Estou fazendo upgrade da máquina e queria saber a opinião de vocês sobre placas de vídeo. A minha atual é uma ATI Radeon X300, modelo bem antigo.
Estou na dúvida entre duas que estão no mesmo preço:
Radeon HD 4770 750 MHz
GeForce 9800 GT 600 MHz
Vou usar basicamente pra desenvolver sistemas no Linux e pra Autocad no Windows. Já me falaram que a NVidia é melhor pra jogos, mas eu sou do tempo antigo, o máximo que uso são jogos pra CGA/EGA e emulador de Intelivision, Coleco e MSX.
Pegue a que tiver a memória mais rápida. Geralmente, eu priorizo assim:
a) Velocidade da memória;
b) Velocidade de processamento;
c) Quantidade de memória disponível;
d) Recursos (versão máxima do shader suportada);
Não vale muito a pena questionar o fabricante.
Ambos produzem placas excelentes.
Os sites também fornecem as taxas máximas de triângulos por segundo que as placas renderizam, mas essa estatística costuma a ser pouco confiável. No seu caso, talvez seja bom olhar a disponibilidade de drivers para Linux.
Sobre qual tem melhor compatibilidae com Linux, amigo meu que é heavy-user de Linux diz que a NVidia é melhor, pq disponibiliza os drivers Linux junto com o lançamento da placa, já a ATi … …
Olha, a única coisa q eu posso te sugerir com certeza é pra vc gastar um pouco mais e ir nas linhas 48xx (ATI) ou 2xx (NV), pq as suas placas vão durar mais. As linhas 47xx e 9 já são bem antigas, e por isso a vida útil vai ser bem mais curta.
No Tom’s Hardware tem uns charts de comparação entre as placas q estão disponíveis hj no mercado, e vc pode tirar muitas dúvidas em relação ao desempenho lá.