Sou programador já faz 7 anos. Este tempo todo programei apenas em Java, e domino bem as tecnologias e metodologias que mais são pedidas no mercado (JSF, EJB, Spring, Hibernate, Maven, TDD, Scrum, JBoss, Javascrit, JQuery…)
Sempre gostei de ver o que estava bombando no mercado e me atualizar, mas confesso que já faz quase 2 anos que me acomodei e parei de correr atrás.
Por isso gostaria de sugestões do que poderia estudar para me atualizar. O que está em alta no mercado hoje que valeria a pena dar uma olhada? (de preferência algo que me ajudaria a ter um aumento no salário também)
Eu particularmante gosto muito de integração de sistemas, ai nesse topico entra REST, Computação assíncrona (JMS por exemplo). Apache Camel ou Spring Integration é bem bacana, seja pra integração através de eventos ou uma mudança arquitetura na própria aplicação.
Outro assunto muito discutido é a utilização de noSQL, com muitas oportunidades de aplicação. Sem falar de bigdata e map-reduce (HADOOP).
Implemento algumas rotinas que rodam nos bastidores tb, e utilizo computação em batch (Spring batch).
Pesquisa e indexação textual é muito interessante, uso muito lucene e Solr.
Esses são os temas que ocupam meu tempo.
Espero ter ajudado.
Grande abraço
Programação orientada a aspecto
NOSQL
NewSQL
Big Data
Big Analisys
MVP
MVVW
MVW
html 5
Java EE7
Java 8[/quote]
HTML 5, Java EE 7 e Java 8 ?..tá né.
Lean, bom dia. Como trabalha com JEE, procure entender e conhecer profundamente a especificação JEE 6, como um todo.
Outro ponto interessante, é estudar métodos ágeis e/ou aperfeiçoar seus conhecimentos nos mesmos. Como Kanban e Scrum.
Sobre o aumento de salário, isso é bem relativo. Aumento de salário onde está ou em uma nova oportunidade ? Esse é um ponto em que você deve se perguntar.