Por favor, gostaria de saber se o Domain Driven Design é bem aceito nas grandes empresas… ??
existe algo q possa substitui-lo quando tratando-se de modelagem de domínio??
Um abraço!!!
Por favor, gostaria de saber se o Domain Driven Design é bem aceito nas grandes empresas… ??
existe algo q possa substitui-lo quando tratando-se de modelagem de domínio??
Um abraço!!!
Olá
Normalmente nas empresas, grandes ou pequenas, as tecnologias com mais chances de serem aceitas são aquelas dominadas pela equipe. Se você for trabalhar em uma empresa em que ninguém conhece DDD, só um arquiteto com muito boa didática poderia pensar sua adoção e mesmo assim se o projeto permitisse. Em outras palavras, no fundo quem dita a escolha das tecnologias são os integrantes da equipe.
Mas o conhecimento se espalha. Cada dia mais gente toma contato. E se você dominar DDD terá mais chances de fazer as coisas direito.
E quanto a sua segunda pergunta a resposta é sim. Existem mil maneiras diferentes de fazer a mesma coisa. Inclusive é bem possível fazer ótimas coisas a partir de uma tecnologia mediocre de desenvolvimento de projeto e coisas horrorosas a partir das melhores práticas.
[]s
Luca
A resposta do Luca foi excelente, tenho a mesma opinião que a dele. Este tipo de coisa é decidida dentro da equipe, a organização independente do tamanho visa os resultados, os bons é claro. A maneira como a coisa será feita “fica por conta dos técnicos”.
[quote=Luca]E quanto a sua segunda pergunta a resposta é sim. Existem mil maneiras diferentes de fazer a mesma coisa. Inclusive é bem possível fazer ótimas coisas a partir de uma tecnologia mediocre de desenvolvimento de projeto e coisas horrorosas a partir das melhores práticas.
[/quote]
Eis aí uma grande verdade, valeu Luca.
flws
IMHO (pelo que tenho visto no mercado), nem grandes, nem médias e nem pequenas tem adotado DDD salvo raríssimas exceções.
O padrão são monstros monolíticos, anêmicos e procedurais…
[quote=rodrigoy]IMHO (pelo que tenho visto no mercado), nem grandes, nem médias e nem pequenas tem adotado DDD salvo raríssimas exceções.
O padrão são monstros monolíticos, anêmicos e procedurais…
[/quote]
Verdade que os padroes sao esses Franksteins, desengonçados e rígidos. Mas eu nao vejo resistencia a utilizacao de DDD, se houver na equipe que conheca razoavelmente os padroes, eles normalmente sao bem aceitos. Nunca vi uma resistencia grande dos gerentes contra ele, a resistencia maior normalmente esta na preguica dos programadores de estudar.
Concordo com o YvGa, a resistência maior é dos desenvolvedores.
Se você chegar pra um cara de negócios e disser que quer começar a falar o idioma dele, ele ficará satisfeito ou, na pior da hipóteses, não dará importância pra isso.
Mas fala pros desenvolvedores que tem que mudar a forma de escrever código e aí você vai ver a resistência. =)
Por isso encontramos esses monstros, conforme citado pelo Yoshima.
rodrigoy, eu tb só tenho visto esses monstros.
Realmente não tenho visto ninguém usando DDD, infelizmente.
Tenho visto um padrão bem recorrente em muitas empresas: bons projetos se tornando monstros devido à quantidade de gente e de frameworks envolvidos (IMHO).
Nunca vi ninguém usando!! E também nunca vi em descrição de uma vaga DDD…