estou com uma dúvida no JSF …
estou querendo adequar ao MVC.
o jsf é muito bom, principalmente pra fazer os formulários…minha dúvida é em backing bean utilizando MVC…que entendi que é a classe que representa o componente do tipo espeficado na view…um input output etc.
Vamos supor que eu tenha um formulario qualquer q passe antes por validação…
no caso terei um backing bean do formulário que sera feito biding, digamos que tenho que fazer uma lógica neste formulario (seja login, cadastro, qualquer coisa…)
o correto seria eu chamar de dentro desse backing bean um metodo em outra classe de serviço pra implementar essa logica? neste caso o backing bean apenas passaria pra frente a responsabilidade, esta certo isso?? não ?como seria?[/b]
Javabuntu,
Eu uso JSF numa arquitetura MVP (Model View Presenter) parecida com MVC, porém esta arquitetura usa o padrão Observer. Assim o Presenter faz a interface entre Model e View.
- View seria neste caso do JSF o Backing Bean + JSP;
- Model seria seu modelo de negócio sendo representado pelos seus facades qua acessam suas regras de negócio e estas por sua vez a base de dados via DAO usando Hibernate ou outro qualquer.
Está correto isso! Traduzindo para a arquitetura MVP que eu comentei anteriormente o seu backing bean chamaria um método do presenter que, por sua vez, irá chamar seu facade correspondente, onde este faz acesso a base via DAO, se necessário. Após estas operações o presenter atualizaria seu modelo e a view exibiria o resultado da operação. De modo que este resultado poderá ser uma mensagem de operação realizada com sucesso, dados em uma tabela, erros tratados e exibidos para o usuário, etc.
@braços,
Cleiton