OCPJBCD - Passei com 75%

Ontem fiz a prova da certificação EJB e obtive aprovação. Mas confesso que senti falta de relatos de pessoas dizendo qual seria o melhor material, simulados e etc… por isso
venho aqui contar a minha história para os colegas que também estão atrás desse objetivo.

No total foram uns 4 meses de preparação.
De início eu não sabia nada de EJB e peguei o livro Enterprise JavaBeans 3.1 da O’Reilly. O livro é ruim. Maçante e confuso. Larguei-o em pouco tempo.

Fui então para o livro EJB 3.0 in Action. Esse sim é um bom livro. Fácil de ler e até divertido. Depois de terminá-lo voltei para o livro da O’Reilly já que é necessário conhecer
as novidades do EJB 3.1 como Singleton Beans, annotation @Schedule e etc… Felizmente a leitura não foi tão chata quanto a primeira vez já que tinha um bom conhecimento. Também li rapidamente o conteúdo que eu ja havia lido no in Action para propósito de revisão (mas você pode muito bem ler o in Action mais uma vez ao invés disso).

Eu sempre fazia códigos para fixar melhor o conteúdo.

Comprei também o simulado da Enthuware (versão EE 6) cujas questões refletem muito bem o nível da prova. Valeu a pena. Já que não há livros específicos para a certificação esse simulado supre essa lacuna. Fiz e refiz quase todas as questões sempre procurando comprender tudo. Inicialmente minha média nos 4 simulados do programa foi de 50%. Depois que revi tudo eu os refiz e minha média subiu para 80 - 90%. Mas atenção. Não decore as respostas simplesmente mas procure compreendê-las.

A prova real foi tranquila e graças ao simulado Enthuware não tive nenhuma supresa desagradável. A maioria das questões eram curtas. O tempo em si não é longo mas é suficiente. Apenas não “enrole” durante a prova. Houve poucas questões de XML e as que constaram foram simples como duas que tratavam somente de interceptors.

Resumindo:

1. Leia o livro EJB in Action com carinho. Ele será a sua porta de entrada para o mundo EJB.
  2. Leia o livro Enterprise JavaBeans 3.1 (no mínimo as novidades do EJB 3.1)
  3. Compre o simulado Enthuware. Faça e refaça as questões procurando sempre compreender tudo.

É isso. Agora vou me preparar para a certificação de JPA. Pretendo tirá-la até o fim de julho. Boa sorte e sucesso a todos!!!

Obs 1: Muitos recomendam a própria especificação mas também a achei chata e desnecessária para passar na prova.
Obs 2: Fiz uma espécie de resumo dos simulados Enthuware. Útil para aquela revisãozinha de última hora: https://dl.dropbox.com/u/18272207/EJB.doc
Obs 3: Você não precisa ler os capítulos relacionados a EntityBeans/Web Services e afins em nenhum dos livros. No exame cai somente umas poucas questões que envolvem esse conteúdo mas os simulados do Enthuware já te dão esse conhecimento.

Parabéns Saitou!

E muito obrigado pelas dicas !

Parabéns!

Comecei a estudar pra essa certificação agora. E estou seguindo o mesmo caminho.

Perguntas:

1 - quanto tempo levou para se preparar?
2 - teve que ler o “enterprise javabeans 3.1” todo ou só as partes sobre a versão 3.1?
3 - fez todos exercícios do enthuware?

Abs

Parabéns Saitou,

Eu também estou estudando para esta prova, a minha está agendada para segunda feira agora (dia 04/06). Depois eu posto aqui também o material que utilizei na prova…

Duas perguntas:

1 - Qual foi a sua média de acertos no Enthuware? (Eu também comprei este simulado, vc usou o da versão 6 certo?)
2 - Você achou que a prova é do mesmo nível das questões do Enthuware ou mais difíceis?

Mais três:

3 - As questões foram muito extensas?
4 - Você achou que o tempo foi suficiente para responder tudo?
5 - Tinham muitas questões com XML?

Parabéns e bem vindo ao time :smiley: !

:smiley: Congratulations!!!

Parabéns.

Estou estudando pelo livro Enterprise JavaBeans 3.1.

Também comprei o simulado da Enthuware.

O problema que encontrei é que o livro é prático, não aborda as questões da certificação como o simulado cobra, o livro ensina na prática a usar o EJB 3.1 sem focar nos detalhes, e a certificação só cobra os detalhes.

Eles poderiam ter feito o livro menos e mais focado. Por exemplo, achei que o livro enche muita linguiça em vez de explicar o assunto, pois metade do livro é de exemplos, que poderiam ficar fora, por exemplo em um CD ou mesmo online, ou no github.

E também 2 capítulos para falar de web services, o foco deveria ser como usar webservices com EJB 3.1 e não toda a teoria de JAX-WS, etc…

Enfim, vou dar uma olhada nesse seu resumo.

Parabéns mano. Em breve eu vou te tirar a minha também. =D

Editei o post para responder as questões da galera. =]

Obrigado pelas respostas Saitou, faço a minha na segunda… Abraço.