Novidades da JPA 2.0

Saiu um novo refcardz, agora o assunto é JPA 2.0.

Conteúdo do cartão de referência:

• Introduction
  • JDBC Properties
  • Access Mode
  • Mappings
  • Shared Cache
  • Additional API and more…

Link http://refcardz.dzone.com/

Bela contribuição pessoal. Interessante o link.
Abraços

Legal…

Eu já baixei o meu :slight_smile:

Será que os refCards vão voltar a boa fase depois de alguns meses de ferramentas específicas e outras tecnologias não-java?

Eu acho que eles estao corretos em fazer cartoes relacionados a outras tecnologias. O interesse deles é buscar um nicho maior de desenvolvedores.

Mas, tem muita coisa de Java lá. :slight_smile:

Sei lá, também acho que devem explorar outras tecnologias que tem grande uso, mas eles estavam fazendo uns de coisas tão específicas que parecia que estavão levando um jaba das empresas…

É, então, exatamente o que eu tenho em mente. Estavam muito específicos, eram para um grupo seleto de pessoas como o Infinispan, WCF, Kanban, alguns frames APACHE… Mas tiveram outros legais nesses últimos meses, como o do Firebug (qq desenvolvedor WEB precisa), o liferay (ótimo se precisarmos criar uma página de intranet, muito mão na roda)…

boa… mais continuo com o Hibernate puro, rs

Sério?!!

Eu sinto meio que uma pressão pra trocar quando leio publicações sobre isso.

Eu tinha um esqueleto Struts 2 + Hibernate e estava adicionando um pouco de IoC com Spring para injetar algumas coisas. Basicamente a aplicação se resumia a fazer as views com muito jquery… Mas eu parei de usar, pois não era JPA… Tenho que adaptar ele!

Eu sempre gostei de usar o hibernate puro. Mas a pouco tempo fiz um projeto com mais de 20 WSs com JPA e talz e n fiquei decepcionado muito pelo contrário.

NetBeans + GlassFish + JPA + EJB + JWS deu uma boa combinação aqui.

Eu tenho curiosidade quanto a isso, sempre usei Hibernate puro, vejo mais referências e ele puro do que ao JPA nos forums. Recentemente estudei como implementar em JPA e fiquei tentado a mudar, mas ainda não arrisquei.

não tem como negar que o Hibernate tá na frente

jpa só vale por ser spec

[quote=RafaFloripa]não tem como negar que o Hibernate tá na frente

jpa só vale por ser spec[/quote]

Pela sua experiência, você acha que não vale a pena fazer só com JPA?

[quote=RafaFloripa]não tem como negar que o Hibernate tá na frente
jpa só vale por ser spec[/quote]
Como é um tópico sobre JPA, vou levar em conta a parte de JPA do Hibernate (que você deve saber que não tem só a parte de JPA, mas tem também algumas (ou alguma) partes que são RI pra algumas JSRs). Na parte de JPA você tem um bocado de razão. O Hibernate possivelmente é a melhor implementação da JPA (leva um grande peso na parte de Criteria).

Mas se quando você diz que “jpa só vale por ser spec” você diz que Eclipselink é um lixo, acho que você deve dar uma revisada nos seus conceitos.

Eu uso JPA há três anos, na verdade, há também algumas coisas que uso em hibernate mesmo, como a geração automática de IDs e em alguns cantos critéria. Mas não tenho muito o que reclamar, me atende bem.

Também me atende bem, e como não pretendemos mudar pra outro framework, vendor locking não é problema em função da facilidade que ganhamos. Aliás, a única forma de você ser 0% vendor locking é desenvolver seu programa no seu próprio compilador genérico multi-plataforma. Algumas coisas compensam ser independentes, como banco de dados, outras tem de ser analisadas caso a caso.

A vantagem que vejo no JPA é você programar da mesma forma se um dia estiver em uma empresa que use outro framework. Mas como onde trabalho ainda é JSF 1.2 e JPA 1.0, fica mais complicado usar JPA.

Concordo com você, Marcos. Claro que existem diferenças entre algumas implementações, mas pode-se dizer que elas são muito específicas. O basicão dá pra fazer muito bem com qualquer uma. Será que poderíamos atribuir essas vantagem à JSR 137?