemplará desde os princípios de Servles/JSP às tecnologias de ponta como JSF - Java Server Faces. Conceito, aplicação e desenvolvimento de frameworks. Desde o acesso à banco de dados via JDBC à utilização de camadas de persistência (Hibernate, EJB). Pré-requisito: O aluno deve ter finalizado o EAD.[/quote]
Poxa será que eles conseguem capacitar o aluno com essa carga de informação em três meses e ainda coloca-lo no mercado de trabalho com qualificação necessária. Se conseguir matamos o mercado indiano. Ainda acho uma utopia mais vamos acreditar né é melhor java do que outra ferramenta.
PS. Seria bom se eles investissem na qualificação básica formando desenvolvedores ao invés de arquitetos.
A Altis (Fabrica de software subsidiaria da IBM) está se instalando em Salvador, a Solectron também é uma empresa subsidiaria da IBM.
O SENAI da Bahia é respeitado no mercado pelo alto nível (profissional) de seus treinamentos e capacitações.
O treinamento é voltado para preparar o aluno a trabalhar em uma fabrica de software como programador, ou seja, o curso é voltado a produzir uma base de conhecimento sólida (qualificação básica) e introduzir as práticas mais utilizadas nas fabricas como: Struts, JSF, EJB, Hibernate, etc.
Então porque não pensar (sonhar) alto sim … vamos competir com os indianos sim!!! Nós brasileiros temos total capacidade para isso!! Eu acredito em nós!!!
Se pagarem salários parecidos com os que os indianos recebem, podemos competir… Mas ai com salários baixos, a região não se desenvolve. Continua-se na mesma. De que adianta? Temos que ter mercado interno, e parar com essa bobagem de competir com os indianos.
Apesar disso, parece-me uma boa iniciativa. Boa sorte a vocês.
Olá brunocampos.ssa,
Na minha colocação.:[quote]Seria bom se eles investissem na qualificação básica formando desenvolvedores ao invés de arquitetos[/quote], pois acho de suma importância uma formação básica sobre java.
Não critico a Instituição SENAI de Salvador ou do Brasil, pois ela é um exemplo de instituição que apesar de receber subsidios das indústrias reverte os mesmos em treinamento e outros beneficios afins como capacitação e treinamento.
[quote] O treinamento é voltado para preparar o aluno a trabalhar em uma fabrica de software como programador, ou seja, o curso é voltado a produzir uma base de conhecimento sólida (qualificação básica) e introduzir as práticas mais utilizadas nas fabricas como: Struts, JSF, EJB, Hibernate, etc.
[/quote]. Acho que agora ficou claro a seriedade do trabalho de vcs. Pois acho que aprender o básico java na “Universidade” em seis meses deve ser coisa do passado e, se esse alunos que vcs. irão preparar amanhã forem para uma universidade estarão preparados para mudar e cobrar uma postura mais séria de muitos coordenadores “acomodados” com os modismos e sopas de letrinhas.
[quote] Então porque não pensar (sonhar) alto sim … vamos competir com os indianos sim!!! Nós brasileiros temos total capacidade para isso!! Eu acredito em nós!!! . Sim eu também acredito e torço para que vcs tenham sucesso e que este projeto vire uma epidemia por esses Brasis. E entenda que a luta de vcs é a luta de vários GUJs e JUGs do Brasil.
[/quote] Se pagarem salários parecidos com os que os indianos recebem, podemos competir… Mas ai com salários baixos, a região não se desenvolve. Continua-se na mesma. De que adianta? Temos que ter mercado interno, e parar com essa bobagem de competir com os indianos.
[quote]
Se a mão de obra for qualificada e especializada , deixarão de contratar estagiários pagando salário incompativel com a função e começarão a contratar desenvolvedores especialistas. Se vc. analisar os indianos também já estão no Brasil e fazendo a nossa parte por falta de mão de obra. http://www.br-tcs.com/
No demais desejo sucesso…e mais sucesso à Altis em seu novo projeto e que traga bons frutos .
Abraços.
esb [quote] Se pagarem salários parecidos com os que os indianos recebem, podemos competir… Mas ai com salários baixos, a região não se desenvolve. Continua-se na mesma. De que adianta? Temos que ter mercado interno, e parar com essa bobagem de competir com os indianos. [/quote]
Se a mão de obra for qualificada e especializada , deixarão de contratar estagiários pagando salário incompativel com a função e começarão a contratar desenvolvedores especialistas. Se vc. analisar os indianos também já estão no Brasil e fazendo a nossa parte por falta de mão de obra.
Se formos pensar assim, temos que agir da mesma forma contra todos os outros estrangeiros que já estão estabelecidos há muito mais tempo que os indianos aqui no Brasil. Não foi isso que eu quis dizer, então vou ser mais específico. Quando se fala em competir com a Índia, na maior parte das vezes, o que se fala é sempre voltado para o mercado externo, já que eles, indianos, mais exportam do que produzem para o próprio mercado.
Infelizmente, eu não acredito que especialização aumente salários, sem que haja demanda. E o que eu mais desejo é que a demanda aumente, principalmente ai no Nordeste do país.
Existe um curso que focaliza a prática da linguagem e que pessoas da Europa estão vindo aqui para o Brasil participar pois tem um preço bem acessível.
É cobrado em real mesmo, no primeiro módulo se trabalha com banco de dados com java, vale a pena conferir no site www.professordelphi.com, inclusive eles estão para lançar o java mobile ainda este semestre e tem professor lá que tem anos de experiência.
O telefone de lá, fica em Salvador-BA, 71 3353-5600, em comparação a outras regiões do Brasil o curso é barato e presencial, tem o java profissionalizante com banco de dados e JSP. Vale a pena conferir, principalmente que mora no Nordeste e não tem muito dinheiro para ir para São Paulo. Procure lá um prof. de java para tirar maiores dúvidas.
O investimento de java vale a pena devido o retorno financeiro que proporciona!