Nuvem negra se aproximando?

[quote=naomeencontro][quote=Botocudo][quote=naomeencontro]
concordo, até porque toda ferramenta é limitada… Se ela não te atender, você faz na mão, o que algumas vezes pode diminuir a produtividade.[/quote]

O problema é não precisar nem fazer porque já existe disponível na web, como um serviço gratuito ou muito mais barato que feito sob encomenda.
[/quote]

Se eu entendi certo, não é um problema, porque se já existe pronto ou muito mais barato do que feito sob encomenda, logo não estarei fazendo :smiley:

Eu acho que é mais uma questão técnica (ou de falta de) do que comercial…[/quote]

E se vc não estará fazendo logo, não estará ganhando… isso q e foda nesta área, quando se é um engenheiro ele faz sempre outro prédio mesmo existindo n iguais, no caso de software é burrice para a empresa fazer um do 0 se já existe pronto, é mais barato para empresa comprar um já pronto e se adaptar a ele do que fazer um que se adapte a ela.

Na minha opinião, se prender à linguagem é mera limitação. Você é um profissional de computação e não de algo em específico. E deve-se, evidentimente, saber se adaptar, aprender novas tecnologias e linguagens.

Lembro em 2010, onde eu tive a oportunidade de desenvolver um projeto do zero em C# num ambiente que era quase que por completo Java. Aceitei a proposta na hora, pois, ao mesmo tempo que era desafiador para mim (aprender mais C#) era também gratificante por ser um trabalho 100% meu.

Acredito que a diversidade é boa e não deve ser evitada.