Bem, pessoal, venho aqui para ver o que acham que eu poderia fazer. Tenho procurado outras oportunidades, mas sempre trabalhei em lugares onde existia a separação entre analistas e programadores, de forma que sempre desenvolvi através do que me passavam de documentação (fora alguns projetos que foram desenvolvidos na base do “go horse”, sem documentação e tal). Eu conheço os diagramas uml, design patterns e tal, já utilizei bastante os patterns nos projetos nos quais trabalhei mas, como disse, sempre apenas interpretando os artefatos para poder implementar. No caso dos patterns eu sempre os utilizei no código mesmo, criando as classes básicas do sistema e tal, mas não desenhava isso em uml. O que vejo agora é que na maioria das vagas é pedido um perfil de analista programador, e eles querem que a pessoa faça análise de requisitos também. Eu já tentei fazer estas funções em alguns projetos, mas não consigo me adaptar a isso. Eu não sei porque mas não tenho perfil para esta parte de análise, modelagem e tal, porém é o que o mercado tem pedido. Nas entrevistas eu sempre falo isso, que não tenho esse perfil de analista, e acredito que em algumas eu fui cortado por isso. Então o que fazer? Mentir falando que tenho este perfil quando não tenho? Ainda existem equipes nas quais alguém mais técnico tem espaço? Sei lá, talvez seja a hora de mudar de área…
Acho bom que você comece a praticar mais UML… No mercado de trabalho, quase nunca é como o funcionário quer, ele deve se adaptar às exigências da empresa, do contrário, é demissão… ou não admissão. Além do mais, trabalhar com requisitos é muito mais seguro, pois as chances de insatisfação do cliente com o sistema com certeza será muuuito menor…
Fica a dica.