O departamento de TI vai morrer. E agora?

Sem dúvidas, a todo momento há mudanças.
Mas o cara exagerou falando que algo vai morrer.

Até hoje eu jogo megadrive e me divirto mto haha.

Para quem quiser ficar antenado com cloud computing tem esse site:

http://www.microsoft.com/pt-br/cloud/cloudpowersolutions/development-and-hosting.aspx

Eu sei que alguns não gostam de produtos MS mas é uma opção …

Run to the hills!!

Morrer é uma palavra forte …mas não custa nada se precaver … já vou começar meu curso de alpinismo…

bom dia,bom eu desenvolvo a 3 anos e percebi que hj em dia,existem varias e varias ferramentas para agilizar o desenvolvimento,sei que nao tem muito haver com o topico,
porem hj em dia os clientes querem softwares cada vez mais rapido e mais barato,o cloud veio para agilizar e diminuir custo,hj em dia existem frameworks para tudo e alem do mais tem muitas ferramentas e muito boas ferramentas que geram codigos como script case,maker mas mesmo asim acho que nem a ti nem os programadores acabarao

[quote=johnny quest]O nivel dos artigos decai a cada a dia.
Esse texto generalizou demais sobre cloud computing, como se fosse a bala de prata que faltava.
O autor de tal artigo foi infeliz nas palavras.

É natural que vários segmentos possam migrar para cloud e economizar milhões em não precisar de um setor de TI
para manter seus próprios negócios, mas essa situação não irá acontecer em vários segmentos,

pela simples razão de segurança dos dados. Um ramo que a cloud não tem perspectivas boas é a área financeira.

É muita inocência acreditar que Bancos, alguns com mais de 100 anos cuidando com extrema cautela seus dados
financeiros, ou dados extremamente sigilosos de seus clientes(alguns com centenas de milhões de clientes)
irão colocar todos os seus dados importantes para um terceiro cuidar, gerenciar e o mais importante, manter seguros.

Qualquer falha de segurança em um terceiro que cuida dos dados e programas poderia fazer um banco perder bilhões de dolares e dependendo causar a sua própria falência. Isso sem contar a parte judicial, pois é mais facil um governo acessar os dados privados de um banco por meio da empresa tercerizada do que simplesmente ir direto e tentar a abordagem com o Banco.

Então cloud será uma excelente solução para várias empresas, que irão diminuir seus gastos com TI, mas para outras não. [/quote]

Os bancos vão ter seus proprios data centers de cloud.

Isso de terceirizar já vem ocorrendo faz tempo. Não é novidade e também não vi desemprego algum até agora.

Claro , assim como Deus disse qua haja Luz , assim sera com os Softwares , que haja aplicativos

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Aí galera!

Já fizeram o seguro de vida para a TI ?

Eu acho que faz mas sentido para grande parte(não todas) das empresas terceirzar serviços de TI do que ter um departamento para tal. Na minha visão o artigo está parcialmente correto. Tem empresa que não precisa de departamento de TI, assim como não precisa de um departamento de RH, de um departamento para Contabilidade ou para logística. Dá para terceirizar essas coisas. Mas vai do porte e da necessidade da empresa. Mas considerando que em grande maioria as empresas são micro ou pequenas, para redução de custos e facilidade de gestão, faz sentido não ter um departamento de TI dentro da empresa.
Levando em conta o que o artigo diz, ele não traz nenhuma novidade, pois para muitas empresas, o departamento de TI morreu faz tempo, mesmo com elas dependendo de TI(o que não depende hoje em dia?).

[quote=volnei]Meu… não acredito que perdi meu tempo lendo isso…

tsc tsc…[/quote]

++

Ouço isso desde 2002, antes de Cloud era linguagens do tipo VB ou aqueles geradores nojentos que iam substituir programadores…
Se fosse assim hj em dia no Japão, EUA e paises + avançados n teriam desenvolvedores :smiley:

A impressão que tenho sempre que leio textos como este é que as empresas só se importam com custos e além disso sempre rebaixando os serviços prestados por nós de TI. Alguém aí já trabalhou como encanador?

Pessoas fazem comentários infelizes pela simples vontade de estar no mainstream, nem que seja por 1 dia. É como dizer, vou usar meu tênis novo para tudo porque ele é o melhor para corridas, mas nem sempre você irá correr.

“Vou ler 2 artigos das revistas de TI mais vendidas nas bancas e escrever um artigo que irá revolucionar o mundo”, só pode ter passado algo nessa linha de pensamento na cabeça de um tio desses. Obviamente cloud é uma tendência, mas é mais uma ferramenta na caixa de ferramentas, quais usar e quando usar é o que importa.

Mais do mesmo eu falei, mas como outros disseram eu quis reforçar que a qualidade de alguns artigos é deplorável e que alguém tão parcial e sem embasamento deveria ser proibido de publicar algo deste tipo.

jaja o mundo acabada 2012 esta proximo…
pra que inovar!

rsrs

se for ver nesse meio termo achu que teria milhares de topicos criados , vai acabar tal coisa, vai morrer e etc

haha cada coisa que os caras falam que naum acontece.

Que “terrorismo” de terceira, posso mudar o título do artigo p/ “O departamento de TI num fututo próximo poderá ser terceirizado, ou ser centralizado, ou mudar de endereço, ou etc… .” .

[quote=jayrmotta]Pessoas fazem comentários infelizes pela simples vontade de estar no mainstream, nem que seja por 1 dia. É como dizer, vou usar meu tênis novo para tudo porque ele é o melhor para corridas, mas nem sempre você irá correr.

“Vou ler 2 artigos das revistas de TI mais vendidas nas bancas e escrever um artigo que irá revolucionar o mundo”, só pode ter passado algo nessa linha de pensamento na cabeça de um tio desses. Obviamente cloud é uma tendência, mas é mais uma ferramenta na caixa de ferramentas, quais usar e quando usar é o que importa.

Mais do mesmo eu falei, mas como outros disseram eu quis reforçar que a qualidade de alguns artigos é deplorável e que alguém tão parcial e sem embasamento deveria ser proibido de publicar algo deste tipo.[/quote]

++

Bullshit!

Enquanto o GHP* existir, sempre existirá o departamento de TI.

* Go Horse Process

para algumas empresas Cloud é o novo Web 2.0

infelizmente vai ter muito picareta que vai ganhar uma grana vendendo “clouds” que não resolvem nada (ou ainda pior, podem instalar um VMWare Server e dizer q isto basta).

Ser encanador não deve ser facil… :roll:

Quanto ao artigo,tem suas verdades…

.

[quote=msergiost]Constituição Brasileira.

Artigo 5.º inciso XII.

é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal.


O motivo do texto acima é que no Brasil existe uma coisa que se chama sigilo.

Qual garantida dessas empresas de Cloud Computing que ninguém vai acessar os dados sigilosos de uma empresa em particular.

Aí vão me dizer “Mas eles tem criptografia disso ou daquilo o servidor ninguém eles tem uma política de segurança eficiente e bla, bla, bla.”

Nem a Receita Federal consegue manter o cadastro de pessoas físicas em segurança imagine uma empresa de Cloud Computing.

Povo isso são direitos constitucionais. Vocês acham que uma empresa vai colocar arquivos sigilosos em uma terceira empresa?

Hoje existe uma tendência em colocar tudo na internet: Fotos da família, dados pessoais, dados de patrimônio, amantes que tenho, amigos que tenho, empresa onde trabalho, cursos que fiz, carros que tenho, casas que tenho, etc.

Como adoro minha privacidade.

Antes que eu me esqueça. Como tem Mãe Diná neste mundo.[/quote]

Ai eu acho que ai a questão é segurança. Nesse sentido eu acredito que uma empresa de Cloud invista mais nisso do que qualquer empresa. Não é porque os dados sigilosos estão armazenados dentro da empresa que eles estão protegidos. Na verdade, se eu fosse excecutivo, esse seria um dos fatores que me levaria a trocar para Cloud, pois acretido que eles conseguem ter uma infra de segurança muito maior.