O que voce acha dessas provinhas de seleção Java?

Fiz duas entrevistas esta semana, uma terça e outra quarta feira. Em ambas houve aquelas provinhas de seleção. Na primeira apenas de lógica, um teste padrão que eu já vi em outros lugares. Levei 40 min pra fazer depois fui pra entrevista, tudo bem deu pra engolir.

Agora na segunda… a prova tinha UML, Java, Logica matematica, redação e questões discursivas e isso pra contratar PJ! :lol: :lol: :lol: :lol:

Aquelas questões do tipo ‘o que aparece na tela’ e um codigo absurdamente maluco que voce nao usa na prática e se usasse teria uma IDE e um debug ativo pra ver o que dá. Este tipo de prova não seleciona nada! Na pratica voce nao faz nada de cabeça e no papel. Estas provinhas são osso duro de roer e pior pra empresa fuleira! :lol:

[quote=Sparcx86]Fiz duas entrevistas esta semana, uma terça e outra quarta feira. Em ambas houve aquelas provinhas de seleção. Na primeira apenas de lógica, um teste padrão que eu já vi em outros lugares. Levei 40 min pra fazer depois fui pra entrevista, tudo bem deu pra engolir.

Agora na segunda… a prova tinha UML, Java, Logica matematica, redação e questões discursivas e isso pra contratar PJ! :lol: :lol: :lol: :lol:

Aquelas questões do tipo ‘o que aparece na tela’ e um codigo absurdamente maluco que voce nao usa na prática e se usasse teria uma IDE e um debug ativo pra ver o que dá. Este tipo de prova não seleciona nada! Na pratica voce nao faz nada de cabeça e no papel. Estas provinhas são osso duro de roer e pior pra empresa fuleira! :lol: [/quote]

Velho não seleciona nada mesmo, ou melhor, pra mim atualmente até seleciona. Seleciona a empresa que eu não quero trabalhar. Se eu chegar em um processo seletivo e já vierem com essas porra é alta a chance de eu já broxar com a empresa.

Acho que é até válido para testar junior, estags, etc…umas provinhas de 10/20 questões no máximo com lógica básica para ver se o cara é da área mesmo, se não é um cara de suporte que resolveu ir para desenvolvimento achando que Ti é tudo a mesma coisa.

De pleno pra cima, eu quero entrevistar a pessoa, e não o programador, preciso de caras que saibam conversar, que você possa ter confiança de mandar para um cliente ver um pepino, um cara que saiba se portar em uma reunião, e claro, com a experiência desejada, sendo que as vezes até relevo isso, por exemplo, se o cara for de Java e se candidatar a uma vaga em .NET, ou vice-versa, um cara bom pega a linguagem/frameworks rapidamente, hoje em dia tem tudo na internet, e não seria problema nenhum ensinar algumas coisas para o cara. Melhor do que pegar um cara que as vezes já sabe mas é de difícil relacionamento, relapso, laranja podre.

Claro, vc não vai contratar um cara supostamente bom, pagar um salário razoável e de repente o cara é um enganador, as vezes acontece desses caras do perfil clássico de enrolador que pingam de empresa em empresa a cada 2 ou 3 meses (que é o tempo que leva até cair a casa) passarem no processo, já vi muito disso por ai, mas eu pelo menos pego na conversa.

Eu gosto de cara que manja de sistema, e não de linguagem x ou y, isso pra mim é segundo fator de análise.

Obviamente tudo depende da vaga, da situação, as vezes mais emergencial, etc…mas via de regra eu não gosto, pra mim já é indicativo de empresas com RH’s fraquíssimos e gerentes desses montes que tem por aí, ou seja, bosta.

Eu acho ridículo tbm, uma vez fui fazer uma entrevista pra pleno, dentre todos os algoritimos recursivos que aviam lá, existia um que teria que ordenar um vetor linear em apenas uma iteração (eu sou Junior) po o cara pensa que somos idiotas…

Acho que a melhor maneira de entrevistar é ver os projetos que a pessoa já fez, DDD, Arquitetura, Design Patterns ver realmente se a pessoa esta por dentro das novidades…e mais outras coisa tbm…

Eu concordo com as provinhas que realmente vão no ponto que interessa. A prova tem que ser coerente com a vaga. Se o cara quer ser arquiteto tem que saber UML. Idem para seniors e plenos, mas o básico. É uma questão do nível de dificuldade da pergunta e não se deve ou não fazer. Deve fazer.
Para programador as provas estilo certificação são válidas (desde que não sejam ambiguas. Uma vez fiz uma prova que perguntava o que acontecia num cenário X, no java. O problema é que no java 5 seria de uma forma e no 6 de outra. A pergunta não pode ser ambigua)

Eu já apliquei essas provinhas e o resultado é muito bom. Dá para ver como a pessoa pensa e quais o seu nivel.

Eu discordo que o que interessa é a pessoa. Se o nível tecnico do cara não é relevante e só o bla bla bla interessa contraria jornalistas. Afinal eles são profissionalmente treinados para entrvistar pessoas. Se a pessoa se diz da área de sistemas e projetos tem que sim saber as tencologias. O que é OO, o que é Java, o que é uma JVM , O que é Spring, etc… pode ser que não interessa que a pessoa saiba usar na prática, mas conhecer a tecnologia não necessáriamente implica em ter usado. Por exemplo, se a pessoa é arquiteto ela deve saber se o uso de grovvy se aplica no cenário ou não. E se é gerente ela deve saber o custo e o risco disso. Se é analista ela deve saber o que groovy é para entender o lingo e o requisito que está sendo pedido e poder discutir de igual para igual, e assim vai.

Ha desculpa para a ignorância, mas não para a manutenção da ignorância.

Claro que se se pretende contratar um bombeiro ( o cara que resolve qq parada rápido , desde que com gambiarra) ok. Ai o que interessa é a estamina do cara e não o seu conhecimento tecnico. Mas se pretende contratar um profissional, a entrevista sim tem que ser árdua, e quando maior o nivel mais árdua. Um sênior tem que saber mais que um júnior, portanto se nem passa na prova do júnior, está fora. Esse cara se diz sênior, sem ser.

Cara seu eu fosse o entrevistado eu veria a curva de aprendizado desse cara tbm que acho super interessante, pois tem cara que tem mo tempão na area, se julga arquiteto, senior e tals e não sabe o que é Spring por exemplo, e claro entre diversas coisas tbm, participação em projetos open source seria bom tbm, eu acho que a segurança do cara na hora da entrevista tbm é uma boa…sei lá só minha opinião

A intensão das provas são totalmente justificáveis, o problema é que elas são normalmente mal elaboradas.
Hoje em dia as empresas pedem certificação Java Black Belt que é publico, aberto e grátis - http://www.guj.com.br/java/254362-participe-vc-tambem-da-certificacoes-java-knowledge-blackbelt

Boa tarde,

O pessoal que frequenta o fórum tira de letra a questão técnica. ^^

O que eu mais vejo, são as pessoas se queixarem da parte pessoal, na entrevista com a moça do RH, por exemplo. Deve ser por que o pessoal fica impressionado com as gostosas que os caras colocam na linha de frente, sasenhora!!! :stuck_out_tongue:

[]'s