Clark, pra ficar bem claro, vc tem que ter em mente que o Java SE é um conjunto de especificações.
A página abaixo contém as especificações da linguagem de programação Java e da máquina virtual Java desde a versão Java SE 6 até a mais recente, o Java SE 15.
https://docs.oracle.com/javase/specs/
E abaixo está o link para a especificação da API da biblioteca padrão do Java SE 15.
https://docs.oracle.com/en/java/javase/15/docs/api/index.html
Estas especificações são criadas pela comunidade através de um processo chamado Java Community Process. Eu ainda não entendo completamente como ele funciona, mas sei que ele permite que empresas e pessoas participem da evolução da plataforma Java.
https://www.jcp.org/en/home/index
O OpenJDK é uma das implementações do Java SE. Mas ela é especial por 2 grande motivos:
- É a única implementação aberta para a qual a Oracle contribui ativamente.
- Possui uma licença compatível com as diretrizes do Free Software, o que permite que toda a comunidade contribua com o projeto de forma independente, mesmo se a Oracle decidir deixar o projeto algum dia.
https://openjdk.java.net/
O problema do OpenJDK é que ele é distribuído apenas na forma de código fonte, ou seja, não há um arquivo executável que vc instala no seu computador, mas isso não é um problema porque:
- Há várias distribuições Linux que compilam e disponibilizam várias versão do Java SE nos seus repositórios oficiais prontinhos para serem instalados e usados.
- A própria Oracle oferece executáveis do OpenJDK aqui: https://jdk.java.net/
- Há outras iniciativas da comunidade que fornecem instaladores do OpenJDK como o projeto AdoptOpenJDK que o @j-menezes sugeriu.
Na minha opinião, o AdoptOpenJDK é atualmente a maneira mais facil de instalar o OpenJDK na sua máquina. Lá no site tem instaladores desde o Java 8 até o Java 15. O mais legal desses instaladores é que, no Windows, ele configura o Path automaticamente pra vc, o que facilita bastante pros iniciantes.
Eu encontrei este vídeo que ensina como instalar. Ele mostra como instalar o Java 14 (que era o mais recente no momento em que o vídeo foi postado), mas os passos são os mesmos para instalar o Java 8 ou o Java 15. O cara do vídeo parece ser Português, mas é simples de entender as instruções que ele dá.
Algumas considerações:
- Esquece o Java 7.
- É possível instalar o Java 15 e seguir tutoriais do Java 8 sem problemas, então vc decide se vai instalar a versão mais recente ou a versão 8 mesmo.
- Muita coisa mudou desde 2014 quando o Java 8 foi lançado. Naquela época o Oracle JDK e o OpenJDK não eram totalmente compatíveis e muitos preferiam o JDK da “dona” do Java. Atualmente há quase nenhuma diferença entre eles e os 2 seguem o mesmo ciclo de lançamento.
- Falando em ciclo de lançamento, agora uma nova versão do Java é lançada a cada 6 meses. Atualmente estamos no Java 15, em março de 2021 sairá a 16 e em setembro sairá a 17.
- Vc verá muitos incentivando a instalar a versão 11, isto porque ela é o que chamamos de versão LTS, uma versão que terá suporte por vários anos antes de se tornar obsoleta. É que funciona assim: hoje estamos na versão 15, se algum problema sério for encontrado nesta versão ela receberá uma atualização para corrigir este problema, porém, quando a versão 16 for lançada, a versão 15 deixará de ser atualizada. Para continuar recebendo atualização, vc precisa migrar para a versão 16 e assim sucessivamente. Mas a versão 11, apesar de ter sido lançada em 2018, continua recebendo atualizações até hoje e continuará recebendo até ano que vem quando a versão 17 será lançada e se tornará a nova LTS.