Nova Certificação Sun: Sun Certified EJB Developer Java EE 6

JavaCertified (http://www.facebook.com/javacertifiedprofessional) Sun Certified EJB Developer Java EE 6 beta exam now available through July 31. Just $50 and and passing the beta counts for full final exam credit. Be one of the first to earn a Java EE 6 credential and provide input into the final version of the exam. Register at prometric.com/sun

Pessoal, a Sun lançou um exame beta ao custo de 50 dólares para uma das suas novas certificações, que vai dividir em duas a antiga SCBCD: uma prova só de EJB e outra só de JPA.

Fui dar uma olhada no site da Sun aqui do Brasil e ainda não há novidades no quadro (http://br.sun.com).

A nova grade de certificações é: http://content.yudu.com/A1h149/BRTG/resources/index.htm?referrerUrl=

Agora quando vai entrar no Brasil não sei…

O que vocês acham desse novo panorama? Vale a pena “correr” pra tirar as certificações “antigas” e não ter o trabalho de tirá-las em dobro em futuro próximo?

Uau, a beta agora é paga! Novos tempos desde a Oracle…

Pelo jeito foi-se o tempo que as betas eram free. A Oracle vai fazer dinheiro até com certificações beta!

E essa separação em duas partes heim… :frowning:

Att.

Eu vi que tem a certificação pra JPA agora… Não achei muito legal isso… Tirar a Business pra montar em 2. Isso sim é vontade de ganhar dinheiro. Tomara que a ‘SCEJB’, ‘SCJPA’ e SCJP fiquem mais difíceis.
Isso de uma certificação beta ser paga achei paia demais… Muito tosco.

Bom dia

Eu estava interessado em fazer a SCBCD 5 até o fim do ano, com essa mudança acho que vou esperar então até eles lancarem essas novas certificações aqui no brasil.

Bom, tudo bem que o JPA cresceu bastante. Em tese seria até interessante, mas mesmo assim não gostei.

Pelo menos melhor que a Sun fazer certificação Netbeans e SCJP Plus.

alguém sabe qual o conteúdo dessa prova?

[quote=Andre Brito]Eu vi que tem a certificação pra JPA agora… Não achei muito legal isso… Tirar a Business pra montar em 2. Isso sim é vontade de ganhar dinheiro. Tomara que a ‘SCEJB’, ‘SCJPA’ e SCJP fiquem mais difíceis.
Isso de uma certificação beta ser paga achei paia demais… Muito tosco.[/quote]

Concordo. A JPA é uma sub-especificação da EJB. Não vejo motivos para separa-las. Espero que essa versão beta não vingue.

Por acaso fui olhar o preço da SCJD na página da Prometric e não a vi lá. Já essa de EJB Developer está disponível. Parece que a Oracle tá mexendo nisso agora rsrsrsrs

Quem não tem, não compensa fazer mais SCBCD?

Melhor fazer o novo?

O que acham?

[quote=FrancoC][quote=Andre Brito]Eu vi que tem a certificação pra JPA agora… Não achei muito legal isso… Tirar a Business pra montar em 2. Isso sim é vontade de ganhar dinheiro. Tomara que a ‘SCEJB’, ‘SCJPA’ e SCJP fiquem mais difíceis.
Isso de uma certificação beta ser paga achei paia demais… Muito tosco.[/quote]

Concordo. A JPA é uma sub-especificação da EJB. Não vejo motivos para separa-las. Espero que essa versão beta não vingue.[/quote]

Já eu achava que JPA era uma especificação totalmente diferente da de EJB.
O negócio é que eu não sei se tem conteúdo suficiente pra uma certificação sozinha.

Uma coisa eu achei interessante, o nome da certificação. Será que essas certificação não vão ter seus nomes alterados futuramente? SCJP para OCJP… sei lá.

rs rs rs demorou até pra isso acontecer, tenho até medo do que está por vir.
Será o nome das certificações vai mudar também em breve…!?! já pensou: Sun Certified Oracle Java Programmer…

Exatamente. Se tiver coisas bem avançadas dá pra fazer uma prova legal… Mas daí teria que ser BEEEM específica e ficar bem mais difícil. Daí eu acho que seria interessante.

A notícia saiu agora oficialmente no boletim da Oracle, recebido por mim via email:

http://www.oracle.com/dm/11q1field/51041_java_developer.html?msgid=8866970&eid=4910311436&lid=1

Isso não é verdade, pelo menos não quando se trata de JavaEE 6.
Java Persistence 2.0 ( JSR-317 ) não faz parte da mesma especificação que os Enterprise JavaBeans 3.1 ( JSR-318 ), por isso faz sentido essa nova divisão nas certificações. O mesmo não ocorria no passado, quando EJB3 e JPA1 faziam parte da mesma especificação, a JSR-220.

Porque ficam surpresos com a Oracle dobrando preços, cobrando betas, dividindo certificações (ou seja, ela não dobrou o preço, ela quatruplicou)?

Não alimentem os trolls

Não sou troll.

Só que muita gente acha que software livre existe, na verdade não existe, é um farsa.
Cedo ou tarde alguém compra a força que a emrpesa adquiriu através da comunidade, e cobra por isso nos produtos. Ou cobra pelos serviços de consultoria.
O que tem de errado nisso? Nada! E é por isso eu me “surpreendo com a surpresa das pessoas” mediante esta situação.
Isso é polêmico, mas é minha opinião.

E minha pergunta foi por isso - não deveriam surpreende-se com isso, é normal, e vai ter mais coisas.

Você deveria pensar um pouco na pergunta, as vezes ela quer dizer mais do que está escrito.