"O Papel Estratégico do Arquiteto de Software"

Prezados,

O IGTI disponibilizou um vídeo com o resumo de uma palestra recente sobre o Papel Estratégico do Arquiteto de Software.
O vídeo é pequeno, mas oferece insights interessantes sobre o tema.

Segue o link do vídeo:

http://www.institutogti.com.br/noticia/palestra-sobre-arquiteto-de-software-projeta-carreira-em-ti

Um abraço,

Ana Santos.

Prefiro essa visão de arquiteto : http://martinfowler.com/ieeeSoftware/whoNeedsArchitect.pdf

por que?

Arquitetura Corporativa e Arquitetura de Referência, já é um problema em si só, pq ?
Se a idéia de termos conhecimento em diversas ferramentas, e que cada ferramenta serve para um propósito específico, qual o intuito de “generalizar” uma ferramenta(ou conjunto delas) para se aplicar em todos os problemas da empresa ?
Outro item conflitante na minha opinião, é que as decisões devem ser centralizadas, eu acho que se apenas uma pessoa decide, automáticamente estou dizendo que os meus companheiros não tem capacidade de tomar essas decisões tambem, isso além de desmotivar um time, faz com que as pessoas não evoluam tecnicamente ficando sempre sujeitas as decisões de uma única pessoa.
E tendo apenas uma pessoa decidindo, normalmente ela vira gargalo do time, fazendo com que essa pessoa se afaste cada dia mais do desenvolvimento, que acarretará em outros problemas relacionados à escolhas técnicas em que nunca teve prática, transformando cada vez mais a pessoa nos arquitetos powerpoint…
Maaaass… Essa é a visão da minha experiência (inclusive como arquiteto) outras pessoas podem discordar.

abraço !

E aí Reinaldo, tudo tranquilo?

Concordo emp partes com a tua explanação.

Eu questionei sobre a preferência sobre a definição do papel de arquiteto entre os 2 artigos. Eu não vi problemas na primeira definição que deva ser repreendida. Ao meu entender Arquitetura Corporativa não é Arquitetura de Referência (aargh), mas sim, é como a empresa está organizada ou se organiza.

Aberto a críticas!

Abraço!

Entendi !
O ponto principal na minha opinião realmente é a centralização das coisas na mão do arquiteto, eu acho que em toda equipe temos que ter pessoas experientes, mas não deixar a decisão somente pra ela, isso tem que partir de todos.

Com certeza. Acredito que a definição de uma arquitetura deva envolver vários integrantes da equipe de um projeto, não só desenvolvedores, mas equipe de análise, gerência também. Uma arquitetura nunca sai sem ter o “macro escopo” do projeto pronto.

[]'s

[quote=reinaldob]Arquitetura Corporativa e Arquitetura de Referência, já é um problema em si só, pq ?
Se a idéia de termos conhecimento em diversas ferramentas, e que cada ferramenta serve para um propósito específico, qual o intuito de “generalizar” uma ferramenta(ou conjunto delas) para se aplicar em todos os problemas da empresa ?
Outro item conflitante na minha opinião, é que as decisões devem ser centralizadas, eu acho que se apenas uma pessoa decide, automáticamente estou dizendo que os meus companheiros não tem capacidade de tomar essas decisões tambem, isso além de desmotivar um time, faz com que as pessoas não evoluam tecnicamente ficando sempre sujeitas as decisões de uma única pessoa.
E tendo apenas uma pessoa decidindo, normalmente ela vira gargalo do time, fazendo com que essa pessoa se afaste cada dia mais do desenvolvimento, que acarretará em outros problemas relacionados à escolhas técnicas em que nunca teve prática, transformando cada vez mais a pessoa nos arquitetos powerpoint…
Maaaass… Essa é a visão da minha experiência (inclusive como arquiteto) outras pessoas podem discordar.

abraço ![/quote]

Uma motivação de uma arquitetura de referência é reduzir riscos através da formalização e reuso do conhecimento adquirido em experiências anteriores. Patterns anyone? Não vamos jogar o bebê fora junto com a água do banho…

Sobre centralização de decisões, em qualquer sistema, se as decisões/responsabilidades são excessivamente distribuídas, ele se torna incompreensível. Logo, deve haver um equilíbrio entre centralização e distribuição no processo de tomada de decisão dentro de equipes saudáveis.