Por enquanto duvido que seja melhor do que o Google mas quando a gente lê, ou no mínimo folheia, um livro como o Programming Collective Intelligence, imagina que um dia alguém, talvez do próprio Google, inventará um outro algoritmo de busca com mais inteligência do que o do atual Google.
Um detalhe que chama a atenção quando a gente procura saber quem está por trás do CUIL (se pronuncia como cool) é que o CV deles diz que são ex Google: http://www.crunchbase.com/company/cuil
Pesquisei por GUJ (maiúsculo) e qual foi o resultado?
Pesquisei por guj (minúsculo) e qual foi o resultado? Na primeira página de dez apenas uma referência para um site internacional. Na segunda página de dez imaginem:
E por fim é extremamente mais lento que o Google… :?
Então o foco por enquanto deve ser coisas no idioma EN.
Não achei lento.
Mas achei uma coisa muito melhor do que o Google, e que o Google já devia ter feito a muito tempo:
A cada dia que passa existem mais e mais páginas na web e está cada vez mais difícil encontrar o que você quer no google por causa de alguns termos ambíguos. Exemplo: se você procurar “mouse” no google vem tudo quanto é tipo de coisa, animal, mouse de computador, mouse de desenho (mickey mouse), etc… Se você quer mouse de computador você teve no resultado da sua busca um monte de resultados inúteis que só te atrapalham a achar o que você precisa. E quanto maior a web e mais páginas indexadas mais difícil é encontrar o que queremos. Temos que ficar fazendo refinamentos da busca usando mais palavras, sendo que o correto era ter uma busca de contexto. Você busca “mouse”, ele trás os resultados e mostra também os contextos onde essa palavra se aplica para você “filtrar”.
É mais ou menos o que esse cuil faz - procure por “mouse” e use as “abas” de contexto.
Então é assim que funciona, e isso (essa feature) e a disposição dos resultados estão (na minha opinião) melhores do que o google =)
Mas já já o Google contra ataca. Estava precisando só de um empurrãozinho.
Fiz alguns testes no google e no cuil… o google trouxe mais resultados… e em alguns casos o cuil não trouxe nada e o google, como sempre, trouxe mais resultados.
Vocês esperam que uma ferramenta americana disponibilize busca em todos idiomas do universo, ainda mais o nosso que é a língua universal?
Vamos fazer testes utilizando a língua que o projeto está inicialmente pronta a suporta.
Gostei da disposição das informações, melhro que no google. http://www.cuil.com/search?q=bob+marley
A busca pode não ser tão eficiente quanto a do google, mas a disposição dos dados merecem uma atenção do google.
parece que quem injetou dinheiro investiu mais no marketing (ja que essa noticia esta aparecendo em TODO lugar) do que na engine em si.
os resultados por enquanto sao ridiculos…
Além dos resultados serem piores do que os do Google, não gostei muito da forma com que os resultados são apresentados, prefiro o estilo mais “clean” do google.
O que é legal é a sugestão de “categories” ao lado… quem sabe no futuro evolua para um esquema de tagging (tipo um del.icio.us como search engine?).
Se eu faço uma pesquisa pelo meu sobrenome no google ele diz que exitem 15.100 referências (90% devem ser os foruns que eu participo cujo nickname é o mesmo).
Nesse site não retornou nada na primeira pesquisa, mas encontrou algumas coisas na segunda tentativa, porem um tanto estranhos, a ordem que ele escolheu me parece a incorreta.
galera, um monte de gente já falou… n adianta procurar palavra em português ou sobrenome, isso não vai achar nada mesmo…
é obvio que o google ainda é muito melhor… mas como eu tinha falado a parte de busca por contexto é algo que faltava a muito tempo no google e em breve eles devem fazer algo parecido.
achei a iniciativa válida por trazer novidades ao contrário de outros buscadores que são todos iguais e não tem nada a acrescentar.
Como dizem por aí, “isso é cosmético” hehe. Acho que o Google refazer a disposição dos dados não é problema.
Achei interessante o Explore by Category.
É uma busca rápida, mas não encontra sites do Brasil (por exemplo), será que por isso seria mais rápido?
Derepente até conseguem fazer uma busca melhor que a do Google, mas o Google não é mais somente um site de buscas né?