O departamento de TI vai morrer. E agora?

.

[quote=msergiost]x@ndy

Segurança?

Até o “todo poderoso” Estados Unidos descobriram recentemente o que é segurança em informática.

Eu acho o seguinte. Você pode ter o melhor sistema de segurança com pessoal treinado cheio de restrições, mas existe um fator que é impossível de controlar.

Esse fator chama-se ser humano.


Você é dono de uma empresa e bota a mão no fogo pelo funcionário de confiança. (aquele que almoça com o diretor)

Promove ele a diretor e a confiança aumenta ainda mais. (era tudo isso que ele queria)

Mas todo funcionário sempre fica com o pé atrás. Ele nunca quer perder a mordomia.

Ele vai guardar todo tipo de documento ou arquivo para usar contra a empresa.

O interessante é o seguinte.

Chegue nesse funcionário e abaixe seu salário, tire seu plano de previdência, ticket refeição, etc.

Enfim pise em seu calo.

A metamorfose está feita, ele se transforma de funcionário de confiança em delator.


Quando alguém me fala de segurança me lembro dos filmes O Informante e Erin Brockovich.

Também me lembro de Pedro Collor de Mello, Nicéia Pitta, Wiki Leaks, os parentes da esposa do Silvio Santos, etc.
[/quote]
Estou falando em niveis de segurança. Não falei que Cloud é totalmente seguro. Agora que o ambiente dele é mais seguro que de uma empresa normal é. Acho o seu argumento totalmente desqualificado. É meio obvio que se alguém de dentro de uma organização quer roubar informações ele vai conseguir, as vezes consegue até revirando o lixo. Só que o que esse tipo de roubo tem haver com Cloud? Não estou falando nesse tipo de segurança e sim segurança contra agentes externos.

corram para as colinas, ou melhor para as nuvens…

rapaz, eu vi o tal gênio, chama Softwell Maker, o case de sucesso deles de saúde, o maker matou vários desenvolvedores Java numa paulada só, e sozinho o sistema fez completo todos os projetos de saúde lá de feira de santana, se os departamentos de TI estão morrendo? só o tempo dirá, o maker e o cloud computing estão aí para provar, se um encanador vai saber fazer um programa isso eu não sei, mas a coisa está avançando muito rápido.

Isso seria o fim das consultorias de boutique? Se for tô dentro!

[quote]Você pode ter o melhor sistema de segurança com pessoal treinado cheio de restrições, mas existe um fator que é impossível de controlar.

Esse fator chama-se ser humano. [/quote]

E isso vale tanto pra nuvem quanto fora dela. Por esse fator você não prova que os dados ficarem na sua empresa são mais seguros. Talvez até menos, pois estão mais ao alcance dos funcionários, inclusive fisicamente.

Nao adianta resistir cloud veio para ficar, quem falou de segurança esquece que um grande exemplo de cloud é o gmail, quem dq tem gmail?quem nao envia e recebe informacoes sigilosas??
soluções de segurança vao surgir para cloud, da mesma forma que muitos ja falaram:“ipv6 todo dispositivo com ip publico…corram para as colinas” e hj o ipv6 esta a todo vapor. a evolução é inevitavel, o mercado pode dar uma retraida mas os bons sempre teram lugar.

ps: mas 2012 vem ai.

Se você concorda com tudo isso, tem e deve concordar que mais e mais ferramentas como o poderoso maker podem tirar de cena desenvolvedores da maneira que vemos hoje no futuro não muito longe será coisa rara, ou só não concorda porque não somos substituíveis, se o pessoal da infra pode reduzir bastante por causa do cloud e porque não também os próprios desenvolvedores com as ferramentas que estão se avançando a cada dia? hoje elas ainda é motivo de riso e chacota de muitos, mas não vai demorar muito para dominar a cena.

Isso é um fator que as vezes que me desmotiva um pouco :(.

.

[quote=luistiagos]corram para as colinas, ou melhor para as nuvens…
[/quote]
Simples e preciso.

há controvérsias

http://idgnow.uol.com.br/mercado/2011/01/31/governo-quer-censo-para-analisar-falta-de-profissionais-de-ti/

[quote=msergiost]x@ndy

Desde que fiz meu primeiro curso de computador em 1993 já ouvi de tudo.

Agora vou dar uma de cientista.

Eu gostaria de fatos e números que comprovam essa tendência.

Fatos e números que esse novo paradigma chamado Cloud Computing vai ser muito utilizado.

Fatos e números e não “achismos” e “tendencismos”.

Quantas empresas que desativaram o departamento de TI e colocou tudo, exatamente tudo em uma empresa Cloud Computing.

E quantas não fizeram isso.

Quantas empresas pretendem fazer isso ou não nos próximos anos.

Se quiserem eliminar o departamento e o prestador de serviços TI que façam isso e ponto final.

Coloquem tudo em uma empresa de Cloud Computing e pronto, simples assim.


marcosalex
"Por esse fator você não prova que os dados ficarem na sua empresa são mais seguros. Talvez até menos, pois estão mais ao alcance dos funcionários, inclusive fisicamente."

Eu escrevi que ficam seguros? Onde?


Eu acho que vou aproveitar o Prouni e fazer um Curso de Engenharia Civil, pois, a área de TI está para ser extinta. Estamos de volta ao século XVII.

[/quote]
Acho que você não leu o artigo! O que ele diz não que vai ser extindo e sim que vai mudar! "Vai morrer como o conhecemos hoje!"
Pessolmente não tenho números e não vi essa tendendência nas empresas em que atuo, mas uma tendência que vejo e bem antiga e cada vez mais consolidada é terceirização de serviços no desenvolvimento, muitos empresas que tinham dentro da TI um setor de Desenvolvimento o terceirizaram. Creio que isso vai acontecer também com a infraestrutura.

A Nasa usa cloud (Amazon).

Alias se vc possui dados confidenciais vc não precisa coloca-los na cloud. Ainda bem que ninguem aqui usa GMail.

[quote=luistiagos]corram para as colinas, ou melhor para as nuvens…
[/quote]

:lol: :lol: :lol: :lol:

Uma empresa série que se preze tenderá a não ter seu negócio na mão de terceiros, não pelo questão somente de segurança, mas por uma questão de eficiência e comprometimento.

TI é o coração de qualquer empresa, toda a área de computação (seja de software, infra, suport, etc) é que faz gendrar qualquer processo de uma empresa, se uma empresa designar todos esses recursos em outras empresas, tenderá a perder o controle de sua gestão empresarial, e isso é ruim. E se por ventura a empresa contratada descumprir cláusulas importantes do contrato, acarretando o fim do mesmo, imagine o impacto de transferência de tecnolgia que terá para outras empresas, imagine o trabalho do cão que será necessário, saída de pessoal, perda de conhecimento, perda de informação, etc. É muito arriscado.

Acredito que para empresas que são sérias a tendência será manter a sua própria área de TI, com pessoal interno, com o menor comprometimento e dependência de terceiros possível. Ao menos, as ?cabeças? da organização ficarão lá, e essas pessoas serão importantes demais para virarem ?terceirizados?. Assim, ao menos penso.

[quote=Grinvon]Uma empresa série que se preze tenderá a não ter seu negócio na mão de terceiros, não pelo questão somente de segurança, mas por uma questão de eficiência e comprometimento.

Acredito que para empresas que são sérias a tendência será manter a sua própria área de TI, com pessoal interno, com o menor comprometimento e dependência de terceiros possível. Ao menos, as ?cabeças? da organização ficarão lá, e essas pessoas serão importantes demais para virarem ?terceirizados?. Assim, ao menos penso.[/quote]

O que está acontecendo é a área de TI das grandes empresas se enxugarem, mantendo os profissionais de negócio, que gerenciam o desenvolvimento terceirizado.

Acho que até se o Marcio Duran escrevesse este artigo acabaria saindo coisa melhor.

Corram para as colinas!!!