Se você mora em um desses 18 estados: Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Rondônia e Sergipe, além do Distrito Federal.
Indiretamente isso pode acabar afetando outros estados, já que as empresas que acabam pagando esse ICMS “extra”. É só ver a quantidade de processo que o walmart tem contra algumas secretarias da fazenda.
Eu soube disso na época em que foi anunciado, mas está valendo mesmo?
A notícia disse que desde fevereiro a Bahia foi isso, mas fiz várias compras online e não houve acréscimo no preço.
Agora que li: diz que só vale entre os estados signatários. Então eu comprar algo de SP não afetaria, mas se SE sim?
[quote=Schuenemann]Eu soube disso na época em que foi anunciado, mas está valendo mesmo?
A notícia disse que desde fevereiro a Bahia foi isso, mas fiz várias compras online e não houve acréscimo no preço.
Agora que li: diz que só vale entre os estados signatários. Então eu comprar algo de SP não afetaria, mas se SE sim?
Absurdo mesmo…[/quote]
Pelo que eu li a compra entre estados signatários não tem acréscimos porque os estados repassam o ICMS entre si, mas entre estados não signatários é cobrado ICMS no destino, mas como eu disse quem tá pagando são as empresas.
[quote=Jairo Junior][quote=Schuenemann]Eu soube disso na época em que foi anunciado, mas está valendo mesmo?
Absurdo mesmo…[/quote]
Pelo que eu li a compra entre estados signatários não tem acréscimos porque os estados repassam o ICMS entre si, mas entre estados não signatários é cobrado ICMS no destino, mas como eu disse quem tá pagando são as empresas.
Uma que já boicotou alguns estados é o fastshop.[/quote]
[quote=Arizoide][quote=Jairo Junior][quote=Schuenemann]Eu soube disso na época em que foi anunciado, mas está valendo mesmo?
Absurdo mesmo…[/quote]
Uma que já boicotou alguns estados é o fastshop.[/quote]
Como que a fastshop conseguiu boicotar?[/quote]
Não vende mais para alguns dos estados “signatários”.
É uma faca de dois legumes…
Por um lado, os “signatários” são todos estados inexpressivos economicamente (sem preconceito, eu sei que isto está bem longe de ser culpa do povo, e é outra looonga discussão…), que historicamente muito mais gastam do que geram a receita dos impostos.
Por outro lado, antes do comércio eletrônico, o cidadão comprava na loja física e gerava receita para o seu estado, o que agora não ocorre mais. É uma perda considerável.
É assunto pra tal da reforma tributária, que deve sair logo, logo, nas próximas décadas… :lol:
[quote=pinto]É uma faca de dois legumes…
Por um lado, os “signatários” são todos estados inexpressivos economicamente (sem preconceito, eu sei que isto está bem longe de ser culpa do povo, e é outra looonga discussão…), que historicamente muito mais gastam do que geram a receita dos impostos.
Por outro lado, antes do comércio eletrônico, o cidadão comprava na loja física e gerava receita para o seu estado, o que agora não ocorre mais. É uma perda considerável.
É assunto pra tal da reforma tributária, que deve sair logo, logo, nas próximas décadas… :lol:
[/quote]
Sim, aparentemente essa união desses estados é uma tentativa de fazer os grandes estados ingressarem para dividir o ICMS ou de descentralizar os depósitos dessas lojas virtuais. Tudo isso faz sentido, mas o que mais me afeta nisso é o atraso nas entregas, tô com um produto preso na Receita Estadual há 3 dias.
Quando você está em Chicago compra alguma coisa na Amazon (que tem escritórios em alguns estados americanos, como Nova York, mas não em Illinois), não paga imposto.
[quote=pinto]É uma faca de dois legumes…
[/quote]