Olá, amigos,
Como estou há pouco tempo estudando a linguagem Java tudo é novo pra mim, e eu preciso esclarecer algumas coisas com a ajuda de vocês.
Eu já entendi que para usar banco de dados no meu aplicativo tenho que seguir esses passos abaixo:
1 - Criar um banco de dados e uma(ou mais) tabela nesse banco .
2 - Configurar o sistema criando uma FONTE DE DADOS entre o banco de dados e a linguagem Java, isso faz a conexão entre ODBC e JDBC.
3 - Fazer código java usando a linguagem SQL que vai manipular o banco de dados .
Eu já fiz tudo isso, está funcionando beleza, o banco de dados é acessado pelo meu aplicativo certinho.
Eu estou fazendo um aplicativo pequeno para uma pequena escola maternal e vou usar o Microsoft Access. Então criei um banco no Access, e dei o nome de BDEscola.mdb. É claro que esse arquivo tem que ir para o computador do cliente, no meu caso, da escola. Mas eu tenho duas dúvidas e pergunto:
1 - a escola tem que ter instalado no computador dela o Microsoft Access? Ou não precisa?
2 - eu tenho que fazer aquela configuração da FONTE DE DADOS, ou seja criar uma FONTE DE DADOS(ODBC-JDBC) também no computador do cliente, da escola?
Se alguém puder me responder a essas duas perguntas ficará mais fácil de entender o processo, e eu agradeço muito. Abraço a todos.
Marco