OFF total- 64bits

Boa noite galera,
procurei aqui no forum , mas como a maioria dos topics sobre 64bits sao de 2004-2005 , e nenhum deles fala sobre o que quero, abri o topico.

A um bom tempo já, venho utilizando os SO’s em 64bits, e a questão de compatibilidade nao é lça muito boa nao.

Sempre vejo o povo falando: “ah mas todo 32btis roda no 64bits…”
mas não é bem assim, varios aplicativos são mal emulados, jogos perdem varias funcionalidades etc…

Como a tecnologis hoje, praticamente todo novo processador agrega a tecnologia 64bits,
por que ninguem cria os programas compatíveis com a versao 64 bits, ou nativamente 64bits? além do que, o que achamos de mais sobre a 64bits , é quem em programação só muda funções específicas para o processador… o que já está por fora no meu conhecimento.

Valeu galera.

Por uma simples questão de mercado. Qual é a fatia de desktops 64 bits?

Muito dos app desktop é pra windows, e o windows 64 não é lá popular… E é caro portar para 64 bits. Então é necessário criar uma base de SO’s antes!

hmm certo. vlw galera.

Pq 64bits, para a grande maioria, é uma enorme perda de tempo.

a AMD tem invistido neste cenário, e juntamente com a microsoft, o windows 64 bits não pareceu ter sido acrescido pelo mercado.
já a intel vêem mostrando a vantagem do uso de processadores para 64 bits, embora esta vantagem toda, possa estar um pouco distante da realidade.

talvez a nível corporativo e/ou empresarial.

Eu costumava usar SO 64 bits, mas depois vi que tinha muito trabalho (nao compensado) com incompatibilidade de pacotes.
Tem um artigo de 2005, mas interessante, explicando porque nao vale a pena usar o gentoo 64 bits.

[quote=dlt]Eu costumava usar SO 64 bits, mas depois vi que tinha muito trabalho (nao compensado) com incompatibilidade de pacotes.
Tem um artigo de 2005, mas interessante, explicando porque nao vale a pena usar o gentoo 64 bits.

http://www.linux.com/feature/114024[/quote]

realmente a trabalheira não compensa de forma alguma… o problema pra mim é que ja tenho memoria o bastante para nao usar o 32bits. seria no meu caso uma perda de maquinário =[
mas o jeito será mesmo passar para 32bits.

[quote=juarezfc]
realmente a trabalheira não compensa de forma alguma… o problema pra mim é que ja tenho memoria o bastante para nao usar o 32bits. seria no meu caso uma perda de maquinário =[
mas o jeito será mesmo passar para 32bits.[/quote]

Todo SO moderno sob plataforma x86 consegue tirar proveito de até 32Gb de memória mesmo em modo 32bits.

O problema é se vc precisar que um único processo use mais de 3Gb de memória.

Desculpa a ignorancia, mas tipo … meu caso que tenho 8gb de ram, e um quadcore 6600
seria possível utilizar as 8gb em 32bits? quando instalei o vista 32, ele soh reconheceu 3.2gb.

(desculpa fugir do assunto geral do guj)

Nenhum sistema de 32bits aceita mais que 3gb de memoria RAM, é a limitação e com 4 nucleos 64bits é bom,

eu uso Ubuntu 8.04 (Hardy Heron) 64bits, e nunca tive trabalho com pacotes, existem metodos dos pacotes de 32 instalarem em Ubuntu/Debian 64

básicamente roda tudo nele!

já Ruindow$ a coisa é bem diferente, eu achei os windows 64 desnecessariamente pesados :roll:

[quote=dlt]Eu costumava usar SO 64 bits, mas depois vi que tinha muito trabalho (nao compensado) com incompatibilidade de pacotes.

http://www.linux.com/feature/114024[/quote]

Bom, estamos em 2008 e 3 anos é muito tempo…

Não entendi…

tb não … ainda que o windows vista ultimate 64bits, identifica os 8gb.

Não entendi…

[/quote]

gomen, escrevi errado rsrsrs…

eu ia falar que nenhum sistema de 32 aceita mais que 3.2 gb de ram jah corrigi…

mais tipo eu acho que se basear num artigo escrito em 2005 é besteira mesmo, 3 anos muitas coisas mudaram :smiley:

Hum… Os sistemas operacionais de 32 bits normalmente enxergam apenas os primeiros 2 GB de memória física (eles dizem que todos os endereços cujo bit mais significativo é ‘1’ são reservados para o kernel) ou então, com algum esforço, os primeiros 3GB de memória física (nesse caso, os endereços cujos 2 primeiros bits mais significativos são ‘11’ é que são reservados para o kernel).

O número 3.2 GB apareceu assim: 3.221.225.472 bytes = 3 GB = 3,2 x 10^9 bytes.

Complementando o Thingol,
os tais 2GB iniciais podem ser modificados no BOOT.INI para 3GB por aplicação.

Essa “limitação” dos 3.25GB para dados e programas se deve a MEMÓRIA FÍSICA instalada, que é compartilhada com todos os demais dispositivos da máquina.Um exemplo clássico é o da placa de vídeo, que tem atribuido á ela endereços lógicos da RAM aos endereços(FÍSICOS) dentro da placa de vídeo, guardando(por exemplo) pontos componentes de uma imagem.
Só que o sistema se refere a essa memória da placa de vídeo como se estivesse ocupando o trecho final do espaço de endereçamento.Quando se tem 1 ou 2 GB, nada disso é notado.Mas quando se tem 4GB, todos os espaços lógicos são OCUPADOS, não há endereço de memória vazia, e a sua memória de video ainda terá que ser mapeada, logo mesmo ocupada, parte dos ENDEREÇOS será usada para outros fins(como as controladoras de aúdio ,o barramento PCI e outros dispositivos de
E/S).Há mutretas como o PAE, que habilita o Windows a trabalhar com 36bits, mas não deixa de ser o que é, uma Gambiarra.

Se o teu Vista 32 bits não reconhece todos os 8 gigas vai reclamar com o fabricante, pois deveria.

Como falei, SOs modernos para plataforma intel conseguem usar até 32Gb de ram mesmo rodando
sobre 32 bits.

O limite de uso de memória por processo continua valendo, não tem como usar mais que 2-3 gigas para
um mesmo processo.

Ou seja, o seguinte workload comum a um desenvolvedor Java é perfeitamente possível:

-Firefox com gmail aberto a 1 semana e 20 tabs: usa 1.5 Gb de memória
-IDE Java com 1zilhão de plugins: usa 2Gb de memória
-Photoshop para editar o favicon do site: outros 1Gb de memória
-Application Server amado: devorando apenas 1Gb de memória
-Máquina virtual: lá se vai outro 1Gb de memória

Total: 6.5Gb de memória usada, sobrou 1.5Gb que será usado para jogar
CS no final do dia a partir das 14:00.

Então mas imagina…

Tenho uma VM da Oracle com um produto que precisa de 4 GB para rodar… nesta VM, para eu utilizar tal produto, preciso de uma versão “completa” do AS da oracle, carregado com as engines de ESB, BPEL e tudo o mais. Na mesma VM existe uma versão de Oracle 10g que deve estar no ar para o app funcionar, mais o tal do JDeveloper versão Studio, que me bebe minha memória. Há de se destacar que esse é um ambiente de desenvolvimento…rsrsrs

Nesse caso, você não escapa de usar um SO de 64 bits, para poder rodar a JVM de 64 bits.

Curiosidade - uma vez eu instalei um OpenSUSE de 64 bits rodando sob um VMWare que estava instalado em um Windows XP (32 bits). (É claro que o recurso de virtualização do Core 2 Duo - T7200 estava habilitado na BIOS). Rodava direitinho.