Nova revista MundoJava número 29 -AnoV

Jà bancas a revista MundoJava número 29:

• Desenvolvendo aplicações desktop ricas na Plataforma NetBeans.
  • Animações 2D em JavaFX na prática.
  • Binding, Componentes, Customizados e Template de Telas no SwingBeans 1.2.
  • Click Framework.
  • Acesso a Serviços Multimídia em Java ME com SIP-API e IMS.
  • Tendências em foco: Java e o Mundo Web.
  • RSS dinâmico, rápido e fácil com ROME e STRUTS 2
  • Escolhendo uma ferramenta Case Gratuita para modelagem UML.
  • Modelando Transações de Facade a AspectJ.
  • De olho no mercado: Educação continuada de um Desenvolvedor
  • Mundo OO: O Ciclo Ágil de um Dia
    E mais o Poster Mundo Java: Resumão SCJP- Parte III
    Vamos ler e postar nossos comentários.

Na minha humilde opinião foi a edição mais fraquinha da revista até agora.

Nenhum artigo que eu batesse o olho de cara e falasse “Nossa, esse eu preciso ler
agora pq é muito bom”

Eu particularmente não gosto de artigos How-To de ferramentas e frameworks, e achei
que isso apareceu demais.

Eu gostaria da revista mais voltada para assuntos sobre arquitetura, linguagens de programação,
assuntos teóricos etc.

Já dei algumas sugestões, mas darei elas de novo.

-Programação funcional a fundo, usando Scala ou JRuby ou qlq outra.
-Usando linguagens de scripting na prática. Onde aplica-las no mundo real.
-DSLs

Não quero desmerecer de forma alguma o trabalho do Guerra e dos que escreveram para a revista.

Esta é só a minha humilde opinião!

Tenho certeza que muitos prefeem artigos How-To

[]'s

:roll:

Pessoal das revistas poderiam dar uma boa olhada nos nossos topicos “whats hot” …

o/

O conteúdo me parece bem interessante, mas tambem gostaria de um artigo sobre arquitetura. Parabéns ao pessoal da revista.

[]'s

A revista é voltada para todo tipo de leitor, então acho que deve haver um mix entre os níveis das matérias…

Gosto das opiniões do Taurion (Coluna Tendências em foco).

Artigos “How-To” existem a rodo a internet. Prefiro artigos que permitem o leitor tirar conclusões depois de pensar/pesquisar/estudar sobre.

Agora, concordo que essa edição, pelo menos pra mim, deixou u mpouco a desejar… pelo menos acho que irei usufruir pouco dela, pelo menos agora.

Lembrando que não quis por em cheque a qualidade da revista… sempre muito boa e não se comparando a similares do assunto … :roll:

[]'s

[quote=lavh]Na minha humilde opinião foi a edição mais fraquinha da revista até agora.

Nenhum artigo que eu batesse o olho de cara e falasse “Nossa, esse eu preciso ler
agora pq é muito bom”

Eu particularmente não gosto de artigos How-To de ferramentas e frameworks, e achei
que isso apareceu demais.

Eu gostaria da revista mais voltada para assuntos sobre arquitetura, linguagens de programação,
assuntos teóricos etc.

Já dei algumas sugestões, mas darei elas de novo.

-Programação funcional a fundo, usando Scala ou JRuby ou qlq outra.
-Usando linguagens de scripting na prática. Onde aplica-las no mundo real.
-DSLs

Não quero desmerecer de forma alguma o trabalho do Guerra e dos que escreveram para a revista.

Esta é só a minha humilde opinião!

Tenho certeza que muitos prefeem artigos How-To

[]'s
[/quote]

Só tenho a dizer que concordo plenamente…

Penso que a maioria dos desenvolvedores Java que utilizam o fórum trabalham com mais frequência sobre a plataforma JEE.

Esta revista está voltada para desenvolvimento Desktop e para quem utiliza vai ser de muito bom proveito.
Para os demais realmente não será interessante e neste caso não cabe criticar, muito menos o modo como a revista transmite a informação(how-to, etc…). Desde que a mesma tenha feito isso de maneira eficiente(o que é o caso).

Estão reclamando sem ao menos ler.

Abraços.

Atualmente trabalho com desenvolvimento de aplicações desktop, e essa edição caiu como uma luva para mim… achei muito interessante, apesar de gostar muito também de questões de projeto, arquitetura, etc.

Parabéns ao pessoal da revista!

[]'s

Sou assinante da revista Mundo Java, e tenho gostado muito das matérias públicadas na revista. Um tópico em particular que me interessou nesta edição é qual ferramenta case (Open Source) escolher para modelagem UML.
Um abraço. :wink:

Parabéns, o Guerra anda sumido daki :smiley:

[quote=lavh]Na minha humilde opinião foi a edição mais fraquinha da revista até agora.

agora pq é muito bom”
[/quote]
Quase concordo.

O artigo do Rodrigo Yoshima é bem interessante.
Parabéns ao Rodrigo.

E ao plus do CV também.

Até mais.

Revista ta excelente.
Porém existem revistas Mundo Java anteriores melhores que essa, isso eu concordo.

[quote=Foxlol]Penso que a maioria dos desenvolvedores Java que utilizam o fórum trabalham com mais frequência sobre a plataforma JEE.

Esta revista está voltada para desenvolvimento Desktop e para quem utiliza vai ser de muito bom proveito.
Para os demais realmente não será interessante e neste caso não cabe criticar, muito menos o modo como a revista transmite a informação(how-to, etc…). Desde que a mesma tenha feito isso de maneira eficiente(o que é o caso).

Abraços.[/quote]

Li toda a revista antes de opinar. :wink:

Feedback é importante não?

Acho excelente enfim uma revista abordar a pparte desktop… o problema e que 99% das edições das principais revistas sobre java (Mundo Java e JavaMegazine) abortam so web… apesar de 80% do mercado ser web… é dificil um desenvolvedor java nunca ter precisado fazer nada desktop… eu por exemplo sempre trabalhei em empresas focado em sistemas web mas em 2 delas tive que fazer aplicações desktop… e realmente sinti uma certa dificuldade por ter trabalhado pouco com isto e pela falta de materiais sobre desktop em revistas e na web… praticamente todos focam web… e não existe o programador java web e o programador java desktop ou o programador java mobile… existe apenas o programador java… e realmente é fundamental ter o foco em outras plataformas que não sejam web… JME tem bastante a até uma revista especializada em aplicações moveis… mas desktop qse não vejo nada e é algo que faz muita falta ter materias focado nisto… agora minha sujestão para que o leitor bata o olho no artigo e ache algo importante:

-> Geoprocessamento em java
-> Aplicações em IA na pratica
-> Criação de um app P2P
-> Trabalhando com APIs de edição de imagem
-> IA voltado a web (boots inteligentes… etc…)
-> O melhor de Ajax (criação de efeitos avançados como drag and drop… etc…)

[quote=LeoMarola][quote=Foxlol]Penso que a maioria dos desenvolvedores Java que utilizam o fórum trabalham com mais frequência sobre a plataforma JEE.

Abraços.[/quote]

[/quote]

Mencionei seu nome ou a carapuça serviu? :lol:

Não quero ser do contra mas eu adoro os artigos how-to. Principalmente de frameworks e ferramentas complicadas.
É verdade que tem vários artigos na internet disponiveis com how-to, Mas poucos são realmente aproveitaveis, ou de qualidade. É preciso uma boa garimpada para ter algo de qualidade. A revista tem me poupado bastante tempo nesse sentido compilando informações que eu teria que ficar caçando.
Só acho a maioria dos how-to um pouco básicos ( Apesar da qualidade ). Poderiam condizer mais com a necessecidade do dia a dia.
Tambem gostaria de ver mais material de arquitetura, mas não conceitos e sim coisas práticas. To cançado de matérias sobre SOA que me convencem cada vez mais que é algo puramente abstrato. Nada de concreto e usável no mundo real.

Quanto a aplicação desktop (swing) ja trabalhei em 2 projetos grandes para duas empresas grandes.
Não é nada perdido aprender Swing hoje em dia. No mercado de varejo aplicações web não atendem bem as nececidades do cliente. (Que usam teclas de acesso ao invés do mouse).

Edit: Esqueci de mencionar que na mesa de operações da bolsa de valores tambem não se usa web. Lá a agilidade fala bem mais alto que qualquer coisa. É ai que as aplicações Swing entram forte. Mercado financeiro de ações (bancos) tambem costuma usar aplicações Desktop e não via browser.

Eu gostei:

O ciclo ágil de um dia (até o eu uso do CV tava legal)

Modelando Transações

E a Matéria de capa sobre o netbeans… muito boa

[quote=Foxlol][quote=LeoMarola][quote=Foxlol]Penso que a maioria dos desenvolvedores Java que utilizam o fórum trabalham com mais frequência sobre a plataforma JEE.

Abraços.[/quote]

[/quote]

Mencionei seu nome ou a carapuça serviu? :lol: [/quote]

Acho que foi referido a todos que postaram anteriormente, logo, dá direito de resposta :lol:

Estou sumido nada! É só procurar que acha uns posts meus por aí!

O feedback de vocês realmente é muito importante! Todas as opiniões são bem vindas!

Nós procuramos sempre tratar os temas e assuntos de forma conceitual, mas sem nunca esquecer o lado prático, mostrando como fazer. Algumas vezes os artigos acabam focando mais em uma parte ou em outra, mas ao ler o artigo tenho certeza que os leitores irão perceber que o lado conceitual não foi esquecido e que sempre é feita uma análise qualitativa da ferramenta e da tecnologia que está sendo mostrada.

Pessoalmente gostei muito dessa edição focada para desktop pois existem muitas coisas novas nessa área para Java! A plataforma Netbeans é uma opção interessante para quem desenvolve com Swing. O artigo sobre JavaFX procura mostrar na prática aquela promessa de que ele será um forte concorrente ao Flash. Por fim, também apresento a nova versão do SwingBean, que trás diversas novidades para facilitar a vida dos desenvolvedores.

Mas não esquecemos do pessoal que trabalha com web: tem o artigo sobre o Click Framework (com uma abordagem que eu achei bem interessante) e sobre a criação dinâmica de RSS com o ROME e o Struts 2. Além disso, quem desenvolve para plataformas corporativas sempre precisa saber sobre as opções existentes para a criação de transações!!!

Abraços e continuem comentando!!!