Em J2EE ja vi (JSP, SERVLETS, JSTL e EL) e acabei de estudar STRUTS 1.X.
O proximo passo SERIA estudar HIBERNATE (ja conheco alguma coisa) e posteriormente pretendo estudar EJB, mas nao estou muito certo disso.
Desta forma minhas duvidas sao:
1 - O que seria mais interessante estudar nesse momento (EJB, HIBERNATE, SPRING), em relacao ao que o mercado de trabalho pede, e se existe alguma diferenca em relacao ao q esta sendo usado no Brasil e na Europa, pois atualmente estou morando em Londres.
2 - Nunca estudei nada sobre SPRING, mas eu pensava que este é um Framework para desenvolvimento da camada de controle. Porem, lendo algumas perguntas aqui no forum vi que ele tambem é usado na camada de modelo. Gostaria de entender melhor isso.
3 - STRUTS 1.X ainda é pedido no mercado? Como esta o STRUTS 2? Qual framework é a bola da vez para camada de controle?
4 - Gostaria de sugestoes e se possivel algum link de um bom exemplo de sistema WEB, para eu usar como exemplo nos meus estudos. Ou seja, gostaria de ter um exemplo de um projeto real, com diagramas e tudo que é usado em um projeto real. Minha ideia é desenvolver um sistema para estudo, mas como se estivesse na empresa. Nao sei se é possivel encontrar isso na NET.
5 - O que devo estudar em relacao a testes para sistemas WEB usando estas tecnologias?
Se eu fosse você, daria uma boa estudada em hibernate, depois pegava ejb…
aqui na empresa pelo menos, o que mais usamos são estes dois, sou novo de java também e estou estudando estes dois, porque é o que mais está sendo usado aqui em varios projetos diferentes…
Faça uma busca por vagas. mas não tente aprender tudo, pois algumas pedem Hibernate e Struts, outras Hibernate e Spring, outras JPA e Struts… Vai ser bem complicado conseguir se qualificar para todas as vagas.
Mas se você tem a base, Servlet e JSP, o resto fica mais simples.
E conhecer algum ORM agiliza muito no desenvolvimento.
Me parece que o mercado europeu é um pouco mais conservador (jdbc, jsp, servlet, html, javascript, swing) do que o mercado brasileiro, faz uma pesquisa por aí antes.
Aqui no GUJ tem um usuário que mora em Londres também; talvez ele consiga passar umas informações mais precisas.