Olá, pessoal. Descobri o GUJ por meio do Google e já estou positivamente surpreso com o tamanho e a qualidade de muita coisa que li recentemente, motivado pela decisão de vida que quero tomar.
Como diz o título do tópico, tenho 34 anos, trabalho na área educacional (sou formado em Letras). Sempre fui apaixonado por TI (meu primeiro PC foi um XT aos 11 anos de idade), fiz inúmeros cursos de informática na era pré-internet, já dei aula em escolinha de informática nessa época mas, por circunstâncias da vida, acabei me graduando em letras e me tornando um revisor de textos.
O fato é que nunca fui feliz, sempre trabalhei por dinheiro, pra pagar as contas etc., mas finalmente resolvi que desejo mudar e seguir para a área que sempre gostei: TI. Entretanto, sabendo das dificuldades enormes que certamente terei pela frente, tenho pesquisado muito a respeito, até que cheguei aqui ao GUJ com a esperança de que alguém responda a este tópico, me ajudando, já que aqui há pessoas que certamente vivenciam o contexto mercadológico da TI há muitos anos, seja como empregado, seja como empregador.
Minhas dúvidas são bem básicas:
- Acham uma loucura alguém com 34 anos tentar entrar em TI? Serei esmagado pelos mais novos? Enfrentaria resistência para conseguir um estágio, um cargo júnior ou algo do tipo?
- O mercado costuma ser preconceituoso quanto a contratar tecnólogos? Digo isso porque o plano que tracei é fazer um tecnólogo em ADS na FIAP, tendo em vista o tempo reduzido de curso e a preparação específica para o mercado de trabalho. Em resumo: vale a pena se formar tecnólogo?
- Levando em conta que meu projeto seria aprender Java para trabalhar com sistemas mobile, acham a FIAP uma boa ideia? Aliás, a FIAP ensina Java desde o beabá ou eu terei que aprender a linguagem por fora?
- Pensando em termos salariais, quanto tempo estimam que eu consiga chegar num patamar de salário ao redor de 3.500 reais, trabalhando em SP/Capital?
- Qual pensam ser a melhor estratégia para eu me inserir no mercado: a) ainda durante o curso tentar vaga de estágio ou b) esperar eu me formar e tentar uma vaga júnior? Aliás, eu conseguiria algo júnior mesmo sem experiência prévia, tendo apenas recém-saído da faculdade? Confesso que, por ser o curso bem caro, minha preferência seria pela opção B, visto que eu me manteria na minha profissão até me formar (e tirar as mensalidades das costas) e então buscaria o primeiro emprego na área. Ou isso é má ideia?
Eu não sou necessariamente alguém totalmente verde em programação. Já fiz, muitos e muitos anos atrás, cursos de lógica de programação, Clipper, VB 4. Claro, nunca me aprofundei muito, nunca trabalhei profissionalmente. Mas o que me deixou animado é que, nestes dias, já lendo e aprendendo sobre Java, fiz programinhas bem simples e percebi que, apesar de bem enferrujada, minha lógica continua lá firme e forte.
É isso. Peço desculpas pelo wall of text, mas preciso mesmo da ajuda de quem puder me ajudar com qualquer conselho. Trata-se da minha vida profissional e eu não quero errar mais uma vez. Sou eternamente grato a quem puder dar qualquer dica.