O que vocês acham da CPE?

Um amigo meu francês, que mora aqui no Brasil me respondeu.

O que você acha da Lei do Primeiro Emprego da França?

[quote=Adrien]Vão aí minhas reflexões de leigo em economia:

A lei do Primeiro Emprego é boa para as empresas porque implica em menor custo (menos imposto e flexibilização das leis trabalhistas).
Menor custo para as empresas implica em aumento de margem de lucro e/ou em menor preço de venda da mercadoria/serviços.
As empresas se tornam mais competitivas e geram mais valor para os stakeholders.

Até aí todo mundo concorda. O problema é na interpretação da palavra stakeholders.

Análise capitalista (stakeholders = toda a sociedade)
Empresas mais lucrativas crescem (novos produtos, novos mercados, novas empresas) e em conseqüência, gerem mais emprego.
Crescimento econômico gera benefícios para toda a sociedade.
==>Distribuição de renda

Análise anti-capitalista (stakeholders = acionistas)
Empresas mais lucrativas crescem e em conseqüência distribuem mais dividendos para os acionistas.
Crescimento econômico gera benefícios para os acionistas, que são os proprietários do capital.
==>Concentração de renda

Na opinião de Marx, os donos do capital têm a vida mansa, e os outros só servem para fazer trabalhar esse capital, a proveito dos primeiros. Não duvido disso.
Porém, acho que o capitalismo funciona se uma fatia crescente da sociedade se torna dono de capital.

Francês, pára de chorar e vá trabalhar para criar seu próprio capital, que daqui a pouco seu governo não consegue te dar nem o lenço para chorar.[/quote]