O Google mostrou sua mais nova ferramenta para Android: o Google App Inventor. É uma ferramenta de criação de aplicativos android do tipo arrastar e soltar.
Na minha opinião não acho que isso faça diferença na concorrência mas, vamos esperar para ver.
O Google quer porque quer destronar a Apple em aplicativos para móveis.Acabei de ler uma outra notícia dizendo que o Android Market terá 100mil app até julho.O google tem a long way to go até fazer frente a Apple.
Criar ferramentas produtivas com várias tarefas comuns prontas, é legal. A MS faz isso com o Visual Studio e a Embarcadero com o Delphi e foram bem sucedidas.
Não sei se o caminho pra superar a Apple em número de apps é tão longo mais, já que a Android Market além de ser a loja que mais cresce, ainda está acelerando o ritmo. E com as vendas de telefones com Android superando as de iPhone nos EUA, ele vai ser mais atrativo. O maior obstáculo são os celulares com versões anterior à 2.0, mas esses ou estão saindo de linha ou estão sendo atualizados.
Com essa iniciativa eu acho que vai aumentar muito o número de apps para o Android, mas vai ter muita app que “não faz nada”, que foi criada por alguém que nem é da área de TI em um ou 2 dias.
Essa parte eu acho um pouco negativa se o android market não for evoluido e ter alguns filtros avançados de ordenação das apps…
Mas o lado bom disso é que vai movimentar o Android. Hoje um grande problema no Brasil (somente no Brasil) é que as empresas só falam de IPhone e só tem app para IPhone. Exemplo: checkin da gol, apps para acesso a bancos, veja restaurante, etc… Todas são para o IPhone e não tem uma app correspondente para o Android.
Com essa iniciativa do google acredito que as apps para o Android vão ficar mais populares no Brasil e as empresas vão sofrer mais pressão para olhar também para esse mercado.
Os clientes vão poder falar / pensar: até o jornaleiro da esquina tem uma app para o Android, o meu banco não tem? Só tem para IPhone?
Por mais que as apps do App Invento não sejam boas, essa pressão do mercado vai fazer a diferença.