O que é preciso saber de Java para programar para Android

Olá.

Gostaria de saber, o que preciso saber de Java para programar para Android.

E também, se saber JEE para desenvolver aplicações pra web, etc, é um bom adicional para um programador Java.

É necessário escolher apenas uma dessas áreas? Ou um programador Java deve saber de várias.

Obrigado.

[quote=mpn_zep]Olá.

Gostaria de saber, o que preciso saber de Java para programar para Android.

E também, se saber JEE para desenvolver aplicações pra web, etc, é um bom adicional para um programador Java.

É necessário escolher apenas uma dessas áreas? Ou um programador Java deve saber de várias.

Obrigado.

[/quote]

Se você quer desenvolver para Android então você tem que estudar a plataforma Android, que por sorte do destino (marketing do Google) utiliza a linguagem Java. Assim, o que você realmente precisa conhecer é a linguagem Java em si: classes, objetos, interfaces, herança, etc. Se o seu objetivo é desenvolver app’s Android, você pode deixar o JEE/JME de lado.

Quanto às outras perguntas … Bom, o problema não é conhecer Java, .NET, Ruby ou seja lá o que for. O que diferencia um bom programador da média não é a quantidade de plataformas, frameworks ou linguagens que ele conhece, mas o sim o conhecimento sobre computação de maneira geral: lógica de programação, algoritmos, sistemas operacionais, bancos de dados, redes, sistemas distribuídos, etc. Quando se conhece bem esses conceitos é relativamente fácil migrar de uma plataforma para outra.

Legal…

Mas, não sei até que ponto o desenvolvimento pra Android vale a pena.

Será que não é uma carreira mais segura JEE?

Alterando o assunto principal do topico, mas respondendo sua pergunta:

O mercado JEE tá bem mais estável e consequentemente mais seguro, mas por existir a MUITO mais tempo
Android é um mercado que está saindo agora, e que pode ou não ser um mercado que cresca.

Recomendo estudar JEE e ter os conhecimentos ali pra desenvolver uma aplicação android também…
Como o rmendes disse, se você sabe os paradigmas da programação, algoritimos, lógica de programação, voce acaba pegando qualquer linguagem que vier facilmente.

Eu nao sei programar em android, mas sei que se eu pegar um dia pra estudar, vou conseguir fazer alguma aplicação.

Obrigado.