Novos patterns. DAO irá morrer?

Olá pessoal!

Tenho ouvido falar que, com o EJB3 e JPA, o pattern DAO perderá sentido e poderá morrer.

Realmente parece que faz sentido uma vez que o DAO basicamente isola sua aplicação de como é feito a persistência. Por exemplo, se um dia usamos Oracle e resolvemos usar DB2, o pattern DAO facilita a migração.

Com JPA, o tipo de banco usado é transparente e é configurado no arquivo xml de persistência. Se quisermos mudar de banco, simplesmente mudamos a configuração no XML sem mexer no fonte. Então parece que o DAO perde sentido. Fora que não escrevemos mais sentenças SQL espefícas para cada banco. Apenas o SQL universal que funciona para todos os bancos.

Gostaria de saber o que vocês acham sobre o tema e, para aqueles que estão trabalhando com EJB3 + JPA, qual o pattern tem sido adotado nos projetos.

Um abraço à todos!

Bruno Paz

Eu acho que não morre, o que acontece se um dia o cara resolve mudar de JPA para apenas JDBC?!
O dao trata da maneira como vc vai acessar seus dados, pode ser via jdbc, jpa, abrindo arquivos textos, etc, o fato de vc usar JPA não impede que use o pattern dao.

Se vc não usar dao vai criar um acoplamento alto entre sua aplicação e o jpa, se um dia resolver mudar vai ser mais dificil.

essa é a minha opinião, então mesmo ejb ql que é “multi banco” eu não misturo dentro do meus objetos de negócio, quem trata tudo isso são sempre meus dao’s

Olá luBS!

Obrigado por participar da discussão.

Você tem fortes argumentos para colocar em dúvida sobre a possibilidade do DAO morrer. Eu mesmo não havia pensado na possibilidade de migrar a aplicação de JPA para JDBC. Muito interessante sua opnião.

Um abraço!