Boa tarde.
Eu gostaria de começar os estudos para a OCAJP 7. Existe algum material para este exame, em Português?
Googleando um pouco e procurando pelo fórum só encontrei bons materiais em Inglês.
Sei que a prova é em Inglês, e quanto a isso não vejo problema. Mas para os estudos gostaria mesmo de um material em Português.
Não sei se é o seu caso, mas existe algumas revistas como Mundo J e Java Magazine, que publicaram alguns artigos sobre o Java 7 e certificações, isso te ajuda a saber o que tem de novo, e estudar o tão conhecido SCJP 6 da Katy, acredito que te ajuda muito.
São poucas as diferenças entre o 6 e o 7 . Acho vale a pena comprar o 6 e antes disso checar as novidades depois estudar por conta própria os tópicos que não estão no livro . Quem já trabalha fica mais fácil . acho q em um mes vc já tar marcando a prova.
Não compre esse livro que vc postou o link… Não serve pra NADA da certificação OCAJP 7… A prova foi reformulada, são outros tópicos que são cobrados na OCAJP 7…
Livros em português direcionado para essa certificação vc não vai encontrar… O único que se aproxima é o SCJP Sun Certified Programmer for Java 6 Exam 310-065 da Kathy Sierra e do Bert Bates.
Caso escolha estudar por esse livro, estude os capítulos 1 ao 5 e o capítulo 6 somente a primeira parte (String, StringBuffer e StringBuilder)
[quote=andrestrindade]Credo =(
O que será que posso comprar então em Inglês?
Nem isso eu achei em livrarias nacionais!!![/quote]
Realmente, a prova de associado foi totalmente reformulada e agora é mais abrangente, está um pouco mais difícil…
Mas compre esse livro aqui: SCJP Sun Certified Programmer for Java 6 Exam 310-065 da Kathy Sierra e do Bert Bates, que o colega acima já te recomendou.
Procure nas lojas do Brasil, se não encontrar aqui é de certeza que encontra na Amazon Americana. Pode importar sem medo, livro não é taxado pela Receita Federal.
O único empecilho é que precisar de cartão de crédito internacional.
[quote=Ruttmann][quote=andrestrindade]Credo =(
O que será que posso comprar então em Inglês?
Nem isso eu achei em livrarias nacionais!!![/quote]
Realmente, a prova de associado foi totalmente reformulada e agora é mais abrangente, está um pouco mais difícil…
Mas compre esse livro aqui: SCJP Sun Certified Programmer for Java 6 Exam 310-065 da Kathy Sierra e do Bert Bates, que o colega acima já te recomendou.
Procure nas lojas do Brasil, se não encontrar aqui é de certeza que encontra na Amazon Americana. Pode importar sem medo, livro não é taxado pela Receita Federal.
O único empecilho é que precisar de cartão de crédito internacional.
Só pra reforçar, que estudar pelo material antigo não é a melhor alternativa,
nessa thread: http://www.coderanch.com/t/570259/java-SCJA/certification/Java-OCA do Java Ranch
tem uma discussão onde o Bates fala que qualquer livro da antiga SCJA cobre apenas cerca de 30% da nova OCA.
Pessoal, colocaram um ótimo simulado JAVA no site http://www.iheadgo.com para quem está querendo tirar a Certificação.
Tem simulado de várias provas JAVA. Inclusive o site grava a evolução em gráfico dos seus estudos.
Gostei bastante e estou usando esse site para estudar para a prova 1Z0-804 - ORACLE Java SE 7 Programmer II que vou fazer.
[quote=andrestrindade] Boa tarde.
Eu gostaria de começar os estudos para a OCAJP 7. Existe algum material para este exame, em Português?
Googleando um pouco e procurando pelo fórum só encontrei bons materiais em Inglês.
Sei que a prova é em Inglês, e quanto a isso não vejo problema. Mas para os estudos gostaria mesmo de um material em Português.
Desde já agradeço.[/quote]Cara… eu estudei apenas utilizando o livro SCJP Sun Certified Programmer for Java 6 por Kathy Sierra & Bert Bates + simulados da Enthuware. Eu li em inglês mesmo, mas tenho certeza que essa edição existe em português.
O livro cobre todo o conteúdo do exame. Na verdade, o livro abrange um conteúdo maior que o da prova então, se pretende estudar com ele também, pode escapar alguns capítulos:
Capítulo 6 (Strings, I/O, Formatting, and Parsing): Focar no primeiro tópico desse capítulo. Não recomendo que ele seja deixado de lado, porém, não espere questões muito complicadas sobre manipulação de arquivos nesse exame. Nesse capítulo pode ser dada mais ênfase para a manipulação de Strings e as classes StringBuider e StringBuffer;
Capítulo 7 (Generics and Collections): Não é preciso ter conhecimento aprofundado sobre esse tópico nesse exame, mas sugiro dar uma lida no capítulo caso caia alguma pergunta conceitual como a diferença entre arrays e collections;
Capítulos 8 e 9 (sobre Inner Classes e Threads respectivamente): Podem ser deliberadamente pulados. Para o exame não é necessário estudar nenhum desses capítulos.
Recomendo que todos os outros capítulos sejam lidos e estudados na íntegra.
E, por último, faça algum simulado. Os do livro e do CD ajudam, mas não são como na prova. Sugiro que compre um simulado específico para a OCAJP para ter uma ideia de como é a prova e saber se está respondendo dentro do tempo esperado. Eu usei os simulados da Enthuware e achei muito bons! São mais difíceis que o exame em si. No simulado consegui a nota máxima de 88% e na prova real passei com um score de 93%.
O livro para a SCJA é voltado pra versão antiga das certificações. É totalmente diferente do modelo atual.