Bom dia / Boa tarde a todos.
Seguinte: recentemente tive um problema e perdi uma vaga de programador em uma multinacional. Aqui vem minhas questões sobre JavaScript:
1 - É uma linguagem orientada a objetos (POO)?
2 - Se é, como definir dentro de JavaScript os principais conceitos de POO (polimorfismo, encapsulamento e herança)? Por exemplo em java, herança se usa com EXTENDS, encapsulamento com public, private e protected e polimorfismo as vezes com INTERFACES.
3 - Existe um modo de “utilizar” .js fora das paginas HTML (e não estou falando disso: type=“text/javascript” src=“exemplo.js”)? Vi (e por isso também levei bordoada na entrevista) que é possível usar .js fora do HTML, como por exemplo um arquivo .css é possível se utilizar com JavaFX para definir estilos de botão, fonte, background e por ai vai…)
4 - E por fim o que “dá mais resultado”? jQuery? JavaScript puro? Digo o que tem resposta mais rápida em termos de uso, aprendizado ou mesmo funções e conceitos?
Desde já obrigado por quem puder responder. E minhas desculpas aos moderadores caso esse não seja o fórum correto.
Ogrigado.
cara vc esta postando o seu trabalho de faculdade?
estamos falando de que versão de javascript? pq ecmascript 6 é bem diferente.
1/2. javascript tal qual roda no browser é uma linguagem orientada a prototipo. ela pode ter a mesma semantica as vezes que objetos ( tem construtor, metodo, etc ) mas vc precisa fazer umas XUNXAS pra encapsular ou usar herança ( basicamente vc tem que copiar os metodos )
-
javascript vc usa em qq coisa q interprete javascript. Flash Media Server usa nas aplicações de stream de video, com JScript vc pode rodar no desktop windows. Node.js é um exemplo de rodar no backend. vc pode rodar um interpretador js no java com a API de Scripting do java 6, etc
-
usar jquery economiza umas boas horas, mas sem um bom conhecimento de js ( por exemplo, o this é algo que depende de que contexto vc esta ) vc pode ficar preso um bom tempo ate resolver o problema. na verdade vc precisa conhecer web, html, http, css bem pra usar tudo isso junto. demora tempo. pratique desde ja.
cara obrigado e desculpe tanto tempo em responder. Não tem nada a ver com faculdade. Essas perguntas me foram feitas numa entrevista de emprego para uma multinacional. Grande! E isso me derrubou. Era uma vaga para desenvolvedor Java Web. E ainda em Inglês! Por não não responder a isso e por não responder sobre “vi” (editor texto Linux) não avançou. É dificil porque era home-office, uma série de beneficios e por ai vai. Conhecia o básico (bem básico mesmo) do tipo verificar se algo esta em branco (como uma caixa de texto)…sei que isso é muito básico mesmo. De qualquer forma obrigado. Voltei a estudar e vou ver o que há de mais atual em JS. Até!