Caros, boa noite.
Sou das antigas e não estou muito antenado com as novidades, as modinhas e os frameworks milagrosos da vez. Já teve o tempo do Struts, do JSF, do VRaptor e inúmeros outros. Nunca fui muito adepto a frameworks do lado do servidor…
Queria saber de quem está na indústria, o que está na moda no momento em Java para Web e o que casa bem com a tecnologia em questão do lado do cliente.
Quero dar uma reciclada… Ficar no ambiente acadêmico faz a gente ficar um pouco por fora das novidades…
Obrigado!
1 curtida
Acredito que hoje seja o spring ou o Quarkus.
Eita, agora que li direito a parte “do lado do cliente”. Do lado do cliente msm são as libs e frameworks js como VueJS, React e Angular mesmo.
No backend que vejo muito de spring, e vejo alguns colegas falando do Quarkus.
Ah, legal Lucas. Quanto ao Spring, eu já suspeitava mesmo… Já usei um pouco o Spring MVC e bastante outras partes do projeto.
Srs. me permitam entrar nesse papo… sou iniciante peguei o java basico, passei pelo JSP de leve e decidi pular o JSF, e como o colega falou acima, se fala muito em Spring… O curioso é perceber que dentro das versão do Spring tem mudanças e sempre fica aquele questionamento: a capacidade de se envolver com versões legadas…
existe uma trilha diferente de Hibernate, JPA e Spring Data a ser sugerida?
Obrigado.
JdbcTemplate, que é mais leve e flexível pra quem nao gosta de modelagem orientada a objetos, sempre trabalhando diretamente com SQL e diretamente com DTOs sem classes de entidades, montando a estrutura de dados conforme a funcionalidade a ser atendida. Nao que nao seja possível trabalhar com modelo OO nele, mas ai acaba sendo mais adequado JPA/Hibernate.
1 curtida
Agora te entendi @javaflex . Eu tentei num modelo OO utilizar jdbctemplate e ficou muito mais trabalhoso que JPA, SpringData. Fazer aqueles monte de mapeamentos… principalmente trabalhando com “nested objects”. Realmente se o domínio é modelado orientado a objetos o mais simples é JPA-SpringData com JPQL.
Isso. Se vai trabalhar com modelo OO, Spring Data JPA com Hibernate é o ideal. Como nao prefiro modelo OO por ser muito burocrático, entao Jdbc Template é muito melhor pra mim, menos overhead. Sempre uso BeanPropertyRowMapper pra mapear automaticamente o resultado do meu SQL pra um DTO, mantendo mesmos nomes entre alias de campos do SELECT e atributos do DTO Java.
1 curtida
Perfeito! Na modelagem OO evito usar criteria. Acho que as linguagens declarativas como SQL e JPQL são muito mais produtivas.
achei esse bate papo q vai nessa linha…
(vou postar achando q não tem treta…)
2 curtidas