:scrambleup: Gente, já Googleei isso, já busquei em todo canto, mas ainda não consegui achar algo concreto pra fazer o que quero. Primeiro o que eu quero: quero buscar o id do disco da máquina local (ou volume serial number, número de série do volume, volume id, ou do que você quiser chamar). A máquina que vai rodar esta aplicação estará, com certeza absoluta, rodando Windows. O que eu vi como solução durante minhas buscas incansáveis no Google e no Java Technology Forums:
:arrow: Uma tal de Servertec Foundation Classes que eu não tenho certeza se vai rolar, pois lá não diz se funciona com FAT32 por exemplo (além de, segundo o pessoal do Technology Forums, ser pago).
:arrow: Uma porcalhada que seria abrir o cmd.exe, chamar vol e depois capturar a saída (cara, isso é muito feio!)
:arrow: Me virar e criar minha própria dll pra chamá-la via JNI
:arrow: Um bando de gente dizendo pra eu esquecer o serial numer e usar mac.
Problemas: não sei muito de C e nunca escrevi nada pra JNI. Não quero usar cmd.exe, isso é muito porco. Não posso usar mac, além um zilhão de problemas que foram apontados por um zilhão de pessoas na internet toda, falando mal de usar essa solução, eu não posso usar porque o chefe quer o serial.
Eu preciso: de uma outra API pra me ajudar, code samples e/ou uma solução mágica… É só pra Windows mesmo, não se importem com portabilidade extra-Windows… Funcionando no 98 e na família NT (ou seja, tudo quanto é Windows que foi lançado depois do 3.11 ) tá ótimo.