caindo de paraquedas: citaram essa thread hoje no grupo .netbr e vim ler. Nossa muitos posts desde o inicio da thread, mui longa.
(PS: eu crei a conta no GUJ semana passada, só não a tinha usado ainda. É que eu leio mais do que escrevo)
Beleza, eu fiquei assustada que o Kiko tenha começado essa thread (e abandonado depois), eu conheci o Kiko, apesar dele provavelmente não lembrar quem eu sou, quando eu andava só com “povin de java” e quando eu trabalhava com Grails, na época eu nem me misturava muito com “comunidade” MS. E na época eu li um texto do Kiko onde ele dizia que não havia bala de prata. Usei as palavras dele mutias vezes em discussões, pois eu acreditava no que ele tinha dito.
Pois bem, uns 2 anos depois o vejo iniciando essa discussão que, sinto muito, já deu o que tinha que dar. Sério. Todo mundo pode ter a sua linguagem ou plataforma favorita, e cada um faz melhor onde conhece melhor. Estava eu discutindo com Vini Godoy e Elemar Junior, que foi citado na página 3 ou 4 dessa thread (acabei de avisa-lo), sobre guerrinhas de linguagens e plataformas e… poxa, não pode ser todo mundo amigo? Carambolas, eu estou dando uma ajuda com jsp, servlets e caralhada a 4 para uma amiga, mas se ela me perguntar onde eu serei mais produtiva vou dizer que em .net, pois é onde me aprofundei nos últimos tempos. Possível que se ela tivesse me perguntado a mesma coisa ha 2 anos eu teria respondido outra coisa.
Tá, uma coisa que eu e uns amigos dizemos, em tom de brincadeira, é que C# é uma linguagem melhor, mas Java é uma plataforma melhor.
Vi alguém dizendo que não há tantas diversidades no .net, que todo mundo só usa o que a MS decidir. Pois bem, existe bastante projeto feito pela comunidade… só que a “comunidade” .net ainda não pegou o costume de usar. Na verdade, vejo que a comunidade .net já alcançou a comunidade java, pois não vejo ninguém na comu java falar de mais nada tão novo assim. São muitas opções, sã, mas sempre as mesmas.
Falando de maturidade de comunidade, a comunidade .net já evoluiu também em muitas coisas da qual alguns de vocês apontaram o dedo, como por exemplo dizerem que dev .net só sabe usar drag in drop. Esse mito já caiu por terra. Quem tem costume de drag in drop não tem uma boa carreira e faria merda em qualquer plataforma, não somente em .net. Porque isso é cultural (como eu vi alguém dizer na página 1 ou 2 dessa thread), a pessoa iria fazer isso em qualquer lugar.
Okay, vejamos, a curva de aprendizado do .net é muito mais agradável que a do java. Falo isso pois eu dei aulas de reforço na faculdade onde estudei e percebi isso nos alunos. Porém os que eu vi irem contra a corrente mandavam bem em qualquer linguagem ou plataforma que quisessem aprender.
E isso separa o trigo do joio… ou seja lá como é a expressão. Vejo gente que por ter começado com java acabou aprendendo a pesquisar a fundo e procurar os macetes. Vejo muita gente no fórum da MSDN, da Microsoft e que, em pleno segundo semestre de 2012, em plena época de Asp.Net MVC 4, vem querendo umas ajudas absurdas, sem enm coragem de procurar no google ou ler os links que eu passo.
Mas, em contra partida, há quem manje muito também. Só que ficam ofuscados aos olhos das outras comunidades pois o maior burburinho vem da grande massa folgada. Mas isso eu vejo na comunidade java também. Ou vai dizer que todo mundo que trabalha com java é foda? Eu já vi casos béeeem tristes.
Conclusão:
gente, para de guerra, usa o que lhe for confortável e pronto.
[color=red]Outra coisa:[/color]
Acabaram de falar de razor e de código C# na view. Gente, é possível mas não é recomendável.