[quote=Thiagosc]
Tentando sair pela tangente?
Espera-se ganhar dinheiro vendendo software desde quando a empresa é uma desenvolvedora de software. Não se pode ganhar com o seu trabalho no open source? Se eu desenvolvo um sistema não é justo ser pago por isso? O seu tempo é grátis?
A IBM, a Oracle e outras só usam Linux e outros softwares para vender hardware e DBs, nada mais. O software core business deles é pago. Vide os softwares da Rational, WebSphere, DB2, Oracle, etc. É pago porque os desenvolvedores empregados para mantê-los não saem de graça.
O problema maior com opensource é que a partir do momento que outra pessoa tem o código, ela não precisa de você. Portanto uma empresa com mais recursos pode simplesmente se apropriar do seu trabalho, contratar desenvolvedores para mantê-lo e lhe dar um pé na bunda.
O opensource é tão ridículo que a Sun estava caindo pelas tabelas, e agora foi comprada pela Oracle.[/quote]
Não estou saindo de lugar nenhum.
Vária muito do que você considera vender um Software.
Se você for um dos desenvolvedores principais, você acha que qualquer empresa que resolve usar algum código Open Source, sai editando do nada? Você pega os códigos do Java e ao invez de editar os fontes dos seus projetos edita direto no JDK e JRE?
A venda de um software corresponde a 1 passo do lucro da empresa. Se você leu bem o que eu disse, a longo prazo um software pode render muito mais em alteração e manutenção do que o valor de sua venda.
Falando em Office, você paga (suposição), R$ 1000,00 por uma licensa.
Lindo maravilhoso, você instala, e existe algo que você gostaria que tivesse, então você vai la e sugere a mudança pra M$, se eles gostarem da tua ideia, eles vão por num proximo release, e você só tera essa mudança se adquirir uma nova licensa.
Agora imagine a seguinte situação:
Você tem um sistema open source, uma empresa se interessa e gostaria de uma versão customizada do sistema, com algumas modificações, e você cobra por customização. Depois por suporte e por ai vai.
Se você pretende fazer um software estilo o Office, ou estilo um Photoshop realmente Open Source não é o ideal.
Mas se for algum sistema empresarial, open source pode muito bem se encaixar.
Só discordo da visão do Open Source não da dinheiro, não leve a Sun como o unico caso, pois realmente eles só obtinham lucro atravez da vende de servidores (*a maior parte)
[]'s