Ontem fiz a prova da certificação EJB e obtive aprovação. Mas confesso que senti falta de relatos de pessoas dizendo qual seria o melhor material, simulados e etc… por isso
venho aqui contar a minha história para os colegas que também estão atrás desse objetivo.
No total foram uns 4 meses de preparação.
De início eu não sabia nada de EJB e peguei o livro Enterprise JavaBeans 3.1 da O’Reilly. O livro é ruim. Maçante e confuso. Larguei-o em pouco tempo.
Fui então para o livro EJB 3.0 in Action. Esse sim é um bom livro. Fácil de ler e até divertido. Depois de terminá-lo voltei para o livro da O’Reilly já que é necessário conhecer
as novidades do EJB 3.1 como Singleton Beans, annotation @Schedule e etc… Felizmente a leitura não foi tão chata quanto a primeira vez já que tinha um bom conhecimento. Também li rapidamente o conteúdo que eu ja havia lido no in Action para propósito de revisão (mas você pode muito bem ler o in Action mais uma vez ao invés disso).
Eu sempre fazia códigos para fixar melhor o conteúdo.
Comprei também o simulado da Enthuware (versão EE 6) cujas questões refletem muito bem o nível da prova. Valeu a pena. Já que não há livros específicos para a certificação esse simulado supre essa lacuna. Fiz e refiz quase todas as questões sempre procurando comprender tudo. Inicialmente minha média nos 4 simulados do programa foi de 50%. Depois que revi tudo eu os refiz e minha média subiu para 80 - 90%. Mas atenção. Não decore as respostas simplesmente mas procure compreendê-las.
A prova real foi tranquila e graças ao simulado Enthuware não tive nenhuma supresa desagradável. A maioria das questões eram curtas. O tempo em si não é longo mas é suficiente. Apenas não “enrole” durante a prova. Houve poucas questões de XML e as que constaram foram simples como duas que tratavam somente de interceptors.
Resumindo:
- Leia o livro EJB in Action com carinho. Ele será a sua porta de entrada para o mundo EJB.
- Leia o livro Enterprise JavaBeans 3.1 (no mínimo as novidades do EJB 3.1)
- Compre o simulado Enthuware. Faça e refaça as questões procurando sempre compreender tudo.
É isso. Agora vou me preparar para a certificação de JPA. Pretendo tirá-la até o fim de julho. Boa sorte e sucesso a todos!!!
Obs 1: Muitos recomendam a própria especificação mas também a achei chata e desnecessária para passar na prova.
Obs 2: Fiz uma espécie de resumo dos simulados Enthuware. Útil para aquela revisãozinha de última hora: https://dl.dropbox.com/u/18272207/EJB.doc
Obs 3: Você não precisa ler os capítulos relacionados a EntityBeans/Web Services e afins em nenhum dos livros. No exame cai somente umas poucas questões que envolvem esse conteúdo mas os simulados do Enthuware já te dão esse conhecimento.