[quote=Sparcx86]Fiz duas entrevistas esta semana, uma terça e outra quarta feira. Em ambas houve aquelas provinhas de seleção. Na primeira apenas de lógica, um teste padrão que eu já vi em outros lugares. Levei 40 min pra fazer depois fui pra entrevista, tudo bem deu pra engolir.
Agora na segunda… a prova tinha UML, Java, Logica matematica, redação e questões discursivas e isso pra contratar PJ! :lol: :lol: :lol: :lol:
Aquelas questões do tipo ‘o que aparece na tela’ e um codigo absurdamente maluco que voce nao usa na prática e se usasse teria uma IDE e um debug ativo pra ver o que dá. Este tipo de prova não seleciona nada! Na pratica voce nao faz nada de cabeça e no papel. Estas provinhas são osso duro de roer e pior pra empresa fuleira! :lol: [/quote]
Velho não seleciona nada mesmo, ou melhor, pra mim atualmente até seleciona. Seleciona a empresa que eu não quero trabalhar. Se eu chegar em um processo seletivo e já vierem com essas porra é alta a chance de eu já broxar com a empresa.
Acho que é até válido para testar junior, estags, etc…umas provinhas de 10/20 questões no máximo com lógica básica para ver se o cara é da área mesmo, se não é um cara de suporte que resolveu ir para desenvolvimento achando que Ti é tudo a mesma coisa.
De pleno pra cima, eu quero entrevistar a pessoa, e não o programador, preciso de caras que saibam conversar, que você possa ter confiança de mandar para um cliente ver um pepino, um cara que saiba se portar em uma reunião, e claro, com a experiência desejada, sendo que as vezes até relevo isso, por exemplo, se o cara for de Java e se candidatar a uma vaga em .NET, ou vice-versa, um cara bom pega a linguagem/frameworks rapidamente, hoje em dia tem tudo na internet, e não seria problema nenhum ensinar algumas coisas para o cara. Melhor do que pegar um cara que as vezes já sabe mas é de difícil relacionamento, relapso, laranja podre.
Claro, vc não vai contratar um cara supostamente bom, pagar um salário razoável e de repente o cara é um enganador, as vezes acontece desses caras do perfil clássico de enrolador que pingam de empresa em empresa a cada 2 ou 3 meses (que é o tempo que leva até cair a casa) passarem no processo, já vi muito disso por ai, mas eu pelo menos pego na conversa.
Eu gosto de cara que manja de sistema, e não de linguagem x ou y, isso pra mim é segundo fator de análise.
Obviamente tudo depende da vaga, da situação, as vezes mais emergencial, etc…mas via de regra eu não gosto, pra mim já é indicativo de empresas com RH’s fraquíssimos e gerentes desses montes que tem por aí, ou seja, bosta.