A todos um bom dia, boa tarde e boa noite. Sou novo aqui no forum, mas já vinha lendo o conteudo desde de muito tempo, ja que muitas das minhas dúvidas eram sanadas só apenas lendo o conteúdo deste e de outros foruns por ai, mas desta vez não encontrei nada referente a uma questão que já faz um tempo que estou observando, mas só se discute a funcionalidade, mas não a utilidade.
Então a pergunta pertinente que tenho é se a funcionalidade do protected é realmente útil?
Pois até agora não vi nenhuma vantagem em usar tal recurso, no caso privado na classe mãe e público nas classes filhas e até hoje não vi uma implementação que mostrasse uma real utilidade deste recurso, já que em todas as csituações um public já resolveria muito bem.
Se ao menos funcionasse como privado na classe mãe e publico apenas dentro das classes filhas, mas privado na instancia, seria legal, no caso o seguinte escopo:
abstract class ClasseMae {
protected int getSoma(){
return 2+2;
}
}
public class ClasseFilha {
public int getDivisao() {
return this.getSoma/2;
}
}
public class Main {
public static void main(String[] args) {
ClsseFilha classe = new ClasseFilha();
// Isto seria possivel
classe.getDivisao();
// Mas isso daria erro
classe.getSoma();
}
}
Então é sobre isso que gostaria de saber na opnião de vocês, já que muitos aqui tem bem mais tempo e experiência em java e OO do que eu, outra coisa é se existe tal recurso que descriminei acime em Java, pois este é um recurso que sinto muita falta.