O que preciso saber sobre servlets e jsp?

Gostaria de saber o que querem que eu saiba quando anunciam uma vaga
e pedem jsp e servlets. (Eu sei que não pedem só isso, provavelmente mais algum framework e bd).

Isso para nível de estagiário ou, no máximo, programador jr.

Eu estou começando jee agora e seguindo pela apostila da caelum
e o livro headfirst-jsp.

Já dei uma estudada em mvc básico, request, response, agora vou começar listeners.
O que mais?

ps.: Estou perguntando para evitar conhecimento pouco útil.

Eu diria duas coisas:

-Aprender sobre o ciclo de vida de uma requisição e resposta, e;
-Jamais colocar um atributo variável na classe da servlet.

E sobre saber sobre estes dois que coloquei acima eu quero dizer para sair atrás pesquisando, estudando e debugando os "como"s e "por quê"s disso.

Caro colega,

A resposta a sua pergunta seria possivelmente Struts, Spring, Tiles, Validator, Hibernate, etc.

Essa raposa velha aqui diria o seguinte: não gaste energia em JSP.
Se você está começando, concentre-se em JSF… falaria para você estudar esse roteiro:

Server Glassfish - Sun/Oracle (ou jboss, da redHat)
Netbeans - Sun/Oracle (ou eclipse, ibm)

(minha opção por glassfish e netbeans recai pelo fato das empresas patrocinadoras, que tem mais cartucho a médio e longo prazo, apesar da IBM/Eclipse.)

Servlets
JSF 2.0 c/ facelets , c/ annotations
EJB 3 , c/ annotations
Hibernate 3, c/ annotations
Transações

Estamos iniciando uma transição de JSP para JSF c/ facelets (c/ xhtml). Creio não seria apropriado dedicar ao JSP neste momento, onde as empresas começam a querer utilizar o JSF. Pois bem, é verdade que a maioria utiliza JSP … mas entrar em projetos que utilizem JSP significa se prender a algo que não vai mais evoluir …

Se consegue ter uma leitura básica de inglês, uma recomendação é passar o The JEE 6 Tutorial - Vol1 da Sun . . capítulo por capítulo, principalmente a Web Tier.
Creio que arrumará melhor colocação a médio prazo.

até logo,
Romilson Carvalho