Olá, amigos,
Como estou há pouco tempo estudando a linguagem Java tudo é novo pra mim, e eu preciso esclarecer algumas coisas com a ajuda de vocês.
Eu já entendi que para usar banco de dados no meu aplicativo tenho que seguir esses passos abaixo:
1 - Criar um banco de dados e uma(ou mais) tabela nesse banco .
2 - Configurar o sistema criando uma FONTE DE DADOS entre o banco de dados e a linguagem Java, isso faz a conexão entre ODBC e JDBC.
3 - Fazer código java usando a linguagem SQL que vai manipular o banco de dados .
Eu já fiz tudo isso, está funcionando beleza, o banco de dados é acessado pelo meu aplicativo certinho.
Eu estou fazendo um aplicativo pequeno para uma pequena escola maternal e vou usar o Microsoft Access. Então criei um banco no Access, e dei o nome de BDEscola.mdb. É claro que esse arquivo tem que ir para o computador do cliente, no meu caso, da escola. Mas eu tenho duas dúvidas e pergunto:
1 - a escola tem que ter instalado no computador dela o Microsoft Access? Ou não precisa?
2 - eu tenho que fazer aquela configuração da FONTE DE DADOS, ou seja criar uma FONTE DE DADOS(ODBC-JDBC) também no computador do cliente, da escola?
Se alguém puder me responder a essas duas perguntas ficará mais fácil de entender o processo, e eu agradeço muito. Abraço a todos.
Marco
Opa… c tu for usar JDBC use um arquivo .mdb so na maquina do cliente e boa, elel n precisar ter o Acess instalado nao, o qual eu aconselho a usar! OK ?
Bem a única coisa que você precisará no cliente é a fonte de dados criada, para que seu programa rode.
:okok:
[quote=“marcossousa”]Bem a única coisa que você precisará no cliente é a fonte de dados criada, para que seu programa rode.
:okok:[/quote]
So lembrando o comentário do marcos é se tu for usar ODBC ok ?
Obrigado a vocês, Marcos e Rafael, por essa ajuda.
O que eu não entendo na Java é isso, porque quando o cara faz um aplicativo executável em Delphi, pelo que eu sei, não precisa de mais nada, é rodar o executável e mais nada. No caso da Java, como o arquivo .JAR não é executável precisa de tomar essas medidas.
Então, eu pergunto a vocês, se eu tenho um cliente que não manja nada de computador, não sabe o que é ODBC, não sabe configurar FONTES DE DADOS, como é que se resolve isso? O desenvolvedor tem ir lá no computador do cliente fazer essas configurações?
Dá uma luz aí, gente.
Marco
Vamos a alguns exclarecimentos…
Os arquivos .jar são os executáveis das aplicações JAVA.
E respondendo como tu resolveria isso…
- Crie um arquivo .mdb com seu BD lá e suas tabelas…
- Envie esse arquivo juntamente com a sua aplicacao para o cliente
Eu particularmente não gosto de conexoes ODBC, por nao gosto de ficar dependendo dos usuários, quando uso tabelas do acess ja envio o .mdb junto e boa, a… e sobre o acess, qdo tu envia um .mbd pra ele ele n precisar ter o acess, a classe jdbc do java c encarrega de fazer td isso, OK ?