O titulo deste topico já diz uma tendencia que há alguns anos tem se repetido nas diversas fábricas de software mundo afora, e até mesmo em projetos outsourcing.
Acreditando que haveria maior produtividade muitos gerentes assumem a postura de hierarquizar o desenvolvimento de sistemas na seguinte cadeia:
Analistas de requisitos levantam as necessidades do cliente, batem papo, fazem entrevistas, em algus casos até mesmo reversas de codigos fonte antigos em ultima instancia.
Arquitetos de software, sempre muito arrogantes com nariz em pé, belos ternos e um monte de conversa fiada a respeito de design patterns montam uma especificação técnica, diagramas e muitas informações que traduziriam o que o analista de requisitos levantou para uma linguagem técnica. O problema começa ai…
Depois deste cara, quem irá botar a mão na massa mesmo será um pobre programador, que nos dias atuais é chamado desenvolvedor. Mas neste esquema esse sujeito não pode ser chamado desenvolvedor pois ele não desenvolve nada. Ele apenas irá traduzir para a tecnologia especifica seja java, perl, php, bpel ou o que for definido na arquitetura do projeto.
Este sujeito na opinião dos gerentes não deve pensar e sim apenas seguir o que já foi estabelecido na cadeia superior.
Até ai não haveria problema a não ser pelo fato de que esses profissionais não são estagiarios ou iniciantes, muitas vezes eles sim tem curso superior em analise de sistemas, mas talvez por não terem o mesmo papo do arquiteto de falar termos dificeis e de colecionar certificações a esmo não tem a mesma oportunidade de definir as coisas…
Esta hierarquia de linha de produção além de ser uma proposta burra desperdiça talentos, pois quem é que aguenta ficar apenas traduzindo codigo sem entender nada do que está trabalhoando? Sem saber qual o contexto do que esta fazendo dentro de um ambiente maior corporativo? Sem falar que isso só leva a estagnação pessoal, já que voce não poderá sair de desenvolvedor para arquiteto jamais pois não tem essa expertise na visão dos gerentes. Sempre que houver uma oportunidade de promoção irão preferir trazer alguém de fora ao inves de tirar alguem da programação… :roll:
Afinal de contas porque arquiteto não pode desenvolver? Quem foi que disse que eles só tem que ficar criando documentos, reclamando de coisas e ficar falando bonito? :x
Arquiteto que se preza tá ali junto desenvolvendo e construindo, auxiliando os demais. Em tese é um desenvolvedor senior. E na minha visão é assim que deve ser.