Sou programador já faz 7 anos. Este tempo todo programei apenas em Java, e domino bem as tecnologias e metodologias que mais são pedidas no mercado (JSF, EJB, Spring, Hibernate, Maven, TDD, Scrum, JBoss, Javascrit, JQuery…)
Sempre gostei de ver o que estava bombando no mercado e me atualizar, mas confesso que já faz quase 2 anos que me acomodei e parei de correr atrás.
Por isso gostaria de sugestões do que poderia estudar para me atualizar. O que está em alta no mercado hoje que valeria a pena dar uma olhada? (de preferência algo que me ajudaria a ter um aumento no salário também)
Eu particularmante gosto muito de integração de sistemas, ai nesse topico entra REST, Computação assíncrona (JMS por exemplo). Apache Camel ou Spring Integration é bem bacana, seja pra integração através de eventos ou uma mudança arquitetura na própria aplicação.
Outro assunto muito discutido é a utilização de noSQL, com muitas oportunidades de aplicação. Sem falar de bigdata e map-reduce (HADOOP).
Implemento algumas rotinas que rodam nos bastidores tb, e utilizo computação em batch (Spring batch).
Pesquisa e indexação textual é muito interessante, uso muito lucene e Solr.
Esses são os temas que ocupam meu tempo.
Espero ter ajudado.
Grande abraço
Programação orientada a aspecto
NOSQL
NewSQL
Big Data
Big Analisys
MVP
MVVW
MVW
html 5
Java EE7
Java 8[/quote]
HTML 5, Java EE 7 e Java 8 ?..tá né.
Lean, bom dia. Como trabalha com JEE, procure entender e conhecer profundamente a especificação JEE 6, como um todo.
Outro ponto interessante, é estudar métodos ágeis e/ou aperfeiçoar seus conhecimentos nos mesmos. Como Kanban e Scrum.
Sobre o aumento de salário, isso é bem relativo. Aumento de salário onde está ou em uma nova oportunidade ? Esse é um ponto em que você deve se perguntar.
Outro aspecto importante, queres continuar se especializando na área técnica ou quer seguir para a área de gestão ? Você poderia colocar em seu radar cursos de pós-graduação, especializações. Outro ponto, você é fluente em inglês ? Senão é, comece a se preocupar com isso.
Por fim, não esqueça que o aumento de salário, principalmente no ambiente atual de trabalho, não é somente o que tem escrito no seu CV.
Seu método de trabalho, rendimento, resultados apresentados entre outros também (devem!) serão analisados e considerados na hora de avaliar isso, bem como a importância dos projetos em que você atua bem como sua participação nos mesmos.
estou na mesma que vc, como vc ja tem esse tempo de vivencia em java, entao vc vai tirar de letra tudo que o pessoal falou ai em cima, o negocio é focar em outras areas, como por exemplo entrar no mundo SOA, #ficaadica
NoSQL - quando utilizar e porque
Backbone.js/Angular.js/Ember.js - quando utilizar e porque um e naum outro
Design Responsivo - quando utilizar, faz responsivo ou faz uma app para cada resolução de tela
HTML5
Arquitetura Rest
Scala - quando utilizar
Por que não Ruby on Rails/Sinatra ou Python, as vezes não adianta matar mosca com basuca, pode utilizar algo mais simples.
BigData
Sou programador já faz 7 anos. Este tempo todo programei apenas em Java, e domino bem as tecnologias e metodologias que mais são pedidas no mercado (JSF, EJB, Spring, Hibernate, Maven, TDD, Scrum, JBoss, Javascrit, JQuery…)
Sempre gostei de ver o que estava bombando no mercado e me atualizar, mas confesso que já faz quase 2 anos que me acomodei e parei de correr atrás.
Por isso gostaria de sugestões do que poderia estudar para me atualizar. O que está em alta no mercado hoje que valeria a pena dar uma olhada? (de preferência algo que me ajudaria a ter um aumento no salário também)
[/quote]
Sobre aumento de salario a forma mais fácil é mudar de empresa, mas deverá estar atualizado sim na parte web pelo menos.
O pessoal deu muitas dicas boas. Para escolher depende um pouco das suas expectativas… por exemplo, se quiser estar à frente e buscar oportunidades em empresas modernas, vai na linha do noSql, Big Data, linguagens como Python e Scala, novas tendências em user-interface, etc . Já se seu negócio é o mundo corporativo, você tem o perfil “terno e gravata”, entre de cabeça no SOA.
A propósito, você não menciona nada sobre livros, mas é bom aproveitar o tempo também para tirar o atraso em relação à literatura “clássica” do desenvolvimento de software… veja alguns títulos que estejam pendentes e dê uma atenção a eles. Por exemplo: Effective Java, Pragmatic Programmer, Clean Code, Design Patterns, DDD, TDD, etc.
[/quote]
Talvez fosse questão de sorte vs. oportunidade vs. momento vs. etc[color=red] [/color], contudo, conheço muitos kras q ganham fora do normal a partir da plataforma IBM q é bem ampla alguns nomes poderia citar WebSphere e JRule…
[/quote]
Eu trabalho com java há 8 anos e também não tenho me atualizado muito nos últimos tempos. Na verdade acho que estou meio cansado de ficar estudando as coisas novas, até porque é tudo pra fazer a mesma coisa. Você aprende um framework web novo pra fazer tela de cadastro de novo, aprende um novo mecanismo de persistência para gravar/ler dados de uma fonte de dados (de novo), ou seja, é sempre uma forma diferente de fazer a mesma coisa. O que eu resolvi fazer é voltar a estudar coisas de ciência da computação que eu sempre gostei, como melhorar meus conhecimentos em algoritmos, computação gráfica, compiladores, programação concorrente etc. Se eu vou ganhar algo (financeiramente falando) com isso? Eu realmente não sei, mas pelo menos eu saio desse mundo crud. Além disso, estas outas coisas que voltei a estudar eu tenho implementado em python, que é uma lignaugem que utilizo há menos tempo. Tenho evitado fazer em java, para poder aproveitar e me aprofundar melhor em outra linguagem. Já os frameworks pra fazer crud da vida eu só estudo quando vejo que precisarei dele em algum projeto, até porque como eu disse anteriormente, será apenas mais do mesmo.
mistico, pq não está tendo profissional qualificado no mercado e em relação a salario hj por exemplo SP, dificil vc achar uma vaga para java senior que paga mais do que R$60,00 a hora e um profissional soa o valor da hora é a partir R$ 80,00(esses valor como PJ)
Valeu pelas idéias galera, deu pra dar uma boa esclarecida já.
Decidi começar com NoSQL, já comecei a ler um livro que se chama “Seven Databases in Seven Weeks”, ta bem interessante por enquanto e recomendo.
Outra coisa, alguém pode me confirmar se SOA está em alta mesmo? Utilizando ESBs mesmo?