O que usar na seleção de datas? jformattedtextfield ou combobox? [resolvido]

Olá…

Tenho um programa para modificar que gera um relatório, porém o usuário antes escolhia a data inicial somente como mês e ano e a data final era a data vigente. Agora ele pode inserir data inicial e final com dia mês e ano.
Gostaria de saber a opinião de vocês: o que é melhor nesse caso? Usar uma combo box para dia, uma para mês e uma para ano tanto final quanto inicial ou usar um JFormattedTextField?

Desde já agradeço a atenção…
zerotanker

JFormattedTextField

mas ai vai de gosto :slight_smile:

vlw

É muito mais produtivo ao usuário se vc deixar ele digitar a data. Esse negócio de escolher em combo é um pé no saco. Acho que combo deve ser usado para poucas opções e olhe lá !

Olá

Opinião sobre o quê? Como saber se sei a resposta do tópico com um título assim? E no futuro para procurar, como é que vai ser?

Por favor vamos colocar títulos mais explicativos nas mensagens.

[]s
Luca

Um field para o cara digitar a data por completo ou algum componente que gere aqueles calendariozinhos. Comboboxes para dia, mês e ano são um saco, pior ainda se for pra escolher duas vezes. :wink:

eu sempre uso formatted,

herdo formattedtextfield, adiciono os formatters e mando brasa.

tipo assim:

public class DateField extends JFormattedTextField {

public static MaskFormatter formatter;
    public static DateFormat format = new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy");

static {
        try {
            formatter = new MaskFormatter("##/##/####");
            formatter.setValueContainsLiteralCharacters(true);
            formatter.setPlaceholderCharacter('_');
        } catch(Exception ex) { ex.printStackTrace(); }        
    }

/** Creates a new instance of DateField */
    public DateField() {
        super(formatter);
    }

... BLA BLA BLA...

public void setDate(Date date) {
        this.setValue(null);
        if( date != null ) {
            setValue((String)format.format(date));
        }
    }

no getDate, voce ve o que fica melhor para voce, retornar nulo, validar na classe document, etc. O jeito mais bruto é botar um get e dar try no format do simpledateformat.

Usar combo é triste. Usar programa assim enche o saco

Po eu tenho um programa parecido mas ele usa um Spinner pra vc colocar a data.

[quote=Luca]Olá

Opinião sobre o quê? Como saber se sei a resposta do tópico com um título assim? E no futuro para procurar, como é que vai ser?

Por favor vamos colocar títulos mais explicativos nas mensagens.

[]s
Luca[/quote]

Opinião sobre o que acha melhor neste caso, combobox ou jTextField, achei que tinha ficado claro na minha dúvida…
Para saber a resposta é só acessar, achei que desta maneira poderia gerar mais visitas e quem soubesse poderia dar a sua opinião, caso não soubesse simplesmente saísse.
Sobre a busca, caso seja digitada uma palavra que existe na dúvida como por exemplo JFormattedTextField ou combo box a dúvida irá surgir da mesma maneira, por que o fórum faz as buscar usando também o interior do post, não só o título, que nesse caso é indiferente.

Abraço…

Gerar mais visitas?
Acredito que você queira qualidade e não quantidade em suas respostas…
Com um título : “Qual é sua opinião?” você só atrai indiferença de usuários e moderados do guj.
Que tal se no lugar de “Qual é sua opinião?” você colocasse algo como “Usar JFormattedTextField ou Combo box para campo data?”

Respondendo ao seu questionamento, fico com a maioria: JFormattedTextField.

JSpinner tbm é legal afinal vc tbm pode usar ele como JFormatedTextField.
Ou seja se o usuario não quiser usar o Spinner ele simplesmente digita a data q ele quer.

Se é para a felicidade geral do fórum, diga ao povo que o tópico teve o assunto alterado. :wink:

dae eu queria saber como validar a data no sistema e que naum to conseqguinto ele acita por exemplo 10/13/2003 e eu queria evitar isso e naum to conseguindo fazer sera que alguem pode me ajudar
vlw