Por favor me expliquem o que e relacionamento heuheueh, eu tenho um projeto para entregar para faculdade, e pensei q tinha feito um relacionamento, mais o professor disse que nao era, por exemplo, eu tenho uma classe cliente, uma classe funcionario, e uma outra chamada pessoa, nas classes cliente e funcionario, eu estou usando todos os atributos com seus respectivos metodos get e set da classe pessoa, esses atributos estao como protected, eu num sei se o professor esta enganado ou nao entendi o que ele realmente ké! :?:
Pelo que vc descreveu, vc fez uma herança. Onde a classe Cliente e Funcionario (subclasse) herda da classe Pessoa (superclasse). Se vc isso mesmo, está correto, pois um relacionamento pode ser associações (composição ou agregação), herança (generalização) e etc.
Blz
Quanto ao atributos protected isso é p/ encapsular o codigo.
P/ vc so poder acessa-los por metodos set/get, p/ impedir um uso indevido deles.
Por ex, se vc tem um atributo idade vc tem que impedir que alguem sete ele com um valor negativo.Então no metodo setIdade vc protege esta condição e como ele é protected ou ate melhor private ninguem pode acessa-lo diretamente e setar com um valor indevido,