Nova carreira aos 34 anos + Tecnólogo + Java = Dúvidas!

Olá, pessoal. Descobri o GUJ por meio do Google e já estou positivamente surpreso com o tamanho e a qualidade de muita coisa que li recentemente, motivado pela decisão de vida que quero tomar.

Como diz o título do tópico, tenho 34 anos, trabalho na área educacional (sou formado em Letras). Sempre fui apaixonado por TI (meu primeiro PC foi um XT aos 11 anos de idade), fiz inúmeros cursos de informática na era pré-internet, já dei aula em escolinha de informática nessa época mas, por circunstâncias da vida, acabei me graduando em letras e me tornando um revisor de textos.

O fato é que nunca fui feliz, sempre trabalhei por dinheiro, pra pagar as contas etc., mas finalmente resolvi que desejo mudar e seguir para a área que sempre gostei: TI. Entretanto, sabendo das dificuldades enormes que certamente terei pela frente, tenho pesquisado muito a respeito, até que cheguei aqui ao GUJ com a esperança de que alguém responda a este tópico, me ajudando, já que aqui há pessoas que certamente vivenciam o contexto mercadológico da TI há muitos anos, seja como empregado, seja como empregador.

Minhas dúvidas são bem básicas:

1. Acham uma loucura alguém com 34 anos tentar entrar em TI? Serei esmagado pelos mais novos? Enfrentaria resistência para conseguir um estágio, um cargo júnior ou algo do tipo?
  2. O mercado costuma ser preconceituoso quanto a contratar tecnólogos? Digo isso porque o plano que tracei é fazer um tecnólogo em ADS na FIAP, tendo em vista o tempo reduzido de curso e a preparação específica para o mercado de trabalho. Em resumo: vale a pena se formar tecnólogo?
  3. Levando em conta que meu projeto seria aprender Java para trabalhar com sistemas mobile, acham a FIAP uma boa ideia? Aliás, a FIAP ensina Java desde o beabá ou eu terei que aprender a linguagem por fora?