[quote=jcvijr]“Who loves process?”
RUP, já vai tarde…[/quote]
Segundo o Jacobson, vai ser em breve: “uns 10 a 20 anos, 30 quem sabe…”.
Gostei da palestra, mas , no final, fiquei com uma certa sensação de que, se eu passar a adotar - praticar ? - o EssUP, acaberei caindo em outra metodologia. O conceito fundamental, no entanto, parece-me correto - catalogar as melhores práticas de forma que um projeto em particular possa usar o conjunto que for mais adequado no contexto.
Hmm. Nada como ser consultor: falar o óbvio e ganhar uma boa grana por isto ;^). Acho que se eu fizer um levantamento aqui no GUJ mesmo em tópicos do tipo “o que é melhor, X ou Y ?”, a resposta típica será “depende”. Com o EssUP, seus problemas acabaram ! É claro que ainda será necessário escolher quais práticas serão utilizadas em um determinado problema… ops.
O EssUP promete ser uma mina de ouro para os consultores de processo: agora eles podem entregar uma metodologia vazia, entregar um catálogo de práticas e dizer “pegue as que gostar mais”. É uma bela sacada, pois quem contratou a consultoria de processo poderá dizer “implantei EssUP com sucesso !”. E será um sucesso duradouro ! Se um projeto ou outro der errado, a culpa será do “mix” de práticas, não do processo. Mais ou menos como ir num quilo da vida: os pratos individuais podem ser ótimos, mas, se você resolver misturar feijoada com sashimi é problema seu.
Falando sério, vejo como positiva a mudança do enfoque que o EssUP propõe, e ela será ouvida por vir de quem vem. No entanto, me parece que o ganho real só se dará na medida em que os tais “agentes” forem se tornando realmente inteligentes. O último slide mostra o logo de uma empresa ao lado da caixinha destes agentes (que se parecem incrivelmente com os “advisors” de jogos como o SimCity e Civilization). Acho que vale uma visita…
Enquanto isto não for realidade, o sucesso ou fracasso de projetos continuará a depender muito mais das pessoas envolvidas do que de qualquer outro fator. Lembrem-se: software ainda é artesanato comparado a outras atividades humanas.
[PS: Meu humor não está dos melhores hj. Se o post acima lhe pareceu meio carregado demais de cinismo/ceticismo, ignore-o]