O que são o PATH, JAVA_HOME e CLASSPATH?

oi!!
sou iniciante e tenho umas dúvidas, o que são o PATH, JAVA_HOME e CLASSPATH ?? as variaveis ???

gostaria de algo bem detalhado( se possivel)

para configura-las tem que usar esses respectivos nomes???
e o pq do % por exemplo em %JAVA_HOME% ???

obrigado!!!

Coe cara !!
tem uma secao em artigos e tutoriais aki no PJ (portal java) que fala sobre isso !!
e explica com setar !!
dah uma olhada lah !

ola amigo !! Bem vindo !!
naum li direito !! :slight_smile:

seguinte PATH eh um caminho !! vc seta isso pra digitar um comando em qualquer diretorio (no DOS) e poder executa-lo ! mesmo naum estando na pasta que tenha o executável.

JAHA_HOME eh onde o seu java foi instalado.
essas paradas todas sao setadas no autoexec.bat que eh um arquivo do windows

CLASS PATH eu naum sei explicar !!

espero ter ajudado um pouco !!

Esses bichinhos são encarregados de rodar java direitinho no pc! :wink:

Pelo que eu sei,
PATH é o diretorio absoluto onde está localizado o J2SE, ou qualquer outro. Voce deve configurar para compilar os seus arquivos .java pelo DOS ou SHELL.

CLASSPATH é o caminho onde estão as bibliotecas do Java, que você importa nos seus programas. Se voce não configurar o CLASSPATH, suas classes nunca irão localizar por exemplos os java.lang e java.util.

JAVA_HOME, não sei exatamente o que é.

Valeu.

oi!!!
obrigado pelas respostas, eu ja sei como configurar, a dúvida é mesmo oq se refere esses caminhos!!! se alguem souber mais algo, posta awe!!!

abrigado!!!

Cara, PATH é como o naim falou. Os arquivos que estiverem no diretório dessa variável podem ser chamados, mesmo que você não esteja naquele diretório.
Ex: SET PATH=C:\ARQUIV~1\BORLAND\CBUILD~1\BIN;C:\ARQUIV~1\BORLAND\CBUILD~1\PROJECTS\BPL;C:\j2sdk1.4.2_03\BIN;C:\Inprise\vbroker\bin

JAVA_HOME é onde o Java está instalado, Ex: C:\j2sdk1.4.2_03

Classpath é onde estão as bibliotecas do java. Se você quer usar servlets, por exemplo, tem que incluir o servlet.jar no classpath.

Quando você coloca entre %%, você referencia o conteúdo da variável:
javac -classpath %classpath% Teste.java será:
javac -classpath (diretórios do classpath) Teste.java

oi!!!
tipo, eu entendi o PATH mas o JAVA_HOME é usado em q ???sei q para indicar onde ele esta instalado, dê um exemplo de uso dele??!

no CLASSPATH eu tenho q indicar cada arquivo por exemplo .JAR ou a pasta inteira?? eu indiquei a pasta inteira e funciona!!!

esses nomes são padrão para o JAVA entender o significado, não posso por exemplo trocar o nome PATH por CAMINHO e etc???

obrigado!!!

da uma olhada aqui aqui