Node.js para leigos

Aee galera quero divulgar para vocês que estarei elaborando uma série de posts formando um mini-cursinho de Node.js para leigos no momento só postei a proposta do cursinho e espero que vocês acompanhem e curtam a idéia, pois no final pretendo gerar uma apostila em pdf totalmente free com todos esses novos posts.


http://www.udgwebdev.com/nodejs-para-leigos-a-proposta/

Dúvidas, sugestões ou críticas serão bem-vindas!!

Vlw!!

Todo conhecimento compartilhado gratuitamente, ao meu ver, é muito bem vindo!
Parabéns pela iniciativa!
Acompanharei! ;}

Parabéns pela iniciativa. [=

Bom dia galera!! Lancei hoje um novo post continuando a jornada do mini-curso: Node.js para leigos!!

Trabalhando com HTTP

http://www.udgwebdev.com/node-js-para-leigos-trabalhando-com-http/

Qual seria a vantagem de fazer uma aplicação em Node.js em relação a uma outra em Java (JSP+Servlets) rodando num Tomcat, por exemplo?

Comparando o desenvolvimento entre JSP com Node.js em uma pequena aplicação web:

  • Na hora de configurar a aplicação, o Node já vem com tudo que é necessário para rodar uma aplicação http, https ou tcp já vem nativo no Node, sem a necessidade de instalar um Tomcat.
  • Vai reduzir drasticamente o número de linhas de código, em dois arquivos: app.js e index.ejs você já roda um Hello World dinâmico. Algo que seria comparado com um Servlets.java, Xml pra configurar o Servlets + JSP e tudo em seus devidos pacotes do java.
  • Como Node.js é Javascript Server-side, não tem necessidade de fazer Parser entre JSON client-side com JSON server-side.
  • Instalar e configurar o Node.js é questão de no máximo 10 minutos ou menos, por que a doc deles esta muito simples e bem documentada.
  • Rodar um server, é simples, abre o terminal e rodar: node nome_do_seu_server.js
  • A maneira como carrega os módulos é semelhante ao Ruby, utilizando o comando require(modulo) e ja era! Já no java tem que fazer import com.java.utils.Classe (Algo dificil de decorar)
  • Não precisa usar IDE, um Sublime ou TextMate será o suficiente, mas mesmo assim um Visual Studio ou Eclipse já possuem plugins para ele.

Recomendo que acesse e tente instalá-lo: http://nodejs.org só utilizando-o você verá as vantagens que citei aqui :slight_smile:

No meu blog tenho vários posts sobre ele, e também já esta a vendas na editora casa do código meu primeiro livro sobre Node.js, dá uma olhada lá!

Tente utilizar o Node e qualquer dúvidas volte aqui no fórum ou participe da comunidade NodeBR tem muita gente contribuindo pra esta plataforma. E no que eu puder ajudar com Node.js pode contar comigo!

[quote=caio.ribeiro.pereira]+ Vai reduzir drasticamente o número de linhas de código, em dois arquivos: app.js e index.ejs você já roda um Hello World dinâmico. Algo que seria comparado com um Servlets.java, Xml pra configurar o Servlets + JSP e tudo em seus devidos pacotes do java.[/quote]Só uma observação, o servlet não precisa mais de xml. [=

Grande iniciativa colega!

É sempre bom aprender coisas novas, e sempre fui curioso em saber o que é esse tal de Node.js.

Já favoritei e vou acompanhar seu blog!

Bom saber Hebert Coelho!

Acredito que no lugar de XML é utilizado Annotations, correto?

É que sou da época do Java 1.5 - Java 1.6 e já faz dois anos que não trabalho com java =/

Parabéns pela Iniciaiva!

Vale lembrar que não se deve comparar o Node.js com um Tomcat ou JBoss ou Apache. São tecnologias diferentes para problemas diferentes.

http://www.ibm.com/developerworks/br/library/os-nodejs