Mas meu amigo, não é questão simplesmente de discordar ou não. A soma total do valor das ações, em determinado momento, influencia em que para a empresa que emitiu?
Outra coisa, da pra mensurar o valor de uma empresa através do jogo caro/barato?
Mas meu amigo, não é questão simplesmente de discordar ou não. A soma total do valor das ações, em determinado momento, influencia em que para a empresa que emitiu?
Outra coisa, da pra mensurar o valor de uma empresa através do jogo caro/barato?
Após o IPO primário, em nada. A única influencia que a ação tem na empresa é na diferença entre papéis ON e PN, onde o primeiro terá direito aos dividendos, e estes dividendos não têm relação nenhuma com o preço/valor, e sim com a quantidade de papéis que um investidor têm em custódia.
Nunca vi nenhuma empresa ser mensurada pelo valor de seus papéis, e sim o contrário, um papel se valorizar/desvalorizar de acordo com o desempenho das empresas.
Era justamente sobre isso que eu gostaria de explorar mais a fundo.
Qual é o prazo máximo de vencimento das opções aqui no Brasil? Nos EUA temos LEAPS, que podem chegar a 23 meses. E aqui no Brasil?
No Brasil é mensal, na 3a segunda feira do mes o vencimento. Normalmente so ha liquidez para os 2-3 proximos vencimentos. Nao ha praticamente nenhuma negociacao com opcoes para daqui 4, 5 meses. Opcoes de venda, apesar de existirem no Brasil, tem um volume ridiculo tambem. Alem disso, basicamente so VALE5, PETR4 e TNLP4 tem liquidez nas opcoes. As vezes aparece algum movimento na NETC4 e BBAS6, alem de algumas outras. As opcoes muito out of the money e muito in the money tem tambem baixissima liquidez, e ai voce acaba se estrepando no spread.
Se voce tem informacao quente e quer especular, compre opcoes de compra. Se voce quer usar opcoes de compra para tirar seu risco e para que voce tenha boas noites de sono, ja com um lucrinho quase que garantido, venda as opcoes de compra (coberto, pelo amor de Deus).
[quote=Paulo Silveira]Se voce quer usar opcoes de compra para tirar seu risco e para que voce tenha boas noites de sono, ja com um lucrinho quase que garantido, venda as opcoes de compra (coberto, pelo amor de Deus).[/quote]Mas ai perde a emoção Paulo rsrs
Pior que infelizmente é isso né, são 3 opções apenas que se da para trabalhar na bovespa atualmente, fica tudo concentrado nelas.
Não sei se minha estratégia seria viável por aqui, pois ela envolve calendar spreads de opções. Também teria que haver uma boa variedade de strike prices, o que pelo jeito não há no bovespa.
Vou tentar fazer alguns testes com pouco dinheiro…
sera que com a computação quantica sera possivel usar automatos celulares para prever o comportamento do mercado de ações?
poxa, como eu sou totalmente novo, o meu único investimento (assim dizendo, a ver com ações e afins) é utilizando algum fundo de investimento de ações (por exemplo, os do bradesco prime). Aplicação em papéis em sí eu sou totalmente ignorante, não sei nada do assunto. Coisas básicas mesmo, mas não me sinto “O INVESTIDOR”. Esses fundos de investimento eu acho muito interessantes, são bem rentáveis, chegam a fechar mais de 40% por ano.
Tipo, o cara tem que ter calma: Esses fundos são de alto risco, então o que acontece é que, por exemplo, depois de 3 meses eu tinha mais de 15% desde quando comecei a investir. Agora eu já perdi tudo o investimento e até um pouco do que eu investi, mas eu sei que o mercado vai voltar a estabilizar hehehe
saoj, fundos de investimento, na sua opinião, englobam o mercado de opções ou roleta?
[quote=Luiz Aguiar][quote]Como funciona o mercado de ações
…[/quote][/quote]
Tem também a história (real) da “Tulipamania”:
Mania das tulipas, tulipomania, tulipamania, febre da tulipa ou crise das tulipas são expressões referentes a um episódio da História dos Países Baixos que deu origem à primeira bolha especulativa conhecida. Hoje, tais termos são aplicados metaforicamente a qualquer bolha especulativa em grande escala. As tulipas foram introduzidas nos Países Baixos no século XVII. Suas flores, muito apreciadas por sua beleza, passaram a ser muito procuradas, favorecendo o aumento dos preços. Com o passar dos an...
[quote=saoj]Não sei se minha estratégia seria viável por aqui, pois ela envolve calendar spreads de opções. Também teria que haver uma boa variedade de strike prices, o que pelo jeito não há no bovespa.
[/quote]
Calendar spread é muito praticado no mercado brasileiro, o grande problema é seu efeito bola de neve: é muito facil voce rolar o seu prejuizo para o proximo exercicio… da a impressao que voce esta bem (ja que vendeu uma opcao do proximo strike, onde o valor extrinseco ta MUITO alto) mas quando chegar na data do exercicio pode estar devendo ate as calças. O que o cara faz? rola a divida DENOVO pro proximo mes, vendendo mais do proximo exercicio, se endividando mais, na esperanca de que o mercado caia/suba… Acaba sendo aquela aposta de cassino de sempre apostar 1 real, depois 2, depois 4, depois 8, uma hora voce fica sem ganhar algumas vezes consecutivo e sua divida ta subindo exponencialmente, para um ganho linear.
Recomendo o livro Investidndo em Opcoes, que foca no mercado brasileiro.
[quote=Paulo Silveira][quote=saoj]Não sei se minha estratégia seria viável por aqui, pois ela envolve calendar spreads de opções. Também teria que haver uma boa variedade de strike prices, o que pelo jeito não há no bovespa.
[/quote]
Calendar spread é muito praticado no mercado brasileiro, o grande problema é seu efeito bola de neve: é muito facil voce rolar o seu prejuizo para o proximo exercicio… da a impressao que voce esta bem (ja que vendeu uma opcao do proximo strike, onde o valor extrinseco ta MUITO alto) mas quando chegar na data do exercicio pode estar devendo ate as calças. O que o cara faz? rola a divida DENOVO pro proximo mes, vendendo mais do proximo exercicio, se endividando mais, na esperanca de que o mercado caia/suba… Acaba sendo aquela aposta de cassino de sempre apostar 1 real, depois 2, depois 4, depois 8, uma hora voce fica sem ganhar algumas vezes consecutivo e sua divida ta subindo exponencialmente, para um ganho linear.
Recomendo o livro Investidndo em Opcoes, que foca no mercado brasileiro.[/quote]
Boa consideração. Essa estratégia é realmente mais apropriada para ativos com pouca volatilidade. Se o ativo dispara pra cima, vc está hedgeado na outra ponta do spread. Se ele dispara para baixo, o seu prejuízo pode ficar muito grande, consumindo toda a outra ponta do spread. Por isso que quanto mais longe o spread, melhor.
Conclusão1: Se o mercado despenca pra baixo, vc vai peder dinheiro, como todo mundo. Esse é o risco inerente que vc tem que aceitar, caso contrário deixe o dinheiro na poupança.
Conclusão2: Se o mercado dispara pra cima, vc vai ganhar bem menos que os outros ou até perder um pouco, pelo menos no mês que isso acontecer.
Conclusão3: Essa estratégia só deve ser utilizada por no mínimo 1 ano. Menos que isso é especulação. A média de pequenos lucros mês a mês podem dar um belo retorno no final do ano.
Conclusão4: O mercado não dispara pra cima ou pra baixo a cada mês. Pelo menos não deveria…
Conclusão5: Não existe estratégia perfeita. A sorte terá sempre a palavra final.
Acaba sendo aquela aposta de cassino de sempre apostar 1 real, depois 2, depois 4, depois 8, uma hora voce fica sem ganhar algumas vezes consecutivo e sua divida ta subindo exponencialmente, para um ganho linear.
Essa estratégia é perfeita e muito boa, pelo menos para apostas 50 e 50. Sim, sua dívida sobe exponencialmente, mas se vc estiver jogando na roleta por exemplo é impossível ficar um dia inteiro só dando preto e não vermelho.
Então porque não funciona?
Simplesmente porque a roleta tem um valor máximo para ser apostado que não supera algo em torno de 10 jogadas seguidas, ou seja, se você perdeu 10 seguidas tomou um prejuízo monstro e não pode dobrar mais.
O cassino sempre vence!
Conclusão4: O mercado não dispara pra cima ou pra baixo a cada mês. Pelo menos não deveria…
Mandelbrot e o pessoal fera de fractais e sistemas dinamicos falam mto exatamente disso: o mercado na é uma curva normal, ele tem o que chama de “fat tails”, isso eh, as curvinhas que deveriam ser fininhas no final do “sino” da curva de Gauss sao BEM mais grossas que deveriam: em um livro que chama A random walk through the Wall street ele mostra que em um intervalo de tempo o mercado so devia mexer mais de 5% por 18 vezes, e isso acontece 300 vezes.
Conclusão5: Não existe estratégia perfeita. A sorte terá sempre a palavra final.
Não mesmo!
Mas tem funcionado legal travas de alta e baixa…
ps: editei a formatação da mensagem
isso eh, as curvinhas que deveriam ser fininhas no final do "sino" da curva de Gauss sao BEM mais grossas que deveriam: em um livro que chama A random walk through the Wall street ele mostra que em um intervalo de tempo o mercado so devia mexer mais de 5% por 18 vezes, e isso acontece 300 vezes.
5% me parece uma variação normal. Agora se em 12 meses seguidos o mercado tiver uma variação >= 10% em cada um desses meses então algo está errado com o mundo (uma recessão forte ou uma bolha grande). Alguns meses ele pode variar muito mais que isso, mas ter uma volatilidade dessas mês a mês me parece improvável. É nisso que as estratégias de baixa volatilidade se baseiam e por isso que elas só devem ser aplicadas e avaliadas por um período mínimo de 12 meses.
E lembrem-se: num mundo atual onde os juros anuais nos estados unidos é < 3% e a renda fixa no brasil está dando limpo aproximadamente 0.6% mês (quase a poupança), não correr riscos pode ser muito perigoso.
5% me parece uma variação normal.
Pode parecer normal para nos humando, mas aqui a questao é estatistica. Pega o grafico e ve que ele nao da um random walk, nao da uma curva normal… os casos extremos ocorrem mto mais do que o esperado matematicamente se fosse uma curva normal… é um apelo pra tal “eficiencia do mercado”,. Mas o pessoal diz que a volatilidade sim forma algo mais normal, e algo que parece ser um sistema dinamico. Meu irmao estuda essas coisas la na USP, eu nao entendo direito.
Olá
sera que com a computação quantica sera possivel usar automatos celulares para prever o comportamento do mercado de ações?
Com o atual estado da arte, a computação quântica não passa de um sonho.
O mercado de ações não precisa obrigatoriamente de previsões ou de informações de cocheira. A principal necessidade é observação.
O que se necessita é de um sistema que receba todas as cotações on line, selecione aquelas em que estamos interessados e para estas, armazene na memória janelas com a variação das cotações dentro do período de tempo em que fixamos. Se as correlaçõe que efetuamos nestas cotações satisfazem nossos algoritmos de compra ou venda, o sistema nos deve alertar e caso aprovado, emitir a ordem de compra ou venda. Isto não é sonho, é perfeitamente viável e relativamente fácil de fazer. Não é trabalho de advinhação e serve inclusive para tempos de crise.
[]s
Luca
Eu havia falado com o SAOJ a respeito de um livro que vi e acabei adquirindo, sobre análise gráfica fundamentalista.
http://www.lcm.com.br/index.php?Escolha=20&Livro=L00603
O livro é extremamente didático e o autor faz questão de mostrar que é possível ter uma previsão para investimento e que isso tudo pode ser feito simplesmente usando Excel.
Olá
[quote=djemacao]Eu havia falado com o SAOJ a respeito de um livro que vi e acabei adquirindo, sobre análise gráfica fundamentalista.
http://www.lcm.com.br/index.php?Escolha=20&Livro=L00603
O livro é extremamente didático e o autor faz questão de mostrar que é possível ter uma previsão para investimento e que isso tudo pode ser feito simplesmente usando Excel.
[/quote]
Até 1997 eu acreditava muito em análise gráfica. Aliás, minha guinada para Java tem muito a ver com isto porque tentei fazer um software para análise gráfica com VC++ 6.0 e desisti depois de sofrer com o jeitão do Visual Studio de criar e espalhar por vários arquivos centenas de instruções a cada vez que eu salvava meu trabalho. Fiquei tão perdido que achei que VC++ da Microsoft não servia para fazer nada sério e então parti para Java que já tinha estudado logo que foi lançado.
Depois de assistir a muitos baques da bolsa motivado por motivos nada técnicos e muito menos fundamentalistas, acredito que a regra que mais vale é a de observação diária com intervenções mais ágeis possíveis.
É por ser atualmente bem viável construir um sistema que faça negociação por algoritmo analisando os dados na memória sem nenhum atraso de armazenamento em base de dados é que acho que as previsões e informações não são mais tão importantes como eram antes.
[]s
Luca
[quote=Paulo Silveira][quote=saoj]
5% me parece uma variação normal.
[/quote]
Pode parecer normal para nos humando, mas aqui a questao é estatistica. Pega o grafico e ve que ele nao da um random walk, nao da uma curva normal… os casos extremos ocorrem mto mais do que o esperado matematicamente se fosse uma curva normal… é um apelo pra tal “eficiencia do mercado”,. Mas o pessoal diz que a volatilidade sim forma algo mais normal, e algo que parece ser um sistema dinamico. Meu irmao estuda essas coisas la na USP, eu nao entendo direito.[/quote]
O que voce está falando é sobre o dilema random walk, tratamos desse assunto aqui
T+
O que voce está falando é sobre o dilema random walk, tratamos desse assunto aqui
Opa Glaucio!!! Isso sim é acerto
Qualquer acerto maior que 50% na bolsa te faria rico a longo prazo. Um acerto de 97%, conforme dito nesse link, te faria bilhardario a curto prazo. Eu so acredito vendo :). Nao se esqueca que no momento que voce comeca a operar voce afeta qualquer previsao que tenha feito no mercado… Os livros que citei, do Mandelbrot, que é um dos papas do caos, falam que nao da pra fazer isso… Mas como disse, nao manjo de series temporais, inferencia estatistica, sistemas dinamicos, etc…
[quote=Paulo Silveira][quote=Proteu Alcebidiano]
[/quote]
Opa Glaucio!!! Isso sim é acerto
Qualquer acerto maior que 50% na bolsa te faria rico a longo prazo. Um acerto de 97%, conforme dito nesse link, te faria bilhardario a curto prazo. Eu so acredito vendo :). Nao se esqueca que no momento que voce comeca a operar voce afeta qualquer previsao que tenha feito no mercado… Os livros que citei, do Mandelbrot, que é um dos papas do caos, falam que nao da pra fazer isso… Mas como disse, nao manjo de series temporais, inferencia estatistica, sistemas dinamicos, etc…[/quote]
Sim, o POCID fica acima do cara ou coroa (50%). A sua observação é mais que correta, já deve ter ouvido falar no “Eu sou invisível porque ninguem está olhando pra mim”.
Quanto as observações sobre computação quantica mencionada nos posts acima, o princípio da incerteza de heisenberg se aplica no nosso caso. Se muitos conhecem e interferem num sistema, o sistema muda seu modus operandi.
E sobre acreditar vendo (hehe), estamos planejando uma mudança na infra-estrutura no site para que possam ser submetidas séries avulsas, a título de teste de quem tiver interesse em aprender melhor como modelos de predição funcionam.
T+