Documentação = Javadoc + comentarios pertinentes ao negocio sempre atualizados.
Diagramas e documentos fora do sistema só ajudam a complicar já que ninguem irá atualiza-los e quando o fazem costumam escrever qualquer coisa para “se livrar”.
:arrow: Treinaria os gerentes e coordenadores para que eles saibam impor limites ao cliente (ja que desenvolvedor nao tem esse poder) . A maioria dos problemas surgem pois os superiores nao sabem ou nao conhecem a importancia de um processo bem definido com tempo suficiente para que os desenvolvedores nao estraguem os sistemas. Se depender do cliente tudo é para ontem, menos a qualidade do que é feito, resultando em retrabalho e manutenções cada vez mais demoradas e propensas a erros.
:arrow: Incluiria também em todas as equipes pelo menos 1 desenvolvedor senior para monitorar o que é feito, sugerir melhorias e acima de tudo programar.
:arrow: Implementaria par programming e removeria com o tempo os famosos desenvolvedores “donos” de sistemas.
:arrow: Incluiria um designer para os projetos, pois muita pog é causada por falta de conhecimento na parte visual pelos programadores.
:arrow: Incluiria padroes de codificacao como sun code convention, uso de ferramentas como checkstyle e adotaria o principio kiss em todos os projetos, retirando frameworks proprietarias e arquiteturas globais.
:arrow: Incentivaria um ambiente saudavel entre os desenvolvedores, removendo a famosa guerra do ego, recompensando aqueles que mais agregam a toda equipe e nao as estrelinhas.
:arrow: Incentivaria a pesquisa de melhores tecnologias e processos que agreguem valor a empresa.
:arrow: Testes unitarios? Nao existe sistema sem isso, apenas acochambrados de codigo que um dia caem ou ficam complicaos d+ para se manter.
:arrow: Colocaria uma maquina de refrigerante e doces a disposicao de todos. Quem nao trabalharia feliz com um chocolate nas horas de tensao?
Tudo que falei eu tento na medida do possivel implementar nas empresas em que presto consultoria, nem sempre consigo, mas com certeza consigo fazer as pessoas pensarem pelo menos no que proponho demonstrando com exemplos reais o ganho de cada mudança, pois não adianta nada ficar falando das maravilhas do mundo moderno sem provar.