Nova carreira aos 34 anos + Tecnólogo + Java = Dúvidas!

Olá, pessoal. Descobri o GUJ por meio do Google e já estou positivamente surpreso com o tamanho e a qualidade de muita coisa que li recentemente, motivado pela decisão de vida que quero tomar.

Como diz o título do tópico, tenho 34 anos, trabalho na área educacional (sou formado em Letras). Sempre fui apaixonado por TI (meu primeiro PC foi um XT aos 11 anos de idade), fiz inúmeros cursos de informática na era pré-internet, já dei aula em escolinha de informática nessa época mas, por circunstâncias da vida, acabei me graduando em letras e me tornando um revisor de textos.

O fato é que nunca fui feliz, sempre trabalhei por dinheiro, pra pagar as contas etc., mas finalmente resolvi que desejo mudar e seguir para a área que sempre gostei: TI. Entretanto, sabendo das dificuldades enormes que certamente terei pela frente, tenho pesquisado muito a respeito, até que cheguei aqui ao GUJ com a esperança de que alguém responda a este tópico, me ajudando, já que aqui há pessoas que certamente vivenciam o contexto mercadológico da TI há muitos anos, seja como empregado, seja como empregador.

Minhas dúvidas são bem básicas:

  1. Acham uma loucura alguém com 34 anos tentar entrar em TI? Serei esmagado pelos mais novos? Enfrentaria resistência para conseguir um estágio, um cargo júnior ou algo do tipo?
  2. O mercado costuma ser preconceituoso quanto a contratar tecnólogos? Digo isso porque o plano que tracei é fazer um tecnólogo em ADS na FIAP, tendo em vista o tempo reduzido de curso e a preparação específica para o mercado de trabalho. Em resumo: vale a pena se formar tecnólogo?
  3. Levando em conta que meu projeto seria aprender Java para trabalhar com sistemas mobile, acham a FIAP uma boa ideia? Aliás, a FIAP ensina Java desde o beabá ou eu terei que aprender a linguagem por fora?
  4. Pensando em termos salariais, quanto tempo estimam que eu consiga chegar num patamar de salário ao redor de 3.500 reais, trabalhando em SP/Capital?
  5. Qual pensam ser a melhor estratégia para eu me inserir no mercado: a) ainda durante o curso tentar vaga de estágio ou b) esperar eu me formar e tentar uma vaga júnior? Aliás, eu conseguiria algo júnior mesmo sem experiência prévia, tendo apenas recém-saído da faculdade? Confesso que, por ser o curso bem caro, minha preferência seria pela opção B, visto que eu me manteria na minha profissão até me formar (e tirar as mensalidades das costas) e então buscaria o primeiro emprego na área. Ou isso é má ideia?

Eu não sou necessariamente alguém totalmente verde em programação. Já fiz, muitos e muitos anos atrás, cursos de lógica de programação, Clipper, VB 4. Claro, nunca me aprofundei muito, nunca trabalhei profissionalmente. Mas o que me deixou animado é que, nestes dias, já lendo e aprendendo sobre Java, fiz programinhas bem simples e percebi que, apesar de bem enferrujada, minha lógica continua lá firme e forte.

É isso. Peço desculpas pelo wall of text, mas preciso mesmo da ajuda de quem puder me ajudar com qualquer conselho. Trata-se da minha vida profissional e eu não quero errar mais uma vez. Sou eternamente grato a quem puder dar qualquer dica.

[quote=michel79]Olá, pessoal. Descobri o GUJ por meio do Google e já estou positivamente surpreso com o tamanho e a qualidade de muita coisa que li recentemente, motivado pela decisão de vida que quero tomar.

Como diz o título do tópico, tenho 34 anos, trabalho na área educacional (sou formado em Letras). Sempre fui apaixonado por TI (meu primeiro PC foi um XT aos 11 anos de idade), fiz inúmeros cursos de informática na era pré-internet, já dei aula em escolinha de informática nessa época mas, por circunstâncias da vida, acabei me graduando em letras e me tornando um revisor de textos.

O fato é que nunca fui feliz, sempre trabalhei por dinheiro, pra pagar as contas etc., mas finalmente resolvi que desejo mudar e seguir para a área que sempre gostei: TI. Entretanto, sabendo das dificuldades enormes que certamente terei pela frente, tenho pesquisado muito a respeito, até que cheguei aqui ao GUJ com a esperança de que alguém responda a este tópico, me ajudando, já que aqui há pessoas que certamente vivenciam o contexto mercadológico da TI há muitos anos, seja como empregado, seja como empregador.

Minhas dúvidas são bem básicas:

  1. Acham uma loucura alguém com 34 anos tentar entrar em TI? Serei esmagado pelos mais novos? Enfrentaria resistência para conseguir um estágio, um cargo júnior ou algo do tipo?
    [/quote]
    Não. Não. Não. Desenvolvimento e infra são áreas menos “preconceituosas” quanto a idade dos profissionais. Dependendo do caso, até preferem uma pessoa mais velha, que, teoricamente, tem mais responsabilidade e menos “frescuras”.

Nunca vi esse tipo de preconceito. O mercado quer “resolvedores” e não causadores de problemas. Sim, vale.

Não conheço a FIAP.

Se você for bom, pode ser logo de cara, como pode demorar 1 a 2 anos. São Paulo paga salários relativamente altos se comparados à outras regiões do Brasil, porém, o custo de vida…

Estágio, pelo contato e pelo networking que você pode fomentar. Se for considerar a parte financeira, tente desenvolver por conta própria algo muito bom e expor no github, por exemplo. Freewares são sempre bem quistos.

O mundo mudou, pouca coisa mudou na forma de raciocinar com lógica, mas o emprego de várias técnicas e afins estão defasados. O ideal é se atualizar.

[quote=michel79]
É isso. Peço desculpas pelo wall of text, mas preciso mesmo da ajuda de quem puder me ajudar com qualquer conselho. Trata-se da minha vida profissional e eu não quero errar mais uma vez. Sou eternamente grato a quem puder dar qualquer dica.[/quote]
Pense da seguinte forma, você está se mantendo, ganhando dinheiro honestamente. Agora está rumando para algo que gosta e vê sentido, isso facilita a sensação de realização pessoal e profissional.

comecei minha fac com 31 anos estive na sua posição, precisa de coragem, mas nada que dedicação e humildade (pois deixei de ganhar mais pra voltar a ser estagiário e aprender) não resolvam.

Sou tecnólogo tmb, não vi nada disso… As pessoas querem saber se é formado em TI… nem concursos tem mais isso…

Você precisa aprender a programar, a tecnologia indifere… Lembre-se, uma base boa será um grande passo, visto que linguagens você aprende em qualquer video aula. Precisa aprender bem lógica e OO. Não conheço a Fiap, mas posso dizer com determinada certeza que o que vai te ensinar mesmo são os estágios e projetos que desenvolver.

Depende de você. Pode chegar a isso no primeiro ano. Em SP (sou de Vitória-ES e aqui é ruim de salário) com 5 anos de experiência você tira fácil uns 7 a 8k.

Se você se formar sem fazer estágio eu te dou quase certeza que não terá emprego a não ser por QI. Experiência conta muito, e o aprendizado do estágio não tem valor. Faça estágios, de preferencia em empresas boas de desenvolvimento. Não vá para empresas de publicidade (nada contra)que não tem muito a acrescentar para seu conhecimento em Java. A não ser que queira ser webdesigner.
Faça estágio em empresas boas em Java até de graça se necessário, acredite que isso vai valer a pena lá na frente.

Espero ter ajudado.

Fala Michel,

Eu passei exatamente pelo seu caso.

Eu com 32 anos resolvi entrar na área da TI, estudei algoritmos atraves de apostilas do Apostilando.com e estudei java pelas apostilas gratuítas da Caelum, fiz todos os cursos de Java da escola online SoftBlue (http://www.softblue.com.br), e entrei na faculdade. Só com isso me deu base para conseguir meu primeiro emprego ganhando R$ 900,00 (Tive que usar o dinheiro de uma reserva para sobreviver), mas isso durou 6 meses de muito estudo e trabalho, pois depois desse prazo já consegui outro emprego como Junior ganhando mais de R$ 2.300,00 … e assim comecei minha carreira depois dos 32 anos. Hoje estou com 35 anos.

Então , meu conselho é, vai estudando e quando se sentir apto para preencher as vagas do mercado, você começa a se candidatar.

A experiência de vida por ser mais velho ajuda muito a conseguir o primeiro emprego como Junior, eu pelo menos senti isso, pois consegui emprego nas primeiras entrevistas.

A pequena desvantagem , é que normalmente o seu Chefe é mais novo que você e seu parceiro Junior tem normalmente a idade do seu filho hehehe, mas para mim isso não foi problema.

Abraços !

1 curtida

Puxa, fico contente com as respostas. Agradeço muito.

Aproveitando e não querendo abusar, vocês acham importante investir logo cedo em certificações? (cedo quero dizer logo após me formar)

Continua sendo um diferencial de mercado? Ou pensam que é melhor adquirir um pouco de experiência (2, 3 anos) e partir para uma pós?

Obrigado a todos que se dispuseram a ajudar.

[quote=michel79]Puxa, fico contente com as respostas. Agradeço muito.
Aproveitando e não querendo abusar, vocês acham importante investir logo cedo em certificações? (cedo quero dizer logo após me formar)
[/quote]
Se conseguir antes, melhor. Se não, não há qualquer problema em certificar-se antes da pós e imediatamente após a graduação.

Diferencial mesmo é ter experiência e vontade.

[quote=michel79]

Obrigado a todos que se dispuseram a ajudar.[/quote]

Bom kra, vou tentar t ajudar pontuando algumas cosias:

  • Primeiramente, foque na certificação (OCJP 1.6) esta certificação será a trilha q vc deve percorrer (direção de estudos) lembrando q Java Web é onde o mercado está muito mais aquecido

  • O salários como disseram são promissores, a maioria deles são no sistema PJ

  • Não me preocuparia com idade, talvez, eu ao invés de tecnologo, fizesse pos-graduação em Engenharia de Software e tirasse
    a certificação q indiquei em primeiro lugar e levando junto um inglês técnico pelo menos (certificação + pós-graduação + inglês)
    lembrando q ainda é preciso a especialização para algum dos nichos como Web, Mobile, Desktop e por aí vai, e é aqui que a brincadeira realmente começa - desenho este como um perfil a ser prospectado

  • Se prepare financeiramente por alguns meses pelo menos uns 6 meses, neste período tente estágio/júnior o que conseguir, tenho certeza q se vc tirar a certificação OCJP vc pode almejar sim, um cargo de júnior sem passar por estágio, acho q tudo nesta fase de decisão inicia no planejamento financeiro

Boa sorte truta!

Caros q n conhecem a FIAP, aqui em São Paulo tem renome em educação do seguimento de Informática, já foi eleita várias vezes por revistas como Exame sendo uma das melhores tb em nível nacional no MBA de gerenciamento.

[quote=andredecotia]Bom kra, vou tentar t ajudar pontuando algumas cosias:

  • Primeiramente, foque na certificação (OCJP 1.6) esta certificação será a trilha q vc deve percorrer (direção de estudos) lembrando q Java Web é onde o mercado está muito mais aquecido

  • O salários como disseram são promissores, a maioria deles são no sistema PJ

  • Não me preocuparia com idade, talvez, eu ao invés de tecnologo, fizesse pos-graduação em Engenharia de Software e tirasse
    a certificação q indiquei em primeiro lugar e levando junto um inglês técnico pelo menos (certificação + pós-graduação + inglês)
    lembrando q ainda é preciso a especialização para algum dos nichos como Web, Mobile, Desktop e por aí vai, e é aqui que a brincadeira realmente começa - desenho este como um perfil a ser prospectado

  • Se prepare financeiramente por alguns meses pelo menos uns 6 meses, neste período tente estágio/júnior o que conseguir, tenho certeza q se vc tirar a certificação OCJP vc pode almejar sim, um cargo de júnior sem passar por estágio, acho q tudo nesta fase de decisão inicia no planejamento financeiro

Boa sorte truta!

[/quote]
Eu vou discordar.
A certificação pode até não ajudar, mas não ter uma nunca me atrapalhou.
Tenho um salário muito bom, sendo CLT e conheço pessoas que são CLT e ganham R$ 8k, R$ 10k, aqui em Curitiba.

Falando em Java Web, que realmente é o caminho que desejo trilhar (desenvolvimento de sistemas mobile), vocês fariam alguma correção de rota relativamente ao que estou planejando quanto a estudos?

Sugerem eu já estudar, concomitantemente à faculdade, alguma coisa, tentar alguma certificação específica, fazer algum curso?

Ou faz mais sentido eu me graduar, ir pro mercado, pegar cancha, experiência com java primeiro e, depois, focar mais em Java Web?

Lembrando sempre que eu sou totalmente cru em Java, inclusive nas possíveis diferenças entre java mobile e web. Estou estudando a linguagem desde segunda-feira, fiz meu Hello World esses dias e o máximo que cheguei por enquanto foi em calcular Índice de Massa Corporal… rs.

[quote=michel79]Falando em Java Web, que realmente é o caminho que desejo trilhar (desenvolvimento de sistemas mobile), vocês fariam alguma correção de rota relativamente ao que estou planejando quanto a estudos?

Sugerem eu já estudar, concomitantemente à faculdade, alguma coisa, tentar alguma certificação específica, fazer algum curso?

Ou faz mais sentido eu me graduar, ir pro mercado, pegar cancha, experiência com java primeiro e, depois, focar mais em Java Web?

Lembrando sempre que eu sou totalmente cru em Java, inclusive nas possíveis diferenças entre java mobile e web. Estou estudando a linguagem desde segunda-feira, fiz meu Hello World esses dias e o máximo que cheguei por enquanto foi em calcular Índice de Massa Corporal… rs.[/quote]

Depende muito do seu ritmo de estudos…

Se você acha que consegue levar a faculdade e ainda estudar paralelamente pra agilizar seu conhecimento em Java, vá em frente…

Só não coloque a carroça na frente dos bois, pois pra ter um conhecimento sólido e realmente saber o que está fazendo demora um pouco…

Te aconselho a ir estudando as bases em Java, alguns padrões(MVC é ótimo pra começar). Após entender como funciona o MVC, você pode começar a tentar fazer aplicações com interfaces gráficas, utilizando o Swing. Em seguida tentar adicionar um banco de dados no meio disso.

Inevitavelmente no meio dessa caminha você vai ouvir sobre frameworks e bibliotecas personalizadas, o que vale a pena ver também.

Após ter esse conhecimento na plataforma Standard, já existe uma idéia formada pra discernir bem os conceitos. A partir deste ponto eu iria começar os primeiros contatos com Web.

Esse foi o caminho que segui estudando por conta, fiz um curso e consegui um estágio, dali pra frente só aprendi por conta e sozinho(não mexo com Java no estágio). Agora estou revendo todos os conceitos novamente na faculdade…

É um caminho longo, mas que vale a pena o esforço e te rende bons frutos! :wink:

[quote=drsmachado][quote=andredecotia]Bom kra, vou tentar t ajudar pontuando algumas cosias:

  • Primeiramente, foque na certificação (OCJP 1.6) esta certificação será a trilha q vc deve percorrer (direção de estudos) lembrando q Java Web é onde o mercado está muito mais aquecido

  • O salários como disseram são promissores, a maioria deles são no sistema PJ

  • Não me preocuparia com idade, talvez, eu ao invés de tecnologo, fizesse pos-graduação em Engenharia de Software e tirasse
    a certificação q indiquei em primeiro lugar e levando junto um inglês técnico pelo menos (certificação + pós-graduação + inglês)
    lembrando q ainda é preciso a especialização para algum dos nichos como Web, Mobile, Desktop e por aí vai, e é aqui que a brincadeira realmente começa - desenho este como um perfil a ser prospectado

  • Se prepare financeiramente por alguns meses pelo menos uns 6 meses, neste período tente estágio/júnior o que conseguir, tenho certeza q se vc tirar a certificação OCJP vc pode almejar sim, um cargo de júnior sem passar por estágio, acho q tudo nesta fase de decisão inicia no planejamento financeiro

Boa sorte truta!

[/quote]
Eu vou discordar.
A certificação pode até não ajudar, mas não ter uma nunca me atrapalhou.
Tenho um salário muito bom, sendo CLT e conheço pessoas que são CLT e ganham R$ 8k, R$ 10k, aqui em Curitiba.[/quote]

Rs… Gosto de debater com pessoas críticas e q expoem suas opiniões…

@drsmachado

  • Se vc reler o trecho q recorto a seguir verá q fui enfático ao dizer q acredito q se tiver a certificação irá ajudar e muito a conseguir um cargo de júnior SEM PASSAR POR ESTÁGIO, visto q conseguir estágio com zero de experiência já costuma ser difícil (sabemos q a idéia de estágio é essa - n ter experiência, mas nem sempre é o q vemos acontecer) então imagina não tendo o estágio
    “tenho certeza q se vc tirar a certificação OCJP vc pode almejar sim, um cargo de júnior sem passar por estágio”

Qdo vc fala q n tem certificação e n atrapalha na conquista de emprego, eu concordo 100%, tanto q há um post recente q vc participou tb, sobre certificação qdo já se tem o título de sênior, eu fui categórico e disse q n vale a pena o investimento de $ vs. tempo [http://www.guj.com.br/java/304130-voce-sendo-senior-acha-que-vale-a-pena-ocjp].

E qto. ao salário como CLT, sim sim, vc está certo, mas estou indo pela média, do q é mais fácil de se encontrar e a média geralmente é outra.

O post do Ruttmann era exatamente o que eu buscava em relação a essa minha dúvida sobre o que estudar especificamente nessa trilha de aprendizado do Java.

Lendo aqui e ali na internet, eu percebi que o Java tem muitas “ramificações” internas, mil nomenclaturas, approachs e confesso que me perdi um pouco (mentira, fiquei até zonzo).

Então, no meio da minha ignorância, apenas lendo sobre Java e ainda sem muita gente pra me aconselhar, eu planejei, primeiramente, adquirir o beabá do Java standard, desktop mesmo, porque sem essa base eu não iria nem sair do lugar. Depois que eu percebesse onde eu estaria pisando, eu correria atrás dos meandros da coisa (Hibernate e demais coisas referentes à web).

Faz algum sentido isso ou eu estou totalmente equivocado e vocês me sugerem outro plano específico sobre o que aprender, de maneira a ir encorpando pouco a pouco meu cabedal de conhecimento de Java?

Fato é que, ao mesmo tempo em que me empolga, esse turbilhão de informações do Java me assusta um pouco. Parece difícil conseguir planejar um caminho de aprendizado seguro e trilhá-lo.

[quote=michel79]
Lembrando sempre que eu sou totalmente cru em Java, inclusive nas possíveis diferenças entre java mobile e web. Estou estudando a linguagem desde segunda-feira, fiz meu Hello World esses dias e o máximo que cheguei por enquanto foi em calcular Índice de Massa Corporal… rs.[/quote]

Linguagens de programação são como linguagens normais, você aprende melhor quando tem a oportunidade de praticá-lo no seu dia a dia. Para a maioria das pessoas, cursos e certificações simplesmente não oferecem o contexto mais apropriado pra se aprender uma linguagem fluentemente.

Primeiramente bem vindo ao fórum, aqui o pessoal costuma ajudar bem…

Esses montes de frameworks e siglas que tem no Java, é completamente normal nós ficarmos com dúvidas e confusos, mas que no final, depois que você aprender, você verá que não é tão complicado quanto as coisas parecem. Aprenda essas siglas e frameworks conforme sua demanda de estudos, não atropele tudo, tentando entender o que é cada sigla ou cada framework. Além de ficar mais natural, você aprenderá melhor e não vai confundir as coisas.

O que vejo nesse mercado, é que a oportunidade de crescer é muito rápida, com 5 anos de trabalho, você já consegue um salário que em outros se conseguem com 8 ~ 10 anos. O meu salário subiu mais de 5x, desde que comecei a trabalhar com programação, a 5 anos atrás. Nesses 5 anos, eu terminei minha graduação, fiz uma pós e tirei certificação de Java Programmer, isso pode ou não ter sido um diferencial, na dúvida, é melhor se especializar o máximo que conseguir.

Como disseram aí, a certificação não é garantia que você conseguirá um emprego com salário melhor, mas com certeza te ajudará muito para conseguir o primeiro emprego, e principalmente pra se aprofundar mais na linguagem Java. Em relação a mercado , vejo que a certificação tem mais peso que pós-graduação. Caso você consiga tirar a certificação durante tua graduação, seria ótima e com certeza vale o esforço!

Quanto a idade, eu não vejo como problema, mas o perfil sim poderá te atrapalhar um pouco. Por exemplo: quando eu estava na graduação, estudei com um cara que tinha uns 31 anos. Ele era um ótimo aluno, super dedicado e só tirava boas notas, mas depois de formado acabou não conseguindo entrar no mercado com facilidade, pois seu perfil não era tão “tecnológico”, ele não sabia formatar computador, tinha medo de estragar se fuçar muito e esse perfil veio por não acompanhar as tecnologias, e ficar um pouco “parado no tempo”.

Mas pelo que vejo do seu perfil, você já mexe um pouco com programação, gosta da area de TI e se demonstra empolgado. Essa empolgação é muito importante, para ter um objetivo e ir atrás dele, e não apenas se confortar com o que vem.

Boa sorte e se decidir entrar na area, bem vindo ao time!

[quote=drsmachado][quote=andredecotia]Bom kra, vou tentar t ajudar pontuando algumas cosias:

  • Primeiramente, foque na certificação (OCJP 1.6) esta certificação será a trilha q vc deve percorrer (direção de estudos) lembrando q Java Web é onde o mercado está muito mais aquecido

  • O salários como disseram são promissores, a maioria deles são no sistema PJ

  • Não me preocuparia com idade, talvez, eu ao invés de tecnologo, fizesse pos-graduação em Engenharia de Software e tirasse
    a certificação q indiquei em primeiro lugar e levando junto um inglês técnico pelo menos (certificação + pós-graduação + inglês)
    lembrando q ainda é preciso a especialização para algum dos nichos como Web, Mobile, Desktop e por aí vai, e é aqui que a brincadeira realmente começa - desenho este como um perfil a ser prospectado

  • Se prepare financeiramente por alguns meses pelo menos uns 6 meses, neste período tente estágio/júnior o que conseguir, tenho certeza q se vc tirar a certificação OCJP vc pode almejar sim, um cargo de júnior sem passar por estágio, acho q tudo nesta fase de decisão inicia no planejamento financeiro

Boa sorte truta!

[/quote]
Eu vou discordar.
A certificação pode até não ajudar, mas não ter uma nunca me atrapalhou.
Tenho um salário muito bom, sendo CLT e conheço pessoas que são CLT e ganham R$ 8k, R$ 10k, aqui em Curitiba.[/quote]
Concordo com o Machado. Não foque em certificação agora. Aprenda a desenvolver primeiro, vá para o básico. Não adianta nada ter uma certificação e não fazer um bom código. Tem gente em minha empresa com 31 anos e é junior, ou seja, idade não é problema.

Agradeço muito a todos que gentilmente se dispuseram a me ajudar. Vocês não sabem como essas informações todas que me passaram são importantes neste momento, afinal, trata-se de uma mudança radical de carreira. Não sei se alguém já passou por isso, mas o frio na barriga é grande, viu… rs. Vou aproveitar esse resto de ano pra aprender Java, entender que bicho feio é esse chamado OO, retomar algoritmos e lógica, pra entrar em 2014 já mais afiado e pronto pra começar o tecnólogo.

Um abraço a todos e muita sorte a cada um de vocês, a todos nós.

[quote=Hebert Coelho][quote=drsmachado][quote=andredecotia]Bom kra, vou tentar t ajudar pontuando algumas cosias:

  • Primeiramente, foque na certificação (OCJP 1.6) esta certificação será a trilha q vc deve percorrer (direção de estudos) lembrando q Java Web é onde o mercado está muito mais aquecido

  • O salários como disseram são promissores, a maioria deles são no sistema PJ

  • Não me preocuparia com idade, talvez, eu ao invés de tecnologo, fizesse pos-graduação em Engenharia de Software e tirasse
    a certificação q indiquei em primeiro lugar e levando junto um inglês técnico pelo menos (certificação + pós-graduação + inglês)
    lembrando q ainda é preciso a especialização para algum dos nichos como Web, Mobile, Desktop e por aí vai, e é aqui que a brincadeira realmente começa - desenho este como um perfil a ser prospectado

  • Se prepare financeiramente por alguns meses pelo menos uns 6 meses, neste período tente estágio/júnior o que conseguir, tenho certeza q se vc tirar a certificação OCJP vc pode almejar sim, um cargo de júnior sem passar por estágio, acho q tudo nesta fase de decisão inicia no planejamento financeiro

Boa sorte truta!

[/quote]
Eu vou discordar.
A certificação pode até não ajudar, mas não ter uma nunca me atrapalhou.
Tenho um salário muito bom, sendo CLT e conheço pessoas que são CLT e ganham R$ 8k, R$ 10k, aqui em Curitiba.[/quote]
Concordo com o Machado. Não foque em certificação agora. Aprenda a desenvolver primeiro, vá para o básico. Não adianta nada ter uma certificação e não fazer um bom código. Tem gente em minha empresa com 31 anos e é junior, ou seja, idade não é problema.[/quote]

@michel79 Por experiência de mercado, aconselho pensar pela linha de q tirar certificação Java durante a fase de estágio - júnior é o melhor momento para isso, vc irá de fato abrilhantar seu currículo no momento em q mais precisa, além de q tem uma direção clara para seguir os estudos no que tange ao Java básico. T garanto, a certificação OCJP 6 não vai “abrilhantar” teu currículo com a força q com certeza vai se vc tirar “agora”.

@Hebert Coelho Achei curioso sua argumentação ao tentar entender seu raciocínio
“Não foque em certificação agora. Aprenda a desenvolver primeiro, vá para o básico” e a certificação OCJP é avançada por acaso? Qdo. vc diz “Não adianta nada ter uma certificação e não fazer um bom código.” mas quem disse que ter certificação é garantir q as melhores práticas sejam usadas?! Veja, como é sabido, nem sempre o programador tem a autonomia por seguir as melhores práticas, já presenciei discussões pq o Arquiteto queria de uma forma e o programador insistia noutra pq dizia ser o padrão convencionado, e adivinha quem ganhou a briga?! Sabe qual foi o motivo da briga? O Arquiteto entendia q ficava mais claro qdo. renomeava as classes com Underline ex: CasoTeste_Produto e que nomes compostos fossem escritos sem usar camelCase ex: guardaroupa.

André, entendo teu pensamento e concordo com ele.

Me colocando no lugar de um selecionador de empresa, imagino que ele, ao ver meu currículo quase vazio, sem experiência, mas com um certificado de programador Java, vai concluir que, ao menos sei o que quero e que tenho condições mínimas de conhecimento para ocupar o cargo pretendido. É mais fácil pra ele “pagar pra ver” me contratando do que meramente eu bater na porta dele e dizer: “olha, sou recém-formado tecnólogo e preciso de um emprego, mas não tenho experiência, você tem que confiar que eu sei Java básico”.

Acho que o impacto que um certificado tem na carreira de um iniciante é bem maior do que quando ele está deixando, digamos, essa janela inicial de formação (2 anos pra frente).