http://www.adrenaline.com.br/telecom/noticias/8952/elop-diz-que-nokia-abandonara-o-meego-mesmo-se-o-n9-fizer-sucesso.html. A notícia tem quse um mês, mas tá valendo.
Desde que esse Stephen Elop se tornou CEO a Nokia vem fazendo besteira atrás de besteira. Primeiro foi a adoção do WP7. O qt ficou meio que jogado à própria sorte (eu sei que o QT não depende da Nokia pra continuar existindo, mas perder um investidor desses quebras as pernas) e agora eles resolveram abandonar o MeeGo, plataforma que a Nokia investiu muita grana com a Intel pra não dar em nada. Eu ACHO que se a Nokia tivesse adotado o MeeGo no lugar do WP7 seria bem melhor.
E vocês, o que acham que vai acontecer com a Nokia daqui para frente?
[quote=matheuslmota]http://www.adrenaline.com.br/telecom/noticias/8952/elop-diz-que-nokia-abandonara-o-meego-mesmo-se-o-n9-fizer-sucesso.html. A notícia tem quse um mês, mas tá valendo.
Desde que esse Stephen Elop se tornou CEO a Nokia vem fazendo besteira atrás de besteira. Primeiro foi a adoção do WP7. O qt ficou meio que jogado à própria sorte (eu sei que o QT não depende da Nokia pra continuar existindo, mas perder um investidor desses quebras as pernas) e agora eles resolveram abandonar o MeeGo, plataforma que a Nokia investiu muita grana com a Intel pra não dar em nada. Eu ACHO que se a Nokia tivesse adotado o MeeGo no lugar do WP7 seria bem melhor.
E vocês, o que acham que vai acontecer com a Nokia daqui para frente?[/quote]
Cara, a nokia não vai abandonar o qt(até porque todos os aplicativos da empresa dependem dele) , ela só vendeu a licença comercial para a digia. O projeto do qt 5.0 tá a todo vapor.
http://developer.qt.nokia.com/wiki/Qt_5.0
O meego é outra história, e não tem nada haver com o qt também. Talvez eles tenham observado que o meego não seja o que o mercado precisa.
Não sei se a decisão de adotar o WP7 foi a melhor, mas sem dúvida, se ficasse com o MeeGo, seria pior… O MeeGo estaria sozinho para competir com a força do iOS, Android e WP7. Então unir-se com a MS, pra mim, é melhor que ficar sozinho.
Se adotasse o Android, ficaria igual às outras, e não teria grandes diferenciais competitivos.
[]'s
[quote=juliocbq]Cara, a nokia não vai abandonar o qt(até porque todos os aplicativos da empresa dependem dele) , ela só vendeu a licença comercial para a digia. O projeto do qt 5.0 tá a todo vapor.
O meego é outra história, e não tem nada haver com o qt também. Talvez eles tenham observado que o meego não seja o que o mercado precisa.[/quote]
O que eu quis dizer foi que com a adoção do WP7, vai ficar mais difícil de a Nokia usar o QT em algo sério. Não falei nem pela venda da licença comercial, falei mais por causa do WP7.
[quote=matheuslmota][quote=juliocbq]Cara, a nokia não vai abandonar o qt(até porque todos os aplicativos da empresa dependem dele) , ela só vendeu a licença comercial para a digia. O projeto do qt 5.0 tá a todo vapor.
O meego é outra história, e não tem nada haver com o qt também. Talvez eles tenham observado que o meego não seja o que o mercado precisa.[/quote]
O que eu quis dizer foi que com a adoção do WP7, vai ficar mais difícil de a Nokia usar o QT em algo sério. Não falei nem pela venda da licença comercial, falei mais por causa do WP7.[/quote]
A nokia está investindo no symbian anna. Todo qt. Não é algo sério?
[quote]On April 12 2011, Nokia announced Symbian Anna as a software update to the Symbian^3 release. Two new devices (X7 and E6) were announced which will have Symbian Anna pre-installed. Symbian Anna will be available as a Software Update for Symbian^3 based devices as well. Most Significant updates that come with “Anna” are
Portrait QWERTY with split-view data entry
New Icon Set
New internet browser with an improved user interface, search-integrated address field, faster navigation and page loading.
Updated Ovi Maps (search public transport, download full country maps via WLAN or Nokia Ovi Suite, check-in to Facebook, Twitter and Foursquare).
Java Runtime 2.2, Qt Mobility 1.1 and Qt4.7.[/quote]
A nokia já entendeu que o wp7 pode não dar futuro e vai manter o symbian na jogada. Aliás, no final das contas acabei entendendo a nokia.
Você já tem o symbian, não faz sentido se preocupar com os duvidosos meego e wp7.
[quote=juliocbq][quote=matheuslmota][quote=juliocbq]Cara, a nokia não vai abandonar o qt(até porque todos os aplicativos da empresa dependem dele) , ela só vendeu a licença comercial para a digia. O projeto do qt 5.0 tá a todo vapor.
O que eu quis dizer foi que com a adoção do WP7, vai ficar mais difícil de a Nokia usar o QT em algo sério. Não falei nem pela venda da licença comercial, falei mais por causa do WP7.[/quote]
[quote]On April 12 2011, Nokia announced Symbian Anna as a software update to the Symbian^3 release. Two new devices (X7 and E6) were announced which will have Symbian Anna pre-installed. Symbian Anna will be available as a Software Update for Symbian^3 based devices as well. Most Significant updates that come with “Anna” are
New Icon Set
New internet browser with an improved user interface, search-integrated address field, faster navigation and page loading.
Updated Ovi Maps (search public transport, download full country maps via WLAN or Nokia Ovi Suite, check-in to Facebook, Twitter and Foursquare).
A nokia já entendeu que o wp7 pode não dar futuro e vai manter o symbian na jogada. Aliás, no final das contas acabei entendendo a nokia.
Você já tem o symbian, não faz sentido se preocupar com os duvidosos meego e wp7.[/quote]
Mas pelo que eu havia entendido, a Nokia iria substituir gradativamente o Symbia pelo wp7. Não é isso?
[quote=matheuslmota][quote=juliocbq][quote=matheuslmota][quote=juliocbq]Cara, a nokia não vai abandonar o qt(até porque todos os aplicativos da empresa dependem dele) , ela só vendeu a licença comercial para a digia. O projeto do qt 5.0 tá a todo vapor.
New Icon Set
Você já tem o symbian, não faz sentido se preocupar com os duvidosos meego e wp7.[/quote]
Mas pelo que eu havia entendido, a Nokia iria substituir gradativamente o Symbia pelo wp7. Não é isso?[/quote]
olha, aí já é difícil de prever. Se a nokia acabar com o symbian ela pode ficar nas mãos da ms. Esse é o modo como eu penso.
Olha eu penso o seguinte: A Nokia não vai acabar com o Symbian, apesar que muitos falam que ele é o ruim; o Symbian não é ruim, é um excelente S.O. O Fato dela manter o Symbian até mesmo o Meego se obtiver sucessos, é que o WP7 pode não dar certo e a Nokia não ficar a merce da Microsoft. Eu coloco meus votos que tudo de certo com WP7 nas plataformas na Nokia, pois desta forma o mercado ficará mais competitivo com plataforma diferentes de desenvolvimento.
A grande maioria dos celulares que a Nokia consegue vender, são os modelos baratos e limitados. Esses modelos devem continuar com Symbian. Em smartphones a Nokia já é uma empresa média caindo pra pequena, a MS tá correndo pra lançar modelo com WP7 enquanto ela ainda é relevante no mercado.
Se não fosse o processo que a Nokia ganhou em cima da Apple pra receber royalties em cima do iPhone, ela não teria fôlego pra chegar forte o ano que vem.
Só pra constar, http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,EMI251158-16382,00-APPLE+SUPERA+NOKIA+NO+MERCADO+DE+CELULARES.html.
Será que isso já seria reflexo da adoção do WP7?
Pra mim, a Nokia é a nova Palm: tem uma marca ainda forte, com um pessoal antigo que ainda é fiel, mas mesmo desenvolvendo um bom sistema continua perdendo mercado rapidamente.
E a RIM é a próxima, se nada mudar.
[quote=marcosalex]Pra mim, a Nokia é a nova Palm: tem uma marca ainda forte, com um pessoal antigo que ainda é fiel, mas mesmo desenvolvendo um bom sistema continua perdendo mercado rapidamente.
E a RIM é a próxima, se nada mudar.[/quote]
é verdade. O problema da nokia é que ela não acredita em inovações. Ela guardou o meego demais, e o único sustento dela ainda é o symbian. Duvido que o wp7 possa dar o que a nokia precisa por 2 motivos.
- custo
- confiança no produto pelo mercado
entre o wp7 e o android eu compraria o segundo porque já o conheço e também pelo seu custo.
Essa adoção do WP7 é uma coisa que só foi possível por causa desse CEO “microsoftiano”. Muito bizarro uma empresa do porte da Nokia adotar algo que ainda não possui a devida aceitação do mercado. Ainda mais para o mercado de Smartphone, o qual a Nokia ainda está bem atrás de outros concorrentes.
[quote=matheuslmota]Essa adoção do WP7 é uma coisa que só foi possível por causa desse CEO “microsoftiano”. Muito bizarro uma empresa do porte da Nokia adotar algo que ainda não possui a devida aceitação do mercado. Ainda mais para o mercado de Smartphone, o qual a Nokia ainda está bem atrás de outros concorrentes.
[/quote]
Os celulares já lançados com WP7 somados vendem menos que o Symbian, por aí dá pra ver a fria que a Nokia se meteu. Poderia ter lançado o Meego antes do jeito que estava, que já era uma sobrevida. Mesmo o Symbian^3, o desenvolvimento dele é muito lento. Saiu uma atualização com bastante melhoria nele e até hoje não foi disponibilizado pra todos os celulares. Não sei o que acontece que a Nokia ficou tão lenta assim pra desenvolver software.
[quote=marcosalex]
Os celulares já lançados com WP7 somados vendem menos que o Symbian, por aí dá pra ver a fria que a Nokia se meteu. Poderia ter lançado o Meego antes do jeito que estava, que já era uma sobrevida. Mesmo o Symbian^3, o desenvolvimento dele é muito lento. Saiu uma atualização com bastante melhoria nele e até hoje não foi disponibilizado pra todos os celulares. Não sei o que acontece que a Nokia ficou tão lenta assim pra desenvolver software.[/quote]
Eu acho que o Symbian e até mesmo o falecido Meego teriam mais sucesso do que esse WP7. Tá juntando uma coisa ruim com outra coisa ruim. Nem a Nokia consegue fazer algo inovador no seguimento de Smartphones, nem o Microsoft sabe desenvolver Sistema Operacional para Mobile. Alguém se lembra po acaso do Windows Mobile? Um verdadeiro fiasco.
A Microsoft tem um poder comercial grande, dado o gigante número que smartphones que ainda serão vendidos no mundo acredito que a Nokia vai vender bem os WP7, vender bem significa aumentar em uns 30% o baixo número que ela vende hoje e conseguir não terminar em débito os próximos 2 ou 3 anos.
O que eu acho que sempre faltou pro Symbian/Maemo/MeeGo foi contratarem designers competentes e engenheiros de verdade para fazer uma loja de verdade.
Quando eu ouvi que iam demitir 3 mil pessoais que trabalhavam no Symbian, a primeira coisa que eu pensei foi: “3 mil pessoas e não conseguem fazer essa porcaria ter um interface agradável?”. Deviam ter mandado esse povo todo embora há pelo menos uns 3 anos.
[]s
[quote=matheuslmota]
Eu acho que o Symbian e até mesmo o falecido Meego teriam mais sucesso do que esse WP7. Tá juntando uma coisa ruim com outra coisa ruim. Nem a Nokia consegue fazer algo inovador no seguimento de Smartphones, nem o Microsoft sabe desenvolver Sistema Operacional para Mobile. Alguém se lembra po acaso do Windows Mobile? Um verdadeiro fiasco.[/quote]
O que você achou de ruim no WP7? Eu achei interessante o conceito de tiles, enquando Android só tenta copiar o iPhone, eu vejo com louvor quando alguém tenta inovar e fazer algo diferente.
Pra mim esse WP7 é um projeto que tem um futuro extremamente duvidoso. A Microsoft nunca conseguiu criar um Sistema Operacional para dispositívos móveis e essa ainda não me parece que vai ser a hora que eles vão provar o contrário. Quanto ao comentário de que o Android tenta copiar o IOS, não vou responder.
Abs.
vi umas partes do windows 8 e comparando com o windows phone 7 vejo que estão ‘pegando’ uma ideia da apple e aplicando de outra forma (maior integração de so, ou seja o design dos dois são parecidos), e pelo jeito vai ser muito legal !
tá atrasada né!? porque até o ubuntu já faz isso a anos. O mercado está se impondo para ela.