Offtopic: Placa de video ATI x NVidia

Estou fazendo upgrade da máquina e queria saber a opinião de vocês sobre placas de vídeo. A minha atual é uma ATI Radeon X300, modelo bem antigo.

Estou na dúvida entre duas que estão no mesmo preço:
Radeon HD 4770 750 MHz
GeForce 9800 GT 600 MHz

Vou usar basicamente pra desenvolver sistemas no Linux e pra Autocad no Windows. Já me falaram que a NVidia é melhor pra jogos, mas eu sou do tempo antigo, o máximo que uso são jogos pra CGA/EGA e emulador de Intelivision, Coleco e MSX.

Em performance, qual é o melhor?

Não sou muito conhecedor do Linux, mas qual delas funciona melhor no Linux (ou seja, sem depender de algum “hack” para poder funcionar mais ou menos?)

Dá uma olhada no www.clubedohardware.com.br… tem uns comparativos ótimos sobre hardware em geral…

abraço!

Pegue a que tiver a memória mais rápida. Geralmente, eu priorizo assim:

a) Velocidade da memória;
b) Velocidade de processamento;
c) Quantidade de memória disponível;
d) Recursos (versão máxima do shader suportada);

Não vale muito a pena questionar o fabricante.
Ambos produzem placas excelentes.

Os sites também fornecem as taxas máximas de triângulos por segundo que as placas renderizam, mas essa estatística costuma a ser pouco confiável. No seu caso, talvez seja bom olhar a disponibilidade de drivers para Linux.

Sobre qual tem melhor compatibilidae com Linux, amigo meu que é heavy-user de Linux diz que a NVidia é melhor, pq disponibiliza os drivers Linux junto com o lançamento da placa, já a ATi … …

Olha, a única coisa q eu posso te sugerir com certeza é pra vc gastar um pouco mais e ir nas linhas 48xx (ATI) ou 2xx (NV), pq as suas placas vão durar mais. As linhas 47xx e 9 já são bem antigas, e por isso a vida útil vai ser bem mais curta.
No Tom’s Hardware tem uns charts de comparação entre as placas q estão disponíveis hj no mercado, e vc pode tirar muitas dúvidas em relação ao desempenho lá.