O que eu preciso saber para ser proficiente em Java?

Olá pessoal, alguém poderia me dar alguma noção do que eu preciso saber para ser proficiente em Java? Meu objetivo é saber criar aplicações para web com Java.

Valew

Ola, saber é muito relativo, á diversas tecnologias no mercado e não há como ser expert em todas.
Vc precisa ser muito BOM em alguma delas e ter anos de experiência.

Basicamente é o conteúdo das certificações OCAJP e OCPJP:

• tipos primitivos, tipos de referência, arrays, classe String e classes relacionadas (StringBuffer, StringBuilder, etc.)
  • estruturas de controle if, for, while, switch-case
  • orientação a objetos - isso você precisa conhecer muito bem - como criar classes, interfaces, diferença entre extends e implements, herança, classe abstrata, classes internas, aninhadas e locais, etc.
  • tratamento de exceções, bloco try-catch, exceções checadas/não-checadas, principais exceções
  • Collections API - List, Set, Map e suas principais implementações
  • I/O API
  • Threads
  • JDBC

esse conteúdo é o “core” da linguagem Java. Por experiência pessoal, digo que vale muito a pena gastar um tempo nesse conteúdo antes de partir para frameworks Web pois eles são a base da plataforma Java. Conhecendo bem esse “core” fica muito mais fácil migrar de um framework para outro.

2 curtidas

Conhecimentos fundamentais do core Java:

• OOP
  • Sintaxe de linguagem Java
  • Recursos avançados: polimorfismo, generics, enums, exceptions, collection e etc
  • Java 8, FP, Lambda, stream
  • Threads
  • JDBC
    Se tiver interesse, veja pacote de cursos que cobrem todo esse core - https://for-j.myedools.com/java-se-p1

Depois disso vc vai para produtos JEE…