NOVATA - comecei a 2 dias

Alguém sabe me explicar por que quando eu utilizo números no código, meu texto fica desse jeito? sem utilizar números isso não acontece.
Estou fazendo os exercícios do livro “lógica de programação” do Paulo Silveira e Adriano Almeida. O livro não fala a respeito desse erro com o texto.

A ferramenta (parece ser o notepad++) que colore os números em vermelho. Isso se chama “syntax highlighting”. É para destacar na sintaxe do seu código os lexemas (entenda como os tipos de palavras) da linguagem usada.

A propósito, desculpa jogar um balde de água fria no que vc está fazendo, mas na minha humilde opinião, é uma péssima escolha começar a aprender a programar usando JavaScript. Comece com a linguagem C. Ela vai te forçar a ter bastante cuidado com o que está fazendo e é bastante burocrática em algumas coisas.

Comecei com java pq é oque o livro sugere kkk mas obr pela dica!!

mas eu queria saber porque quando a gente executa um código com números como esse no navegador os acentos gráficos ficam desconfigurados como mostrado na imagem abaixo do código.
testei em outros navegadores e os acentos gráficos continuam assim :c

Java é uma linguagem. JavaScript é outra. A única coisa em comum é o nome.
Isso dos acentos é uma questão de encoding, ou seja, de como os caracteres estão sendo codificados no arquivo de texto. Normalmente usamos UTF-8 (aparece logo abaixo, do lado direito, do notepad++). Para mudar o encoding do arquivo, vá no menu Encoding (Codificação) e escolha UTF-8. Salve o arquivo, ajustes os acentos e teste novamente. Se só isso não resolver, atualize seu código para algo como:

<html>
  <head>
    <meta charset="UTF-8">
  </head>
  <body>
    <script>
      aqui vem seu código
    </script>
  </body>
</html>

Quando for postar código aqui no fórum, cole seu códig fonte na mensagem, marque todo o texto e clique no botão </> nas opções de formatação. Vou insistir. Pare de ler esse livro, pegue um livro de C e estude direito. Você não vai aprender o que precisa ser aprendido por quem está começando nesse livro. Independente se a didática é maravilhosa ou se os autores são cool. Se quer aprender a programar tem que pegar um material sério, quanto mais burocrático melhor.

Sugestão: https://www.amazon.com.br/C-como-programar-Paul-Deitel/dp/8576059347

obrigada <3

Só mais uma pergunta, não estou podendo investir em cursos no momento, sei que tem diversos cursos introdutórios gratuitos, tem algum que você recomenda?

Qual a sua idade? Se está no ensino médio, uma boa pedida é fazer um curso técnico para ver o básico e analisar se é algo que realmente gosta. Se tem idade para faculdade, dar uma pesquisada em graduações na área. Se está mudando de ramo e sabe um pouco de inglês, talvez um cursinho na Udemy. Hoje tem promoção, a maioria dos cursos está saindo por menos de R$ 23,00. Esse aqui parece ser legal https://www.udemy.com/course/c-programming-for-beginners-/

1 curtida