O mínimo a usar no método main()

Uma dos mais usados métodos em Java é o método main, porque ele é obrigatório, e o arquivo java sé é executado iniciando pelo método …

public static void main(String [] args)

Mas tem duas coisas que eu não saquei ainda, porque aquele parâmetro (String [[ args) ? Quando eu praticava exercícios iniciais que tinha que digitar argumentos no console, eu ainda entendia , mas quando estou usando SWING, interface gráfica, porque aquele (String [] args) ainda é usado?

A outra coisa que eu não entendo, é qual é o mínimo de código a ser colocado dentro das chaves { } deste método main. Melhor dizendo, qual é o menor código que faz rodar o aplicativo, ao ser executado este método main?

Não sei se tem resposta essa minha dúvida, mas estou meio perdido nisso. Se alguém entender o que eu desejo saber e puder ajudar, agradeço.

Luca

cara…

essa é uma assinatura padrao de uma aplicacao java !!
é o ponto de partida que a jvm ira utilizar para inicializar seu sistema.

o parametro deste metodo é um varags justamente porque vc pode usar um, dois ,tres ou nenhum parametro para este metodo…

ate em um aplicação swing seja necessario passar parametros, pq naum ?

agora em relação ao codigo dentro deste metodo…hummmmm
o codigo necessario para inicializar sua aplicação…muitas vezes o geração do objeto de seu jframe ou jdialog principal

ou nada…se sua aplaicar simplismente naum fizer nada

/**
     * @param args the command line arguments
     */
    public static void main(String args[])
    {
        java.awt.EventQueue.invokeLater(new Runnable()
        {
            public void run()
            {
                new NewJDialog(new javax.swing.JFrame(), true).setVisible(true);
            }
        });
    }

esse é um metodo main criado pelo netbeans…

eh o seguinte, vou tentar nao falar em termos muito técnicos pra não te confundir.
O método main nao é obrigatório.
Ele serve pra “executar” seu programa, muitas vezes vc pode estar fazendo classes Java para aplicações web, neste caso, as aplicaçoes web é q vão “executar” seu código conforme necessário.
O Strings [] args significa q vc pode passar para o método main um array de Strings. Oq isso significa?? Em outras palavras, ele recebe como parâmetro letras, números, vazio e/ou qualquer coisa q vc possa converter pra string antes… Muitas vezes vc digita coisas no prompt pra serem processadas por sua aplicação nao eh? pois eh, nesse caso essa variavel args irao armazenar esses seus “argumentos” digitados, por isso se chama args…

Bom, espero ter ajudado um pouco…

Abraços

so pra constar… o main nao eh obrigatorio…

class SemMain { static { System.out.print("oi"); System.exit(0); } }

cara…tenha cuidado
apologia as drogas é crime !!!

:wink:

[quote=Luca Mollini]Uma dos mais usados métodos em Java é o método main, porque ele é obrigatório, e o arquivo java sé é executado iniciando pelo método …

public static void main(String [] args)

Mas tem duas coisas que eu não saquei ainda, porque aquele parâmetro (String [[ args) ? Quando eu praticava exercícios iniciais que tinha que digitar argumentos no console, eu ainda entendia , mas quando estou usando SWING, interface gráfica, porque aquele (String [] args) ainda é usado?
[/quote]

Qualquer método público pode ser usado como ponto de entrada de uma aplicação.

Só depende de quem inicia a aplicação.

Por exemplo, se você usar o java.exe no Windows (/usr/local/java/bin/java no Linux), ele procura uma classe cujo nome foi passado como parâmetro, carrega-a e tenta achar um método público e estático cujo nome é main e tem exatamente um argumento do tipo “String[]”. (Mesma coisa para o javaw.exe no Windows).

Se for o browser em vez do java.exe, ele insiste que a classe deve herdar de java.awt.Applet, e que deve ter um método público “init”, um “start” e outro “stop”.

[quote]
A outra coisa que eu não entendo, é qual é o mínimo de código a ser colocado dentro das chaves { } deste método main. Melhor dizendo, qual é o menor código que faz rodar o aplicativo, ao ser executado este método main?

Não sei se tem resposta essa minha dúvida, mas estou meio perdido nisso. Se alguém entender o que eu desejo saber e puder ajudar, agradeço.

Luca[/quote]

O mínimo de código é nada (só que nada faz.)

class A {
public static void main(String[] args) {}
}

Aí, pessoal,

Tudo o que vocês falaram aí valeu pra mim, ajudou bastante, mas quando eu falei no meu texto que o método main é obrigatório, eu quiz dizer que sem ele não roda o aplicativo, é isso, mas sei que eu posso ter uma classe ou quantas quiser sem usar o método main, mas pra rodar o aplicativo ele tem que ser usado.

Quanto ao mínimo de intruções que ele tem que ter ainda não entendi, o mínimo é nada, mas sem nada ele não roda, qual é o mínimo para rodar uma interface gráfica? Suponha que meu aplicativo só tenha duas JTextField e um JButton, não importa isso. Qual é o menor código que eu devo colocar no método main que faça rodar esse aplicativo?

Abraço, pessoal!
Luca

eu posso estar dizendu bestera e alguém me corrija caso for bestera hauhauhauhau mas pra funcionar a sua parte grafica dentro da main o minimo q vc pode colocar eh a chamada da sua classe… assim oh:

public static void main(String args[])
{
new nomedaclasse();
}

“nao rodar” e “nao fazer nada” sao coisas diferentes. :wink: